Fale Conosco

3 maneiras de atrair novos clientes com marketing digital

   03 Fevereiro, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
3 MANEIRAS DE ATRAIR NOVOS CLIENTES COM MARKETING DIGITAL

Quem possui o desafio de fazer seu negócio crescer, seja um e-commerce ou uma loja física, sabe que marketing digital pode ser seu principal aliado para concluir seus objetivos com sucesso. Hoje, existem diversas maneiras de ampliar as oportunidades de negócio de uma empresa, tornando-a mais conhecida em seu nicho de atuação, fortalecendo o relacionamento com prospects e clientes e também gerando mais vendas.


3_maneiras_de_atrair_novos_clientes_com_marketing_digital.jpg

Mas nem sempre é fácil definir qual a melhor ação a ser tomada, pois precisamos ter em vista qual é o nosso objetivo e qual a verba de marketing disponível para elaborar uma estratégia eficaz e condizente com o que almejamos. Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, em entrevista para a Endeavor Brasil, o grande segredo para a sobrevivência de uma marca é a inovação em medidas simples, tornando o negócio mais forte.  Ainda de acordo com ele, “o grande desafio hoje é se tornar mais competitivo para enfrentar a concorrência, que é cada vez maior.”

Marcas que não inovam em sua maneira de se comunicar e de divulgar os produtos para o seu público, podem ter grandes prejuízos financeiros. Segundo a empresa de pesquisa e consultoria SiriusDecisions, 70% do processo de compra de um cliente é feito antes dele entrar em contato com o vendedor ou site. Ou seja, quando uma pessoa busca por um produto ou serviço, antes de tomar a sua decisão de o que comprar e a onde comprar, ela pesquisa diversas empresas e decide qual melhor atende suas necessidades.

O marketing digital torna-se então fundamental para as empresas que querem atrair novos clientes e aumentar as suas vendas. Se sua empresa tem esse objetivo, aqui vão 3 dicas de estratégias de marketing digital que vão impulsionar os seus números!

1. Invista em Links Patrocinados

Também conhecido como PPC (pay per click/custo por clique), os links patrocinados são os anúncios de sites que aparecem em destaque tanto no topo quanto na lateral direita em ferramentas de busca como o Google, geralmente envolvidos por um fundo amarelado, que os diferencia dos links da busca orgânica. A lógica deste tipo de marketing baseia-se nas palavras-chave: quando um usuário buscar no Google, por exemplo, por “software para empresas” e este termo ser uma das palavras-chave da campanha da sua marca, o seu anúncio irá aparecer. Assim, o link patrocinado surge justamente no momento em que um usuário está procurando por informação ou deseja uma solução.

Leia também: Por que links patrocinados é um ótimo investimento para sua empresa?

Sendo hoje um dos métodos de publicidade online mais utilizados e confiáveis, o link patrocinado oferece vantagens, principalmente para quem precisa vender algo em um curto prazo. Além disso, as campanhas garantem um elevado controle de custos e podem sair mais baratas e eficientes que outras formas de publicidade, já que o custo surge apenas quando o usuário clica no link, e não quando o visualiza (apesar de essa ser uma opção também, caso o anunciante deseje), e as campanhas ainda podem ser segmentadas demograficamente, podendo atuar tanto em escala global e nacional, quanto apenas em uma pequena região.

2. Aposte em anúncios nas mídias sociais

Primeiramente, a sua marca deve estar presente nas redes sociais que tenham a ver com o seu nicho de atuação. Tal presença garante uma maior divulgação institucional, além de seus produtos e serviços e ainda ajuda a desenvolver um relacionamento direto com potenciais clientes e consumidores atuais.

Para atrair novos clientes, diversas redes sociais, como o Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, oferecem espaço para anúncios. O principal benefício oferecido por estas plataformas é a possibilidade de segmentação dos anúncios de acordo com dados demográficos e interesses do usuário. Assim, seu anúncio poderá aparecer para uma pessoa que tenha interesse em assuntos relacionados ao seu negócio, mas não necessariamente esteja procurando por isso naquele momento,  fazendo com que ele conheça sua marca, lembre-se dela ou mesmo despertando a vontade de compra daquele lead.

3. Geração de conteúdo como forma de atração e relacionamento

Uma das principais formas de atração de novos usuários para um site de empresa é o seu blog. Isso pois, ao buscar por uma informação no Google e, como disse anteriormente, a maioria das pessoas começa seu processo nos buscadores, o usuário manifesta seu interesse em ter mais informações sobre determinado produto ou assunto. Assim, é fundamental que a sua marca apareça nos resultados dos motores de busca para pesquisas relacionadas ao seu nicho de atuação, pois além de oferecer uma porta de entrada ao seu site, a sua marca se estabelece como referência nesse assunto.

É importante frisar que a criação de conteúdo é um trabalho a longo prazo e que depende de uma boa estratégia de SEO (otimização de sites) para ajudar esses artigos a posicionarem bem. Além disso, esse conteúdo deve ser criado pensando nas dúvidas e necessidades dos seus clientes e na etapa em que ele está do processo de decisão. Assim, o conteúdo oferecido será assertivo e de grande valor para o usuário, fazendo com que ele se torne um lead para sua empresa.

Pronto para escolher a melhor estratégia para a sua empresa  e assim atrair novos clientes e vender mais?

Se a sua empresa está precisando atrair novos clientes e vender mais, existem diversas estratégias e ferramentas de marketing digital que podem te ajudar a conquistar esse objetivo. Nesse artigo, citamos essas três iniciativas acima, que são diferentes e idealmente devem ser complementares, uma não exclui a outra. Necessário, porém, avaliar qual delas está mais de acordo com os seguintes fatores:

  • O seu objetivo, aquele a ser alcançado com a campanha;
  • O seu timing, quanto tempo você precisa para obter os resultados esperados e qual o ciclo de vida daquele produto/serviço;
  • Sua verba disponível para marketing.

As campanhas de links patrocinados e anúncios nas redes sociais são ótimas para empresas que precisam gerar mais visitas a curto prazo e as campanhas de conteúdo são fundamentais para estabelecer relacionamentos a longo prazo e conquistar clientes sem ter que dispor de uma verba de mídia.

Se a sua empresa precisa de retorno rápido, comece pelos Links Patrocinados! Impactar o usuário com um anúncio no momento em que ele está procurando por determinado produto ou serviço é sempre uma maneira eficaz de gerar visitas e, principalmente, vendas.

Salvo quando o seu produto tem um ciclo de vida muito curto ou caso a verba não seja suficiente, recomendamos que você inicie, ao mesmo tempo, junto com a campanha de Link Patrocinado, a estratégia de geração de conteúdo de modo que você possa atrair as pessoas de forma orgânica ou natural. Parte do seu público vai preferir esse tipo de abordagem, não intrusiva, porém, isso é um processo que leva mais tempo para surtir efeito.


Para entender melhor como funciona o Link Patrocinado a WSI Consultoria te oferecegratuitamente o capítulo do livro “Digital Minds” que trata diretamente sobre campanhas de anúncios e irá te ajudar a entender como essa estratégia pode ajudar os seus negócios!

Links Patrocinados


assinatura_ana-.pngSobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com 

Tópicos: PPC

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter