Este artigo é uma releitura da apresentação do Pedro Dias, funcionário do Google, onde ele apresentou no evento Expon 2011 uma série de dicas para otimização de sites para mobile.
O vídeo acima foi utilizado pelo Pedro Dias logo no início da sua apresentação e ele nos mostra como cada vez mais fica forte o uso de dispositivos mobiles para fazer pesquisas, consultar opiniões de clientes, procurar por estabelecimentos. Ele mostra alguns números que sinceramente não condizem com a realidade brasileira, porém o uso de smartphones e tablets está cada vez mais presente. E a internet 3G tem cada vez mais planos acessíveis o que encoraja o uso desse tipo de tecnologia.
Agora é hora para testar e adaptar seus sites para versões mobiles e aparecer bem nas buscas orgânicas. Acho que o que é mais importante para ressaltar é que a otimização de sites não irá apenas de maneira natural (dependendo do nicho) melhorar o seu posicionamento no Google, mas mais do que isso irá melhorar a experiência do usuário em seu site contribuindo para que ele se torne um visitante fiel e recomende sua empresa. A otimização de um site vai além de posições no Google.
Quando desenvolvemos sites para mobile temos dois tipos, de acordo com o aparelho:
Devido ao tipo de tecnologia diferentes entre esses dois tipo, o Google utiliza dois índices de resultados para cada tipo. Os feature phones recebem um índice customizado enquanto os smartphones recebem o mesmo índice da busca normal feita através de um computador ou notebook.
Como vocês viram na prints acima tanto a busca feita no desktop quando a do smartphone recebem praticamente o mesmos resultados.
É importante antes de começar o desenvolvimento do site mobile entender o que os usuários (seu público) procuram quando estão no usando um celular. Entender o comportamento do seu usuário será fundamental para projetar um site com uma navegação e conteúdo adequado para ele.
No geral as pessoas procuram informações sobre lugares, serviços, avaliações de estabelecimentos, informações sobre um produto e principalmente para entretenimento.
Com ajuda das palavras-chave que estão te gerando visitas através da versão mobile do Google é possível entender melhor o seu usuário e o que ele procura, para visualizar essas palavras-chave você tem dois caminhos:
Para você que usa o Google Analytics como ferramenta de Web Analytics você pode ativar um segmento avançado e ver somentes os dados de acesso de quem visitou seu site usando mobiles.
Depois de ativado o segmento avançado basta ir em Fontes de Tráfegos e visualizar quais palavras-chave você recebe visitas através da busca orgânica.
Você pode servir o conteúdo para o mobile de diversas maneiras desde que implantadas corretamente você não terá nenhum problema de conteúdo duplicado ou tentativa de clocking para manipulação de resultados. Por isso não esqueça de declarar no cabeçalho de seu HTML o tipo de documento correto. Ajude o Google a identificar a versão do seu site mobile:
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD XHTML Mobile 1.0//EN" "http://www.wapforum.org/DTD/xhtml-mobile10.dtd">
Você também pode criar um sitemap XML específico para celulares, o que irá ajudar o Google a identificar o seu conteúdo. Pode-se encontrar detalhes aqui em Como Criar Sitemaps Móveis.
Agora vamos as melhores práticas para entregar o conteúdo para sites mobiles.
Quando você for usar a mesma url para as duas versões você deve entregar o conteúdo para o usuário baseado no user-agent.
Para Googlebot-Mobile e o Usuário Mobile, entregar versão mobile do site e para Googlebot e Usuário Desktop versão desktop, só não faça o equívoco de entregar, por exemplo uma versão para o usuário do site mobile e outra versão para o Googlebot-Mobile, pois dessa maneira pode ser encarado como uma tentativa de manipular os resultados e você pode acabar tendo problemas com o Google.
Pense no usuário do mobile e utilize URL curtas como:
m.site.com ou site.com/m
O importante quando se utiliza urls diferentes é fazer o redirecionamento correto, ou seja, um usuário mobile ao acessar a url desktop do site deve ser redirecionado para a versão correta, e o mesmo redirecionamento deve ser aplicado ao Googlebot-Mobile.
É importante que o redirecionamento seja feito usando um 301 ou 302, não utilize JavaScript pois alguns celulares podem travar ou deixar de redirecionar.
E para quem não foi no Expon, a palestra do Pedro Dias de Otimização de Sites para Mobile encontra-se abaixo:
E ainda mais uns dois links que eu gostaria de recomendar: