Enquanto muitos profissionais e internautas acreditam que o tempo de e-mail marketing já passou, os fatos provam o contrário. Há muitas campanhas de e-mail que cruzam a linha tênue que separa o spam de uma prática legítima de marketing, mas há boas recompensas para quem não quebra as regras da boa convivência. Seja qual for a sua posição sobre o assunto, é imperativo saber o que fazer e o que nunca fazer ao planejar seus envios.
Com todas estas leis e boas práticas em mente, nós sabemos que e-mail marketing pode ser complicado. Mas não se preocupe, o último infográfico da WSI World está aqui para nos ensinar como nos manter do lado dos mocinhos na guerra dos e-mails marketing. O infográfico está em inglês, mas no final do post há uma tradução fiel de seu conteúdo.
Sempre haverão técnicas mais fáceis e convenientes para rodar suas campanhas, principalmente ao iniciar suas práticas. Mas resista, ou pelo menos pare antes que seja tarde demais, pois até um pequeno e-mail inconveniente pode manchar a reputação da sua marca.
Se você está do lado certo nessa guerra de e-mails marketing, então você sabe que a chave do sucesso é a permissão. Seus assinantes devem saber que eles estão na sua lista porque eles pediram especificamente para receber seu conteúdo. Se você embosca-os a receber suas mensagens, então você faz parte dos vilões! Mantenha o processo de assinatura o mais simples possível e nunca pré-check o box de assinatura para adicionar pessoas automaticamente a sua lista. A longo prazo isso preservará mais pessoas dentro da sua lista do que desistentes.
Ser honesto e se assumir frente aos seus assinantes é a segunda chave para o sucesso. Sim, isso exige títulos criativos e atraentes, o que exige maior esforço por parte da sua equipe de marketing, mas você nunca deve induzir o receptor a abrir um e-mail enganando-o sobre o tema ou sobre quem o enviou. Não vale a pena o esforço, pois assim que o usuário descobrir que foi enganado ele perderá todo interesse e confiança na sua marca.
Uma vez que a pessoa assina seu conteúdo, isso significa que ela está interessada no você tem a dizer. Então a sua responsabilidade é entregar não só o que eles querem, mas o que eles esperam. Não foque na venda de seus produtos ou serviços, foque em prover um mix interessante de informações que irão provar sua competência no assunto.
A internet é um ambiente altamente visual, mas lembre-se: menos é mais! Mantenha o design clean e simples, de fácil leitura, escolhendo a dedo quais elementos são passíveis de destaque.
Assim como assinar sua lista de e-mail marketing não deve ser uma arapuca, sair dela também tem que ser um processo simples. Não esconda o botão “unsubscribe”, pelo contrário, o mantenha claro e óbvio, dando o total controle do relacionamento para o usuário. Acredite, ele apreciará a confiança.
Pronto! Este é o fim do guia de como ser o mocinho na guerra do e-mail marketing. Como você pode ver, não é mais fácil manter boas práticas, mas é mais simples do que procurar sempre por novos métodos duvidosos para suprir as deficiências causadas por eles mesmos, não é?
Confira o infográfico completo em inglês e sua tradução mais abaixo:
TRADUÇÃO DO CONTEÚDO DO INFOGRÁFICO
Todos podemos concordar que SPAM é uma porcaria! E a última coisa que você quer é a sua marca associada com esse tipo de prática. Ser conhecido como spammer é inevitável se você está enviando e-mails indesejados e inconvenientes. Então vamos cortar estes maus-hábitos que te enviam diretamente para o abismo da pasta SPAM, e começar a adquirir habilidades que mostram o quão talentosa sua marca realmente é. Seria uma pena ser rejeitado eternamente por causa de um pequeno e-mail, não é?
1 – Práticas baseadas na permissão crescerão sua base de dados
Faça:
Peça permissão antes de adicionar assinantes na sua lista
Mantenha o processo de assinatura simples e fácil
Vs.
Não Faça:
Nunca compre listas prontas!
Não pré-check o box de assinatura para adicionar pessoas para sua lista automaticamente!
Mensagens de e-mail marketing são responsáveis por terríveis 70% das marcações de SPAM (Fonte: ReturnPath)
2- Seja sempre transparente e apresente-se!
Faça:
Use o nome da sua marca como remetente para ser facilmente identificável.
Escreva um Assunto válido e atraente.
(ASSUNTO: ATRAENTE)
Vs.
Não Faça:
Nunca engane os receptores sobre quem está enviando o email.
Nunca use termos duvidosos em seus assuntos, como: Grátis, Você venceu! Ou Compre Agora.
(ASSUNTO: VOCÊ VENCEU, GRÁTIS...)
33% dos destinatários decidem abrir um e-mail somente por causa do assunto (Convinceandconvert.com)
3 –Dê ao leitor o que ele quer
Faça:
Objetive prover um mix de informações interessantes e informativas
Segmente suas listas a fim de personalizar campanhas
Vs.
Não Faça:
Não foque em vendas diretas aos leitores
Não mande e-mails impessoais ou em massa
E-mails com assuntos personalizados têm 22,2% mais chances de serem abertos (Fonte: Adestra Relatório de Julho de 2012)
4 – Use Gráficos Sabiamente
Faça:
Crie layouts cleans, simples, e de fácil leitura
Utilize sempre de designers gráficos que tem conhecimento e experiência em e-mail marketing
Vs.
Não Faça:
Evite usar muitos elementos
Não esqueça de exibir seu logo, e utilize fontes e cores coerentes com sua identidade visual
1 em cada 2 marketeiros usam gifs animados em suas campanhas de e-mail (ExperianEmail Market Study)
5- Simplifique o processo de “Unsubscribe”
Faça:
Implemente um processo de Unsubscribe em apenas um clique e atualize sua lista imediatamente
Incorpore uma forma com que os leitores entrem na lista novamente no caso de mudarem de ideia.
Vs.
Não Faça:
Não coloque o botão “Unsubscribe” onde ele não pode ser facilmente encontrado
Evite a todo custo caminhos confusos para sair da sua lista
Mais de 90% dos consumidores optam por “unsubscribe” pelos motivos: Muito frequente; Irrelevante; ou Comunicação entediante (Fonte: Mashable)
Fonte: WSI World (link: http://www.wsiworld.com/blog/how-to-stay-on-the-good-side-of-email-marketing)
Tradução: WSI Consultoria