Cada vez mais as pessoas estão interagindo por meio das redes sociais e deixando outros canais de comunicação como segunda opção. Por conta disso, grande parte dos empreendedores já aderiram ao uso das redes.
Mas não é simplesmente criar uma página ou perfil para o seu negócio e começar a interagir. Uma boa estratégia de Marketing Digital sempre passa por um planejamento sólido. Nesse caso, envolve gestão das redes sociais.
Uma forma de alcançar seus objetivos, que muitas vezes envolvem atrair, fidelizar e aproximar os clientes, é a gestão das redes sociais, que pode ser entendida como um conjunto de ações que você faz em suas mídias.
Por isso, é importante também entender seu público (a persona) e a razão para interagir com ele por meio de um canal específico.
A interação com o público por si só já é um ponto importante. Mas, com uma boa gestão das redes sociais, as pessoas podem conhecer melhor a empresa e seu conteúdo. Também pode promover a sua empresa e fazer com que ela fique conhecida, o que irá atrair novos clientes em potencial.
Mas é importante ter em mente que não basta apenas vender produtos, pois isso pode desinteressar as pessoas. O ideal é que 80% das postagens sejam sobre conteúdos relevantes ao segmento da sua empresa.
Há atualmente muitas plataformas que podem ajudar a promover a sua empresa, tudo depende dos seus objetivos, público e interesses.
Veja aqui uma breve descrição das principais redes:
Por conta do elevado número de pessoas e da diversidade, o Facebook é ideal para quase todo tipo de negócio. O algoritmo da rede faz com que as publicações tenham maior alcance de acordo com as interações, então é importante criar posts que engajem.
O Instagram é voltado para a publicação de imagens. Para engajar na rede e ter o algoritmo a seu favor, é importante não só produzir conteúdo no feed, que deve ser organizado e visualmente atrativo, como também publicar stories e vídeos no IGTV.
Outra rede querida pelos usuários do mundo todo é o Twitter, um microblog com limitação de caracteres nas postagens. Como é um conteúdo de consumo instantâneo, é uma boa opção para empresas.
Diferente das anteriores, o LinkedIn é uma rede social de negócios e se adequa muito bem aos negócios no modelo B2B. Já para negócios B2C, há a possibilidade de traçar uma estratégia de acordo com o tipo de empresa, setor ou cargo.
Alguns pontos são importantes na criação de uma estratégia de gestão das redes sociais:
Defina a sua persona (público-alvo) para compreender hábitos de compra, gostos pessoais e, principalmente, redes sociais mais utilizadas. Esteja onde seu público está.
Tenha em mente as metas que você deseja atingir em cada rede para alcançar a melhor estratégia de marketing. Alguns dos seus objetivos podem ser: divulgar produtos, interagir, anunciar, aumentar as vendas ou educar o público, por exemplo.
A linha editorial é um conjunto de diretrizes que norteiam a publicação de conteúdos de forma dinâmica, harmônica e organizada. Ela mostra a personalidade da marca e delimita o público, fazendo com que a empresa atinja o público desejado.
Nas redes, presença é importante, caso contrário, os posts perdem engajamento. Por isso, faça um cronograma de publicações constantes. Não é necessário que sejam diárias, mas que tenham uma frequência bem definida.
As métricas são importantes para ter em mente se as metas estão sendo alcançadas ou se algo precisa ser modificado.
A gestão das redes sociais é uma importante estratégia do Marketing Digital. A WSI Consultoria, com mais de 20 anos de experiência no mercado, tem como objetivo oferecer soluções de Marketing Digital integradas e que apresentem resultados. Navegue pelo site!