Antigamente, um trabalho de SEO bem feito significava ter o site ocupando a primeira posição na página do Google e, geralmente, para palavras-chave cauda curta (“short tail”), compostas de um único termo, ou no máximo dois. Essa era a principal meta exigida como sucesso de SEO.
Algumas empresas aplicavam técnicas de SEO hoje condenadas, como:
Aliás, mudanças são constantes, pois o Google, o buscador mais usado do mundo, vem sempre aplicando mudanças em seu algoritmo e até mesmo punindo os sites que utilizam práticas consideradas ruins, como forma de melhorar os resultados que ele apresenta para os usuários que fazem buscas, impedindo qualquer prática que tente distorcê-los.
Hoje, estar na primeira posição é muito mais difícil e também não representa um valor isoladamente. Principalmente para termos cauda curta (short tail), pois esses não necessariamente correspondem a altas taxas de conversão.
Ou seja, são termos que podem gerar muitas visitas para o seu site, mas pouca conversão, por não estarem relacionados ao que o usuário realmente precisa. O mais comum é que a pessoa refine sua pesquisa, utilizando uma palavra-chave mais longa (“long tail”) para obter resultados mais próximos do que precisa.
Contudo, isso não quer dizer que não há valor em aparecer bem posicionado no Google. Pelo contrário, isso é inegável. Aparecer nos primeiros resultados de uma busca garantem mais visitas ao seu site e também conferem à empresa certo prestígio, pois muitas pessoas acreditam que a ordem dos resultados é escolhida pelo Google, sendo uma chancela no buscador para a sua empresa, e não para o trabalho de otimização de sites que você faz para sua empresa. Mas é importante saber fazer o SEO moderno, que é trabalhoso, requer profissionais competentes e confiáveis.
Todas as mudanças do Google e dos demais buscadores visam apenas uma coisa: o usuário. Ou seja, o que realmente importa é que, quando o usuário fizer uma pesquisa no buscador, o seu site tenha um bom conteúdo para lhe oferecer, que responda à sua pergunta e lhe deixe satisfeito. Um outro ponto importante é que o site esteja apto para receber a visita do usuário, facilitando sua navegação e oferecendo a melhor experiência possível para ele. Por fim, percebendo a tendência do compartilhamento nas redes sociais, o Google tem se tornado cada vez mais social a cada atualização do seu algoritmo.
Pensando nas exigências do Google e dos demais buscadores, a WSI criou uma metodologia chamada “Adaptive SEO™” que permite otimizar a presença na web para qualquer negócio.
Assim, o Adaptive SEO™ da WSI é uma maneira de trabalhar em conjunto:
Com o objetivo de obter o melhor de cada um desses mundos e alcançar resultados não só no rankeamento de palavras-chave nos buscadores, mas também fortalecendo o posicionamento da marca na web como um todo.
Os sinais sociais gerados a partir de um conteúdo atraente nos principais canais de redes sociais podem ser usados para:
O Adaptive SEO™ é baseado nas melhores práticas de SEO, em geração de conteúdo, distribuição deste conteúdo e métricas que permitam balizar e tirar o máximo proveito da estratégia. A pirâmide abaixo expressa como executamos o trabalho.
(Realizados no início do projeto e revisitado periodicamente)
(Realizados de forma cíclica, mensal)
Consideramos os indicadores de desempenho mais relevantes:
À luz do que os números indicam, podemos extrair insights e aplicar eventuais mudanças para aprimorar continuamente o processo.
O Adaptive SEO™ é uma metodologia que respeita as regras do Google e dos demais buscadores para realizar um trabalho de qualidade e que, de fato, privilegie o usuário. Desde a parte estrutural do site, até os conteúdos desenvolvidos pensando nas dúvidas dos usuários, demonstradas pelo estudo de palavras-chave, até o compartilhamento desse conteúdo nas redes sociais, pulverizando-o de modo a atrair mais pessoas para o site.
Esse trabalho vai muito além do SEO que vemos por aí, pois seu objetivo é unir o SEO à estratégia de marketing da empresa, considerando objetivos de marketing e comerciais de cada empresa e não apenas o posicionamento de palavras nos buscadores.
Assim, o Adaptive SEO™ consegue oferecer um trabalho completo e que transforma a imagem da marca sob diferentes pontos de vista, aumentando as chances de conversão e de ampliar o awareness da marca na internet.
Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.