Fale Conosco

4 dicas para gerar mais visitantes em seu site

   26 Fevereiro, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
4 DICAS PARA GERAR MAIS VISITANTES EM SEU SITE

O seu site está recebendo poucas visitas? Quando você procura a sua marca no Google ou o serviço/produto que você vende, sua empresa não aparece nos resultados, mas o seu concorrente sim? Bom, isso é um grande problema, pois se você não aparece em resultados relevantes para o seu negócio, como os usuários (que são seus possíveis clientes, já que estão procurando pelo seu serviço) irão te achar e poder fechar um negócio com você?


4_dicas_para_gerar_mais_visitantes_em_seu_site.jpg

Uma boa taxa de visitas em um site é fundamental para trazer novas oportunidades de negócio para a empresa, afinal, quanto mais pessoas veem o seu site, maiores são as suas chances de fechar um negócio. Se mesmo depois de ter investido em um site bonito e funcional a taxa de tráfego continua baixa ou a mesma, está na hora de rever a forma que o marketing digital da sua empresa atua e buscar novas soluções para melhorar este cenário.

Confira a seguir 4 dicas para gerar mais visitantes em seu site!

SEO_PPC_Blog_Email_Marketing.png
1. SEO ou otimização de sites

O SEO é uma técnica que qualifica o seu site para que ele possa aparecer entre os primeiros resultados do Google quando um usuário pesquisar um termo relacionado à sua empresa. Assim, os profissionais de SEO melhoram o site de sua empresa a fim que o Google perceba que o site é de qualidade e relevante o suficiente para estar em uma posição melhor nos resultados de uma busca. Toda essa ação de marketing digital é orgânica, ou seja, não é uma forma de anúncio ou divulgação direta, mas uma maneira de qualificar o seu site para que cada vez mais usuários possam encontrá-lo e acessá-lo.

Quando falamos, então, de aumentar o tráfego de um site, o SEO surge como uma das melhores opções, pois, mesmo que o trabalho seja mais complexo e o resultado seja de médio a longo prazo, seu resultado é orgânico e duradouro. Além disso, uma pesquisa realizada para o mercado do Reino Unido (pela Nielsen para Group M UK, em 2011-2012), mas que pode ser uma tendência no Brasil também,  afirma que 68% de todos os cliques de usuários vão para os três primeiros sites que aparecem como resultados de uma busca.

 Tráfego de um site

Confira o infográfico completo aqui!

Entendeu como é fundamental estar à frente?

Para que o seu site  seja considerado mais relevante pelo Google e demais buscadores, como Yahoo! e Bing, os profissionais de marketing digital devem otimizá-lo de forma que seja interessante para o seu público-alvo. A estrutura interna do site, o que chamamos de SEO on-page, conteúdos de qualidade e referência de links externos são alguns dos fatores importantes para o site ser considerado de qualidade pelos motores de busca e ter maiores chances de ocupar as primeiras posições nos resultados oferecidos pelos motores de busca.

Pirâmide

Além disso, muitas empresas, cerca de 90%, preferem apenas investir em Links Patrocinados ou PPC (do inglês Pay-per-click), nosso próximo tópico, enquanto somente 10% delas optam pelo SEO - sendo que, segundo essa mesma pesquisa da GroupM-UK / Nielsen), 94% dos cliques de usuários vão para os resultados orgânicos e apenas 6% para os pagos. Mais uma vez, a estratégia te coloca à frente da concorrência.

Paid vs Natural click distribution

 

2. Links Patrocinados (PPC)

Uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas no mundo, os Links Patrocinados são os resultados de busca que vemos com o termo “anúncio” por perto, ou seja, sites que pagaram para estar ali quando uma certa palavra-chave for pesquisada. Diferente do SEO, tais anúncios oferecem uma resposta mais rápida ao seu investimento, por isso a ferramenta é bastante recomendada quando se precisa anunciar ofertas, promoções e vendas diretas no geral.

Os links patrocinados geram, então, tráfego de forma mais rápida que o SEO, mas, devido a alguns fatores já mencionados acima sobre a preferência e durabilidade que a estratégia anterior oferece, além da efemeridade de visitantes fornecidos pelo PPC, já que os anúncios possuem uma data de expiração, o mais recomendado é criar uma estratégia global, que se utilize das suas formas de marketing digital para fortalecer sua marca no terreno online e garantir um maior tráfego.

3. Produção de conteúdo para blog

Quando um usuário busca por uma palavra-chave no Google, ele está em busca de informação. Se o seu site está ali, perfeito! Os blogs de empresas servem como uma porta de entrada para atrair o pessoas interessadas nos assuntos que a sua marca aborda até o seu site, por isso a criação de conteúdo está totalmente relacionada ao trabalho de SEO.

Quando aumentamos a quantidade de postagens - de qualidade - do blog, aumentamos as portas de entrada para o site, fazendo com que mais pessoas o conheçam. E isso acontece de uma forma conveniente e natural: você está oferecendo, naquele momento, algo que o usuário precisa - cerca de 80% dos consumidores preferem pesquisar informação de um produto ou serviço em diversos textos e publicações do que em um anúncio publicitário. Assim, sua empresa atenderá a necessidade real do usuário, captando-o para o universo da sua empresa de forma que deixe de ser apenas um visitante para se tornar um lead que, quando convertido, passe a se tornar um cliente fiel da sua marca.

4. Nutrição do lead por email marketing

A nutrição de um relacionamento com seus clientes, prospects e leads não ocorre apenas por meio dos conteúdos do seu blog, mas também por um contato direto com eles. Para isso, é essencial que as páginas de entrada do seu site (as landing pages, na linguagem do marketing digital) solicitem uma forma de cadastro em sua base de emails. Essa base de cadastros poderá ser contactada via email pela sua equipe de marketing ou vendas. afim de estreitar o laço entre empresa e consumidor e nutri-lo com informações e ofertas que sejam de seu interesse.

Além disso, o e-mail marketing (que, acredite, não morreu!) é uma ótima estratégia para lembrar um usuário a voltar a acessar o seu site, realizar uma nova compra ou verificar informações sobre o que deseja saber. Se o blog foi a porta de entrada, o e-mail marketing ainda é uma porta de retorno para o site de sua marca.


Como você deve ter percebido, todas essas estratégias de marketing digital se cruzam e o ideal é que seja montado um mix de ações a serem tomadas de acordo com os objetivos da sua empresa. Claro que isso nem sempre é possível, então é necessário avaliar por qual estratégia começar para obter os resultados que a sua empresa visa. Caso você tenha interesse em consolidar a imagem da sua marca na web, destacando-se da concorrência e vender mais, o SEO pode te ajudar a conquistar um ótimo patamar de branding e vendas de forma natural e duradoura.

Ebook Adaptive SEO


assinatura_ana-.pngSobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com 

Tópicos: SEO

-->