Recentemente está sendo noticiada nas redes sociais uma ameaça de que há hackers planejando invadir sites e blogs em WordPress com o objetivo de descobrir as senhas do Painel Administrativo e causarem problemas.
Por este motivo, estamos sugerindo a nossos clientes que alterem as suas senhas WordPress, especialmente se estiverem fracas do ponto de vista de segurança. Senhas fracas seriam as que são geradas automaticamente, e as mais utilizadas, no caso, as top 10, no ranking mundial, são:
Para alterar a senha do WordPress, primeiramente você precisa se logar.
O painel administrativo geralmente é acessado com a URL de seu site ou blog seguida de /wp-admin, por exemplo: http://meusite.com/wp-admin
Ao fornecer usuário e senha, você entra no painel administrativo do WordPress.
Para alterar a sua própria senha, há 2 possibilidades, veja na imagem:
Ao entrar na página do usuário, descer a barra de rolagem até quase o fim, na área de edição de senhas, onde você deve informar a nova senha, repeti-la, e salvar a alteração realizada naquele usuário (aqui em inglês: Update Profile):
Observação: É importante você escolher uma senha segura. O próprio WordPress indica (Strength indicator) se a senha escolhida está suficientemente forte. Para isso, a recomendação é que a senha tenha pelo menos 7 caracteres (10 caracteres, melhor ainda) e que seja composta por letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Existem sites que geram senhas aleatórias, em que você informa o tamanho da senha e o que deve compor, por exemplo:
Basta escolher os parâmetros, clicar em Gerar Senha e copiar a senha criada para uso no WordPress ou onde quer que esteja alterando a sua senha e queira aumentar a segurança.
Há outras medidas para garantir a segurança, porém, a mudança de senha, adotando uma que seja muito forte e segura, é a ação mais importante e urgente.