O Google Suggest, para quem não conhece, é o preenchimento automático que o Google nos fornece no momento em que começamos a procurar uma informação no buscador.
O Google Suggest é baseado nos padrões de buscas feitos por outros usuários, além de ser altamente influenciado pelo nosso histórico de busca. Ou seja, se sempre digitamos um mesmo termo, ele identificará isso e irá nos trazer esse termo preenchido na frente para agilizar o processo de busca.
A ideia principal deste preenchimento automático é tornar a navegação o mais rápida possível, por isso ele sempre irá tentar trazer termos que sejam relevantes com sua busca e perfil de usuário.
O Google Suggest é um excelente aliado na hora de entendermos melhor o universo em que os termos do nosso website atua, ele é uma excelente ferramenta complementar na hora de fazer uma pesquisa de palavras-chaves, que pode servir para diversas atividades:
Agora que você entendeu o potencial dessa funcionalidade do Google para seu negócio, com certeza já está pensando em montar uma lista e já deve ter até começado a digitar a sua palavra-chave principal mais o alfabeto:
keyword + a
keyword + b
keyword + c
Para esse trabalho temos uma ferramenta que faz essa procedimento automaticamente que é o Übersuggest. Imagine que você é um revendedor de motores elétricos, basta configurar o idioma na ferramenta e fazer a busca
A ferramenta acabou de lhe gerar uma lista com 319 termos relacionados a busca por motor elétrico, agora basta você usar essa informação da melhor maneira possível, seja para uma pesquisa de palavras-chaves ou ideias para criação de conteúdo.
Caso você venha utilizar essas palavras-chaves para direcionar a criação de conteúdo do blog da sua empresa, você pode jogá-las na ferramenta de palavras-chaves do Google AdWords e verificar o volume de busca de cada termo, conseguindo priorizar as palavras que tenham mais valor para o seu negócio.