Blog WSI - Artigos e Notícias sobre Inbound Marketing, Search Marketing e mais

Como escrever um artigo

Written by Jéssica Campos Fonseca | 25 Setembro, 2012

O artigo é uma das coisas mais importantes do Link Building e caminha paralelamente com os projetos de SEO, no qual se trabalha a aquisição de links externos para o seu site, de modo que você consiga divulgá-lo pela web ao mesmo tempo em que consegue mais menções às páginas que estão sendo trabalhadas, mas como elaborar um texto que seja agradável tanto aos robôs de rastreamento quanto para o usuário?

Pode até parecer fácil escrever um texto, mas fazer com que o conteúdo dele seja de interesse de todos, de fácil compreensão e que faça com que a pessoa realmente sinta-se interessada em clicar no link que esteja nele, é outra história, para isso você precisa pensar bem sobre o que está sendo comentado e como chegar ao usuário de seu interesse.

Como escrever um artigo ?

Um artigo pode ser elaborado para diversas finalidades, a primeira delas é para uso próprio, ou seja, você o escreverá com a intenção de inseri-lo em um blog interno, no próprio site da empresa (blog corporativo). Mas, ele também pode ser utilizado em diretórios de artigos, guest posts (conteúdo gratuito à outros blogs) e até mesmo em publieditorias (também em blogs, mas nesse caso você paga um certo valor para o seu artigo ser publicado).

Algumas coisas que podem ajudar você a escrever bons artigos, são:

  • Primeiramente, divida um tema em partes pequenas e tente se concentrar em apenas uma coisa. Muitas vezes quando o autor quer falar de tudo ao mesmo tempo, pode tornar o texto confuso e não ser útil ao leitor.
  • Utilize ferramenta de monitoramento sobre o que está acontecendo no mundo, uma boa dica é usar o Google Alerts que envia para o seu e-mail todas as novidades que você desejar.
  • Não utilize frases longas, caso as use, pode acabar se perdendo e não conseguir passar a informação desejada.
  • Começo, meio e fim. O assunto não pode ser pego do meio e muito menos não chegar a uma conclusão, faça textos completos e que contenham todas as informações necessárias.
  • Leia em voz alta depois de escrito, isso ajuda a perceber erros ortográficos e de concordância que normalmente não percebemos enquanto escrevemos.
  • Divida seu texto em blocos. Quando um texto é muito longo, você pode utilizar diversos artifícios que façam com que a leitura se torne mais agradável, como fazer subtítulos ou então utilização de bullets.

Seguindo essas regras já ficará muito mais fácil elaborar bons textos para qualquer uma das finalidades que já foram mencionadas. Mas, a coisa mais importante para que seus artigos sejam bons, com profundidade e que você consiga expressar cada vez mais o que deseja transmitir, é escrevendo, quanto mais artigos você escrever, melhor eles serão e mais retorno você terá.

 

Quer entender a importância do Marketing de conteúdo para sua empresa ? Veja o capitulo do Digital Minds sobre o assunto.