Suas campanhas de Marketing Digital estão incomodando seu público-alvo?
Pare de trazer antigas estratégias para o marketing digital e comece, de uma vez por todas, a usar esses canais de forma qualificada!
Com o passar dos anos, o marketing digital tem roubado o espaço do marketing tradicional. E isso acontece não apenas porque as pessoas estão passando muitas horas na internet, mas também porque as abordagens intrusivas e sem relevância do chamado Outbound Marketing são cada vez menos eficazes.
Veja bem, não estou dizendo que o bom e velho marketing morreu, nem que você não deve adotar nenhuma estratégia de marketing offline. Mas o fato é que vivemos uma Transformação Digital, na qual as pessoas mudaram e a forma deles consumirem também. Logo, as empresas e estratégias precisam se adequar.
Não basta estar na internet, é preciso criar campanhas de marketing próprias para o universo online, entender seu público, suas necessidades e como sua empresa pode ajudá-lo.
Senão, as campanhas continuam desqualificadas e incômodas para o público. Fazendo com que os resultados sigam abaixo do esperado. Afinal, de nada adianta mudar o canal se a estratégia não for revista.
E como saber se a sua empresa, felizmente, não faz parte desse grupo que tanto incomoda as pessoas?
O famoso “reclame”, que interrompe as pessoas com mensagens publicitárias, está se tornando cada vez mais irritante. Com a difusão da internet, o consumidor experimentou o gostinho de ver o que quiser na hora que desejar.
Dessa forma, essa antiga maneira de fazer anúncios se tornou altamente incômoda e desinteressante. Afinal, se a mensagem não estiver adequada à pessoa, ela não quer mais recebê-la.
E é exatamente por isso que bloqueadores de anúncios têm se tornado cada vez mais populares no marketing digital. Com mensagens genéricas, pouco alinhadas às necessidades do público-alvo e estritamente focadas em vendas, os anúncios digitais nada mais são do que uma versão mais moderna do marketing off-line.
Infelizmente, são poucas as empresas que realmente pensam sua estratégia de marketing digital com foco em relevância. Afinal, isso requer abrir mão de resultados imediatos e investir em um posicionamento mais duradouro de autoridade.
No entanto, as marcas que não começarem a direcionar seu planejamento para a qualidade exigida pelo universo digital vão começar a sofrer as consequências.
Com o poder de escolha nas mãos do consumidor, se destacar em meio a multidão e criar campanhas que misturem a abordagem comercial com a de conteúdo é um grande desafio!
Nesse cenário, o marketing de conteúdo e o Inbound Marketing são caminhos sem volta.
Por meio deles, é possível conhecer a fundo o que o seu público deseja e precisa. E, assim, focar as campanhas em conteúdo exclusivo e de qualidade e que realmente ajudem o futuro cliente, tanto no momento que ainda estão procurando, ou seja, atraindo-os para o seu site, quanto durante o seu processo de decisão, por meio de nutrição do lead por email.
Dessa forma, o foco principal deixa de ser vender para se tornar informar. As conversões, assim, se tornam uma consequência de um bom trabalho e de uma posição relevante nos meios digitais.
Lembre-se de que a disputa está cada vez mais acirrada. Especialmente porque as pessoas detém o acesso à informação e têm o poder de escolher o que desejam ou não ver.
Assim, as campanhas devem estar baseadas em educar, entreter ou ajudar as pessoas. Além de, claro, segmentar o máximo possível a comunicação para que ela se torne cada vez mais direcionada para pequenos grupos dentro do seu público-alvo.
Será que a sua empresa não continua usando o marketing digital da mesma maneira que usava as mídias tradicionais e, por isso, os resultados estão abaixo do esperado?
Tire um momento para rever as estratégias e entender se os canais digitais realmente estão sendo abordados da maneira mais adequada, respeitando seus formatos e a contribuição feita às pessoas.
Quem sabe você vai perceber que ainda há muito espaço para melhorar?
sobre o autor:
Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B