Fale Conosco

O que é Inbound Marketing e por que ele é o novo Marketing

   21 Janeiro, 2021 / por Ana Luiza Cunha

|
|
O QUE E INBOUND MARKETING E POR QUE ELE E O NOVO MARKETING

Nota do editor: Este post foi publicado originalmente em dezembro de 2013 e foi atualizado com novos conteúdos e detalhes para 2021.

 

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia que tem sido adotada pelas principais marcas do mundo, visando atrair cada vez mais clientes de forma inteligente.

Saiba tudo sobre o assunto: o que é Inbound, para que serve e como é praticado dentro das empresas.

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing, ou marketing de atração, é a combinação entre Marketing de Conteúdo, conquista de leads qualificados, convencimento de conversão e fidelização.

É baseado na premissa de possibilitar a um negócio ser encontrado pelo público que precisa dos seus produtos/serviços, ao invés de interromper um enorme grupo de pessoas para passar sua mensagem e ser “ouvido” por uma minúscula parcela.

Ou seja, o Inbound Marketing não trata de comprar espaços publicitários na internet ou outros meios de comunicação, nem mesmo investir em técnicas de spam, como muitas empresas usam como estratégias de marketing tradicional. Trata-se de uma nova fase da comunicação publicitária.

É possível dizer que o que mais diferencia o Inbound Marketing do marketing tradicional – também chamado de Outbound Marketing – é que, no caso do Inbound, é o cliente que procura a empresa, e não o contrário.

Por que este é o novo marketing?

A grande sacada do novo marketing é a abordagem personalizada que consiste em focar no seu público-alvo específico. Não gastar mais tempo e dinheiro tentando alcançar o maior número de pessoas, e sim procurar onde seus clientes estão, o que eles procuram saber e como ser útil para a experiência on-line deles. Funciona como um ímã de leads.

Para que serve o Inbound Marketing?

O Inbound conseguiu alcançar vertentes que o marketing tradicional não aborda. Um dos principais seria o fato de a área de marketing de uma empresa ser encarada como um centro de investimentos, e não a representação de um custo.

Isso se deve ao fato de que todas as ações do Inbound podem ser acompanhadas de perto e, mais do que isso, mensuradas. Ou seja, o profissional pode saber, com exatidão, quantas pessoas visualizaram as ações, foram impactadas, converteram ou fecharam uma compra, e tudo isso por meio de ferramentas de análise.

Por tais razões, o novo marketing passou a ser visto pelas empresas como uma forma mais inteligente e eficiente de marketing. Em suma, o Inbound Marketing serve para as seguintes ações:

  • Fazendo Inbound MarketingAtrair clientes em potencial;

  • Aumentar a visibilidade de um negócio;

  • Baixar o custo de aquisição de clientes;

  • Gerar conteúdos diferenciados;

  • Otimizar o processo de vendas.

Ao ganhar a atenção dos clientes em potencial, a empresa torna-se facilmente encontrável na internet e conduz os consumidores para o seu site por meio da geração de conteúdos relevantes. A mistura de conteúdos deve ser composta por: podcasts, vídeos on-line, e-books, infográficos, mídias sociais, blogs, SEO, perguntas e respostas, fóruns e comentários, webinários, e-mail marketing para assinantes e até assessoria de imprensa.

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound funciona em 4 frentes distintas, que podemos chamar de etapas do Inbound Marketing. São elas: atrair potenciais clientes, coletar dados, realizar o contato visando se relacionar com esse público e, então, convertê-lo em cliente (e fidelizá-lo).

O novo marketing é capaz de conduzir o consumidor por essas quatro etapas, também chamadas de “jornada de compra”, fornecendo conteúdo de qualidade, informações, tirando dúvidas e provendo o que é preciso para fechar uma compra.

Concomitante a isso, o Inbound pode ser aplicado aos mais diversos segmentos de negócios, possibilitando à empresa prever alguns resultados ao longo dos projetos. Isso ocorre pelo fato de o novo marketing permitir  a criação de processos de venda mais escaláveis e eficientes como um todo, ajudando, inclusive, durante o processo de tomada de decisão.

Uma vez que a empresa passa a tomar decisões baseadas em dados e informações concretas (e não em achismos), e usar essas ferramentas para prever os próximos passos, é possível afirmar que o Inbound proporciona maiores chances de consolidação e sucesso de um negócio.

As 4 etapas do Inbound Marketing

Conhecer as 4 etapas mencionadas anteriormente é fundamental para trabalhar em cima de cada uma e garantir o sucesso da jornada de compra dentro de um negócio. Acompanhe a seguir.

Atrair

A primeira das quatro etapas diz respeito à atração de tráfego qualificado ao site da marca. Uma empresa precisa atrair visitantes que se enquadrem no público-alvo, para que o processo de conversão ocorra da melhor forma possível.

Para atrair consumidores que realmente possam se tornar clientes, o Inbound utiliza o Marketing de Conteúdo, que produz materiais relevantes e realmente úteis à persona, fazendo o papel de conduzi-la até a próxima etapa.

É por meio de conteúdos (blog posts, materiais ricos, vídeos, posts nas redes sociais, entre outros) e de estratégias de SEO que um negócio pode chamar a atenção do seu público-alvo.

Converter

Após atrair um tráfego qualificado, é chegada a etapa da conversão, que visa transformar o visitante em lead, ou seja, estabelecer um contato com o potencial cliente. Isso ocorre com auxílio do Marketing de Conteúdo que, ao fornecer materiais relevantes, demanda que o consumidor ceda dados valiosos, como e-mail ou telefone.

Para que haja essa troca, a empresa deve fornecer conteúdos de qualidade, disponibilizados em uma página com um formulário no qual o usuário deixa os dados para poder acessar o material.

Algumas táticas usadas para conversão

Call to Action: chamadas para ação que incentivam os visitantes a tomar decisões favoráveis, como fazer um download, participar de um hangout ou se cadastrar para receber E-mail Marketing.

Landing Pages: é a página on-line que recebe o visitante que clica em um Call to Action, normalmente com formulários de preenchimento. Deve ser fácil aos olhos, com poucas informações, e deve exigir pouco esforço de seu visitante.

E-mail Marketing: para nutrir um relacionamento a médio/longo prazo com o lead, é preciso fazer uma campanha com conteúdo relevante, de forma a construir confiança e prepará-lo para a compra.

Relacionar

Depois de obter os dados dos visitantes que ficaram interessados pelo material oferecido, a empresa passa a ter dados valiosos em mãos, que permite que ela entre em contato com os leads.

Isso, geralmente, acontece por meio de e-mails e da nutrição de leads, ou seja, processo no qual a marca estabelece uma relação de confiança com o consumidor, conduzindo-o até a compra.

Fidelizar

Vender para o lead pode ser considerado, por muitos, o momento mais esperado, mas, para além da venda em si, é preciso trabalhar e fidelizar esse cliente, ou seja, garantir que ele fique satisfeito com a experiência e volte para fazer uma nova compra.

Como resultado de uma jornada de compra bem estruturada, a produtividade de toda a equipe aumenta, e as chances de conquistar novas vendas também, de forma a criar uma cadeia positiva de vendas, que faz com que o faturamento cresça.

Saiba como aplicar o Inbound Marketing no seu negócio

Aplicar o Inbound Marketing pode garantir a consolidação e o sucesso de uma marca. Sabendo disso, a WSI Consultoria, com mais de 10 anos de experiência no mercado, oferece soluções de Marketing Digital que abrem portas para oportunidades, lucratividade e ações mais eficientes.

Navegue pelo site para saber mais sobre como a WSI Consultoria pode ajudar a implementar o Inbound Marketing no seu negócio!

Faça o Download Grátis

sobre o autor:

 assinatura ana

linkedin.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com 

 

Tópicos: Search Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter