Campanhas de pay per click são simples de montar e não requerem grande esforço, entretanto o desenvolvimento de uma boa e efetiva campanha de PPC exige um conhecimento um pouco maior do anunciante. As dicas de hoje são para mostrar como as campanhas de marketing digital podem se tornar muito mais eficazes com a implementação de algumas mudanças nos links patrocinados.
O Google lançou uma nova categoria de interesses chamada “in-market audiences” que pode mostrar seus anúncios a quem de fato está no mercado buscando pelo seu produto. Por meio desta ferramenta, o Google além de mostrar apenas o público-alvo que o anunciante deseja, usa também os dados de busca para mostrar quem demonstrou interesse em um produto específico. Entretanto, é preciso ter atenção, pois essa ferramenta serve apenas para campanhas de Display.
Esta dica serve principalmente para os varejistas. Já falamos muitas vezes aqui no blog sobre remarketing, formato que permite atingir pessoas que já buscaram pelo produto, entretanto com os Dynamic Ads do Google é possível que o anunciante saiba exatamente quais produtos foram vistos e fornecer o remarketing específico para aqueles produtos.
Os anúncios do Google são bastante específicos para cada usuário, então é possível programar o anúncio do Google para que ele mostre variações em seu anúncio para cada cliente em potencial usando por exemplo, uma contagem regressiva com “promoção acaba em 3 dias”.
Para que a venda seja efetivada e o lead não seja desperdiçado, o anúncio deve ser exibido na hora certa. Na parte de “advanced settings” de uma campanha é possível selecionar a hora em que o anúncio vai aparecer para o consumidor, evitando, por exemplo, que um anúncio com um call-to action de ligação seja exibido às 2 da manhã quando ninguém estará na empresa e poderá atender o telefone.
As extensões de anúncio são recursos muito importantes e devem ser utilizados ao máximo: são exibidas de cor diferente, podem dar destaque ao anúncio, fazendo com que ocupe mais espaço na tela ou chamando a atenção para aspectos especiais. Você pode escolher uma gama de diferentes tipos de extensões de anúncios tais como:
Há outros tipos de extensão de anúncio, por exemplo, Snippets Estruturados e Extensões de Aplicativos.
Mesmo que o texto seja o mesmo de anúncios desktop, é importante duplicar e criar os anúncios marcados como Mobile porque o Google vai adaptar melhor o texto para ser exibido de forma amigável nesses tipos de dispositivos.
Outro ponto importante: as extensões de anúncio, sobre o que comentamos acima, também precisam ser especificadas para Mobile, senão, não serão exibidas.
Sempre que for anunciar no Google é interessante buscar por novas ferramentas que especifiquem mais a busca. Os buscadores estão sempre em constante atualização para auxiliar os anunciantes a atingir exatamente o que o consumidor busca. E nunca se esqueça de acrescentar um CTA (call-to-action) que seja atrativo para concluir e efetivar suas alterações.
Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.