Fale Conosco

4 dicas para o lançamento de uma nova linha de produtos ou serviços

   22 Fevereiro, 2016 / por Caio Cunha

|
|
4 DICAS PARA O LANCAMENTO DE UMA NOVA LINHA DE PRODUTOS OU SERVICOS LINKS PATROCINADOS

Quando uma empresa decide lançar uma nova linha de produtos ou serviços,  a equipe de marketing fica responsável por realizar o estudo de viabilidade da inserção desta no mercado, avaliando se há interesse do público, o tamanho desse público potencial, se a concorrência já oferece algo parecido e como o faz, etc. Com esse tipo de informação é traçado um panorama que delimita melhor os objetivos, a estratégia que será adotada e o orçamento necessário.  E, assim, chegamos na parte de divulgação do novo produto/serviço,  o lançamento propriamente.

No caso de empresas menores, a divulgação desses novos produtos ou serviços, muitas vezes fica a cargo do próprio dono ou de equipes menores de marketing. Então, surge a dúvida, como criar a melhor estratégia para divulgar esse novo serviço/produto? Em quais canais devemos anunciá-lo? O que devemos ter em vista?


4-dicas-para-o-lancamento-de-uma-nova-linha-de-produtos-ou-servicos-links-patrocinados

O primeiro passo é a organização do que será divulgado, de quem deverá ser atingido pela campanha e o foco utilizado pela empresa. Abaixo estão algumas questões guias para auxiliar neste planejamento.

Leia também: Como PPC se diferencia entre as opções para gerar receita? E quando usá-lo!

1. Quais diferenciais seu produto oferece para o seu público-alvo?

Após a ideia principal que define o que será lançado, você deve pensar qual é a diferença entre o que pretende fornecer com relação ao que o seus concorrentes já oferecem. Esta diferenciação, que pode ser a qualidade do produto, inovação, preço e até mesmo o fato de ser o único produto/serviço que atende a esta demanda no mercado, serão pontos importantes para saber o que destacar em suas campanhas. Lembre-se que no momento da divulgação, você pode criar conteúdos que dialoguem diretamente com o problema do seu público-alvo, e como o seu lançamento pode solucioná-lo.  

2. Qual será a aceitação do seu público para esse novo produto/serviço?

O serviço ou produto será um complemento aos que já estão disponibilizados pela marca no mercado? Será uma versão otimizada de alguma criação da sua empresa? Ou será algo completamente novo e que não atingirá os antigos clientes?  

Se o produto já possuir alguma relação com os produzidos anteriormente, graças às diversas formas de manutenção de contato com clientes, é possível que a divulgação seja facilitada com o uso correto de e-mail marketing, redes sociais e marketing de conteúdo. O uso destes formatos favorece não só o conhecimento dos possíveis clientes para o lançamento, mas também a posição da marca nas buscas orgânicas que pode trazer ainda mais clientes. Já no caso de ser uma solução completamente nova, é importante que sejam criadas campanhas de conscientização do problema e do que o produto/serviço pode inovar para o cliente, e neste momento é interessante o uso das estratégias de SEO e de Inbound Marketing que além de favorecer o produto/serviço favorece também a própria empresa, que passa a ter mais visibilidade online, independente dos novos produtos que pretende divulgar.

3. Qual é a sua meta de vendas e em quanto tempo?

Estabelecer metas é fundamental para que tenhamos o controle dos gastos de produção e estipularmos em quanto tempo o lançamento deve gerar retorno financeiro ao negócio. Com base nisso, conseguimos pensar quais são as melhores ações de marketing para obter resultados no tempo esperado. Por exemplo, para ações que aguardam retorno em curto prazo, podemos pensar em ações de marketing como links patrocinados, campanhas de anúncios em redes sociais, e  desde que bem segmentado para o público, o bom e velho e-mail marketing é muito recomendável para comunicar aos seus atuais clientes o que a sua empresa está oferecendo de novo ao mercado.  

4. Qual o seu orçamento?

Definir a verba de marketing disponível é importante para elaborar a estratégia de divulgação que será adotada. Hoje, um formato bastante usado e aceito pelo público é o marketing de conteúdo, menos invasivo, porém com retorno a longo prazo, já que é necessário trabalhar o SEO desses conteúdos para que eles posicionem bem nos buscadores e sirvam como porta de entrada para o seu site. Já o uso dos links patrocinados, como dito no tópico anterior, costuma ter uma performance mais rápida e o pagamento é feito apenas se o potencial cliente clica no seu anúncio, o que pode tornar a estratégia mais eficaz, fazendo o melhor uso possível do investimento e é capaz de começar a gerar resultados mesmo com baixos orçamentos. Entretanto, este é um formato que exige uma avaliação constante quanto ao retorno dos anúncios, é preciso que haja uma gestão dos links patrocinados para que eles se tornem eficazes e não extrapolem o orçamento estipulado.

Pronto para lançar seu produto ou serviço?

Com os diferenciais, orçamento, metas e o conhecimento do público-alvo em mãos fica mais fácil selecionar as melhores estratégias para divulgar seu novo produto ou serviço. O ideal seria sempre utilizar uma combinação das ações de marketing digital, tanto SEO, para favorecer os resultados nas buscas orgânicas, quanto Inbound Marketing, para atrair pessoas ao site com conteúdo de qualidade e  Links Patrocinados, para ter anúncios que performem rapidamente e ajudem o caixa da empresa a pegar o primeiro impulso.

Entretanto, em um primeiro momento pode ser que a sua empresa não tenha a verba disponível para executar uma estratégia integrada, por isso, uma boa opção é iniciar  com uma campanha de Links Patrocinados, que começa a performar imediatamente, podendo gerar resultados para empresa na mesma semana, e que só é paga quando o usuário mostra interesse por aquele anúncio clicando nele.


Se você tem interesse em saber mais sobre campanhas de PPC (pay-per-click) e como elas podem ajudar o seu negócio, a WSI lhe oferece gratuitamente o capítulo do livro “Digital Minds” que trata diretamente sobre campanhas de anúncios e irá te ajudar a entender como essa estratégia pode ajudar os seus negócios!

Links


 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: PPC

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter