Fale Conosco

Tráfego pago X tráfego orgânico: descubra qual a diferença entre eles

   24 Agosto, 2022 / por WSI Consultoria

|
|
TRAFEGO PAGO X TRAFEGO ORGANICO DESCUBRA QUAL A DIFERENCA ENTRE ELES

Tráfego pago X tráfego orgânico descubra qual a diferença entre eles

O tráfego digital nada mais é do que a movimentação dos usuários pelas páginas online de uma empresa, podendo ser orgânico ou pago, com o objetivo de levar os usuários para conhecerem o produto ou serviço e existe diferença entre ambos.

Quem trabalha com marketing digital se preocupa constantemente com essa movimentação nos canais, como a interação nas redes sociais ou como os clientes de sistema de CFTV industrial podem ser auxiliados, sanando dúvidas, por exemplo.

Essa movimentação é essencial para a manutenção de qualquer negócio. Afinal, não há sentido em expor os produtos e serviços pelas redes sociais, sites ou blogs e ninguém tomar conhecimento deles.

Mas, qual é a diferença entre os dois?

Quando se trabalha na questão de alcance de uma página ou site de içar cargas, na internet, existem duas formas disso acontecer: através de tráfego orgânico ou pago. 

Abaixo está explicado em detalhes cada um deles, bem como o seu funcionamento.

 

Tráfego Orgânico

De forma resumida, é a movimentação conseguida de maneira natural, sem que haja necessidade de investimentos.

Sendo assim, as estratégias de marketing de conteúdo para o site de tratamento de trincas em piso de concreto, podem ser colocadas no Google de graça.

Quanto maior for o número de usuários levados aos canais de forma orgânica, maior será a relevância e a autoridade da empresa no assunto ou no segmento que ela representa.

Esse alcance orgânico mostra que realmente as pessoas se interessaram pelo serviço, por meio de uma curtida, por exemplo, ou na visualização de um vídeo postado, ou até mesmo por um clique no site.

 

Tráfego Pago

O tráfego pago é conquistado por meio de investimentos em mídias, onde um determinado valor é pago, para que os conteúdos mostrados alcancem mais pessoas. É uma pequena ajuda para atingir as pessoas mais interessadas.

Isso não significa que elas não têm interesse genuíno em persiana de PVC externa, ao contrário. Trata-se apenas de conseguir uma movimentação no site obtendo segmentações para postagens e campanhas, otimizando os resultados das buscas.

Um operador de tráfego digital é o responsável pela compra de cliques nos canais pagos, como o Google e Social Ads (LinkedIn, Instagram e Facebook), e a gestão desse tráfego também é conhecida como Gestão de Mídia Paga.

Resumidamente, a diferença entre os dois é que o orgânico gera autoridade nos negócios de aluguel impressora laser colorida com resultados a longo prazo, e o tráfego pago os resultados são a curto prazo. 

Porém, ambos podem ser trabalhados em conjunto, cujos objetivos devem ser bem específicos. 

Além disso, outras métricas precisam ser consideradas, pois de nada adianta atingir muitos usuários e não ter engajamento ou conversão. 

 

Quais as principais ferramentas do tráfego pago?

As opções de ferramentas são variadas e aceitam muito bem o investimento da empresa, para mostrar os links para o negócio lavagem a seco de cortinas.

Entretanto, algumas das principais são Google Ads, Facebook Ads, Anúncios no YouTube, Instagram Ads, e LinkedIn Ads.

 

Para onde direcionar o tráfego pago? 

Como os anúncios têm um custo, o certo é que eles sejam conduzidos para páginas de conversão e para o fechamento de uma venda. É uma forma de mensurar os resultados da movimentação.

A jornada de relacionamento com o cliente pode ser iniciado pelo e-mail marketing, levando-os para uma landing page ou para uma página de vendas.

Com o uso das duas são criados argumentos para o fechamento de uma venda de instalação de DPS.

 

De que forma trabalhar com tráfego na internet?

O primeiro passo é elaborar uma estratégia de marketing para o negócio, conhecendo quais os canais que o público mais utiliza, quais os formatos preferidos e como eles se comunicam no ambiente digital.

Entender melhor essas vertentes faz com que a empresa tenha facilidade em falar com quem realmente é importante, conseguindo dessa maneira escolher canais adequados para gerar tráfego no site de serviço de entrega de documentos.

A partir daí, pensar em algumas estratégias de marketing de conteúdo, no intuito de criar posts nas redes sociais, trabalhar, também, com textos educacionais no blog e aperfeiçoar outras técnicas, se necessário.

 

Qual a forma de impulsionar o tráfego orgânico?

Para isso, é necessário trabalhar com estratégias complementares, que além de favorecer o “impulsionamento” do alcance orgânico, atingem também mais pessoas. Tudo sem investimentos.

As estratégias que ajudam nessa jornada são:

  • Data Driven;

  • Controle de dados;

  • Otimização de SEO;

  • Uso de Backlinks;

  • Segmentação do público;

  • Identificação dos gatilhos comportamentais;

  • Emissão de relatórios.

O Data Driven são os dados de marketing que criam comunicações e campanhas mais assertivas, baseadas nas informações disponibilizadas pelos usuários, como seus interesses e desejos.

Dito isso, se o negócio for online, é imprescindível conhecer como manusear os dados, porque nem toda a informação é útil. 

Sendo assim, é preciso saber coletar, armazenar e extrair insights por meio dos dados obtidos. Por isso, é preciso de muita atenção na Lei Geral de Proteção de Dados – AGPD, nesse caso.

O SEO, sendo uma estratégia de otimização de mecanismos de busca, melhora o tráfego dos canais, por meio de informações estruturadas, funcionando como um esquema de dados padronizados, facilitando a pesquisa e organização do site.

Os backlinks também auxiliam no aumento do tráfego. Por meio dele cria-se hiperlinks para o site da própria empresa ou para outros sites e eles podem ser trabalhados com parceiros de outras marcas.

Uma parte importante do tráfego pago é a segmentação de público, onde as pessoas alcançadas são definidas por meio do interesse do conteúdo postado. 

Desta forma, a empresa consegue atrair mais visitantes que tenham mais proximidade com a marca. 

Os gatilhos comportamentais é uma poderosa estratégia, pois por meio deles a empresa alcança um público atraente, despertando curiosidade e senso de urgência para adquirir um produto ou serviço.

Quanto aos relatórios, é por meio deles que a empresa pode acompanhar os números de visitantes e entender como está funcionando a estratégia, detectando quais os pontos a serem melhorados e quais precisam ser mudados.

 

Benefícios da gestão de tráfego

É uma estratégia excelente para conduzir pessoas ao site, blog ou canal no YouTube, e também, para a página de vendas, adquirindo um número maior de chances de interação com os consumidores, por meio dos conteúdos, levando-os às compras do que é oferecido.  

São diversos os benefícios, dentre eles são destacados a redução nos custos, aumento das vendas, e melhor entendimento da audiência.

Para e-commerce o tráfego é importante porque identifica a movimentação de clientes nas lojas virtuais, e sem a identificação dessa movimentação fica impossível vender produtos ou serviços.

Como também fica difícil converter clientes para que eles realizem o fechamento de suas compras, principalmente, se os conteúdos oferecidos não tiverem relevância com aquilo que estão procurando em suas pesquisas.

 

Conquistando clientes como gestor de tráfego

A seguir, três dicas de como conquistar mais clientes para o negócio, seja ele qual for, atuando como gestor de tráfego.

A primeira é posicionar-se de forma clara, ajudando as empresas a alavancarem suas vendas pela internet.

A segunda é ser estrategista nos planos de ação, criando campanhas de tráfego, por meio de eventos online, por exemplo, ou por meio do fornecimento de algum material interessante para o consumidor.

Por fim, investir no networking e manter parcerias para fechamento de negócios, gerenciando os conteúdos das redes sociais e as campanhas.

 

Considerações finais

Portanto, seja por meio do tráfego orgânico ou pago, toda empresa de e-commerce precisa conquistar a sua atuação o melhor possível no ambiente online.

Com o tráfego pago os resultados são mais rápidos e não há necessidade de conhecimentos profundos a respeito, mesmo porque por ele ser um investimento, o sistema é capaz de converter clientes a curto prazo

Com eles a marca, produto ou serviço podem se tornar muito relevantes, por meio do interesse dos usuários, quando visualizam os conteúdos ou vídeos postados em suas redes sociais preferidas.

Para o tráfego pago, usando as dicas colocadas nesse artigo, com certeza a empresa irá adquirir muitos clientes, mas é preciso prestar muita atenção para que não se perca a qualidade da estratégia, que pode afastar os consumidores.

Muitas vezes é melhor ter bons clientes pagando um pouco mais nas publicações em mídias, do que ter muitos deles pagando pouco.

Mesmo porque a exposição de produtos e serviços deve ser assertiva e ir de encontro às expectativas dos usuários, gerando maior movimentação nos sites, para que mais a frente os usuários possam ser convertidos em verdadeiros clientes.

Os benefícios são excelentes, como a redução dos custos, aumento significativo das vendas e lucro garantido para a empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tópicos: Marketing Digital

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter