O maior objetivo de investir em campanhas de Marketing Digital é aumentar as conversões do seu negócio e diminuir o valor de aquisição de clientes, aumentando a rentabilidade do seu negócio.
O Google Adwords pode ser uma grande ferramenta para melhorar a taxa de conversão da sua empresa, mas que deve ser utilizada com cuidado porque, se a campanha for segmentada erroneamente, atingiremos pessoas que não são o público-alvo, fazendo com que muitas vezes o dinheiro seja gasto com quem não é interessante para a empresa.
No decorrer deste artigo, serão demonstradas táticas que podem fazer com que os resultados alcançados no Adwords sejam mais efetivos e auxiliem no crescimento das conversões do seu negócio.
Antes de falarmos como a engenharia reversa pode auxiliar suas campanhas de anúncios no Adwords, é necessário entender no que consiste esse conceito:
A engenharia reversa nada mais é do que desmembrar algo e entender profundamente como ela funciona, fazendo exatamente o caminho inverso. Ou seja, primeiro entendemos todas as possibilidades para depois iniciarmos as atividades com conhecimento aprofundado sobre o seu funcionamento.
O Google Analytics auxilia muito nesse sentido, pois é uma ótima ferramenta para analisarmos a performance das estratégias estão sendo adotadas, verificar os caminhos que estão sendo realizados pelos seus usuários e entender como eles interagem com as suas páginas até chegar na conversão.
Por exemplo, se ao analisar seu Analytics você perceber que a maior parte dos seus visitantes são novos, isso demonstra que a maioria dos seus visitantes não o conhecem ainda e que é necessário mostrar a eles quais suas soluções e quem é você, levando-o pelo funil e fazendo com que ele retorne ao seu site.
Existem vários níveis de navegação de um usuário dependendo do local do funil de compra que ele se encontra, são eles: Conhecimento, Consideração e Decisão.
Para cada etapa do funil, existem perguntas e páginas diferentes que devem trabalhadas para levar o usuário até a conversão. Dessa forma você consegue otimizar os seus anúncios e campanhas, direcionando a pessoa para páginas que respondam e se adequem ao seu momento, maximizando suas chances de convertê-la.
Se o seu usuário estiver no nível de conhecimento, ou seja, sabe que tem problema, mas não sabe como resolvê-lo e está procurando soluções para tal, você pode fazer anúncios mais amplos sobre isso. Pense sempre qual é a dor dessa persona e como você pode respondê-la em seu anúncio fazendo com que a pessoa entenda que a sua marca pode ajudá-la. Não esqueça que a landing page (página de pouso) que a pessoa irá entrar precisa responder a essa dúvida. .
Agora, se seu usuário já conhece o problema que possui e busca uma solução específica ou está comparando mais de uma solução, ele está na fase de consideração. Portanto, sua comunicação precisa trabalhar palavras-chave específicas para esse assunto e a sua campanha deve ser estruturada para que ele caia na landing page correta.
Se o usuário sabe que tem um problema e sabe qual é a solução, mas busca uma empresa para executá-la, ele está na fase de decisão e então precisa ser direcionado para páginas específicas para que ele entre contato, peça um orçamento ou mesmo para que consiga converter na própria página.
Aí você me pergunta: Mas essa não é a metodologia de Inbound Marketing?
Sim! Mas a metodologia pode e deve ser pensada em anúncios pagos, tanto Google como Facebook Ads, assim conseguimos conversar com os nossos clientes de maneira mais efetiva, no momento de compra que eles estão, o que faz muito mais sentido, não é verdade?
Você provavelmente já foi impactado por alguma estratégia de remarketing. .
A maior parte das pessoas não convertem assim que entram em um site e muitas vezes acabam nunca retornando para o seu site, pois esquecem o endereço ou não o encontram mais.
Imagine perder uma conversão porque o seu potencial cliente não lembra qual o seu site?
O remarketing serve para relembrar as pessoas da solução que você ofereceu, fixar em sua mente e estar presente em sua rotina, de modo a aumentar o interesse pelo seu negócio e fazendo-o retornar ao site, aumentando as chances de conversão.
Alguns analistas consideram que você deve mostrar o remarketing o máximo possível ao seu usuário, mas tenha cuidado em quantas vezes você irá aparecer por dia, quando perseguimos muito um usuário o efeito final pode ser o contrário, fazendo com que ele acabe ficando irritado.
Muitas vezes focamos nos nossos anúncios, nas imagens de display, nos termos que serão trabalhados e esquecemos do principal, que é a landing page que o usuário irá interagir, o fator de maior importância para a finalização de uma conversão.
Existem muitos elementos em uma página de pouso que precisam ser testados e o melhor para ver o que garante melhores resultados é o teste A/B.
Alguns dos fatores que você deve ser ater nas suas páginas para que elas possam ter um melhor desempenho em suas campanhas são:
É claro que todas essas ideias precisam estar alinhadas de modo que seus anúncios, palavras-chave e campanhas estejam de acordo com as páginas trabalhadas, de modo que a pessoa seja direcionada para o que ela precisa e não fazendo que o usuário precise navegar em diversas páginas após clicar em um anúncio que deveria solucionar seu problema apenas com 1 clique.