Fale Conosco

5 Dicas para saber se sua empresa está pronta para Inbound Marketing!

   04 Maio, 2017 / por Caio Cunha

|
|
5 DICAS PARA SABER SE SUA EMPRESA ESTA PRONTA PARA INBOUND MARKETING

Quando falamos em inbound marketing, não estamos apenas tratando de uma tendência com boas perspectivas de crescimento de resultados, mas sim de uma realidade com números bastante expressivos.

Essa estratégia de marketing digital utiliza a produção de conteúdo direcionado e relevante como porta de entrada para novos visitantes, visando assim um engajamento natural a partir de seus temas de interesse e não apenas uma propaganda que tenta empurrar algo ao comprador sem se preocupar com as suas necessidades e, consequentemente, sem conseguir gerar uma conversão.

5 Dicas para saber se sua empresa está pronta para Inbound Marketing!.jpg

Com uma produção de qualidade, a intenção é fazer o público vir atrás de seu produto, vendo que ele terá seus problemas resolvidos. Além da atração, existe toda uma metodologia para nutrir o lead de forma automatizada e personalizada durante o seu processo de decisão.

Alguns números mostram a força desse tipo de marketing:

  • O relatório do HubSpot, de 2016, diz que empresas que adotam estratégias inbound têm 4x mais chances de avaliar suas estratégias de marketing como eficientes; 72% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo relevante foi a tática de SEO mais eficaz para os seus negócios, dados do Google, de 2014.
  • Segundo o Content Marketing Institute, 47% dos compradores visualizaram 3-5 peças de conteúdo antes de se envolverem com um representante de vendas; 96% dos compradores B2B querem conteúdo com mais contribuições dos líderes de pensamento da indústria, conforme dados da Demand Gen Report (2016).
  • Além disso, as empresas que publicaram mais de 16 posts por mês obtiveram cerca de 4,5 vezes mais leads que as empresas que publicaram de 0 a 4 postagens mensais, seguindo novamente o relatório do HubSpot.

Os dados são muito atrativos e se  sua empresa ainda não pratica essa metodologia, logicamente, a recomendação é implantar o mais rápido possível o Inbound Marketing.

Mas, sua empresa está preparada para a implementação do Inbound Marketing?

Em qualquer vertente de marketing, não existe uma receita de sucesso que se aplique a qualquer empresa e público, tudo depende, e muito, de como se implementa o projeto.

Por isso, hoje separei algumas dicas para você ficar atento e saber se a sua empresa está pronta para colocar inbound em prática e colher bons resultados!

 

1. O website e os perfis da sua empresa nas redes sociais estão preparado para  as estratégias de Inbound Marketing?

O site é o coração da sua estratégia de marketing digital. Se o site não estiver bom, ou seja, não for responsivo, não tiver uma boa arquitetura e um design amigável para o usuário, sua estratégia de Inbound não dará certo. Portanto, antes de começar uma estratégia Inbound, avalie a qualidade do seu site.

 

2. Tenha uma pessoa responsável pela estratégia dentro da empresa e uma equipe dedicada ao projeto Inbound

O projeto de Inbound Marketing precisa ter um responsável dentro da empresa e uma equipe dedicada a esse processo, que pode ser interna ou externa. O responsável deve estar atento à estratégia global de marketing da empresa para que o projeto de Inbound trabalhe para alcançar o resultado projetado. E, além disso, deve estar atento às muitas oportunidades e ,ao mesmo tempo, demandas que inbound trará para a empresa.

Isso porque uma implementação sempre consome tempo e energia. Independente do tamanho necessário para sua equipe, ela vai precisar estar focada e atenta à produção de conteúdo, monitoramento, atendimento a contatos/clientes, análise de resultados, pesquisa de mercado, criação de landing pages, ofertas, conteúdos e todas as demandas provenientes do projeto.

6 Ferramentas para montar um bom planejamento de Marketing Digital.jpg

Outro ponto importante é definir com muito cuidado, quem serão os integrantes dessa equipe: remanejados do corpo atual da empresa ou novos contratados? Agência de Inbound Marketing ou equipe interna? Você pretende formar novos profissionais ou agregar com expertise externa e vivências anteriores de profissionais com conhecimento?

Dentro desta equipe, fique atento para que haja a maior interdisciplinaridade possível. Entre os conhecimento conjuntos, deve haver quem entenda de criação de persona; produção de conteúdo nas mais variadas plataformas como vídeo, blogs, fóruns, webinars, podcasts, e-books, newsletters e e-mail marketing; gerenciamento e ferramentas de redes sociais; SEO; análise e estruturação de resultados de mídia, além da gestão da plataforma.

 

3. A Diretoria ou os cargos de direção da empresa estão envolvidos nesse processo? 

Decisões estratégicas e de importância precisarão ser tomadas e o envolvimento desses tomadores de decisão é muito importante, inclusive para entenderem o processo e não se assustarem com um começo que talvez não traga os resultados esperados. É de suma importância que todos tenham consciência que para o fortalecimento do projeto e a entrega de resultados consistentes, em média, entre 6 e 12 meses.

 

4. Qual a verba para mídia paga? E em quais plataformas investir?

Mesmo com a taxa de conversão orgânica, para uma mais rápida e eficiente tomada de resultados, investimentos de anúncios ajudam nesta entrega. Já imaginou onde investir? Qual o tipo de anúncio é mais estratégico para sua empresa: Google Adwords ou Social Ads? Ou os dois?

Algumas novas plataformas aliadas ao projeto podem fazer com que todo o processo seja mais dinâmico, quais te ajudariam: plataforma de gestão, integração ou automação de marketing e vendas?

 

5. Estou preparado para o futuro e crescimento da demanda? Minha empresa está preparada para o crescimento de leads e consumidores?

Todo o esforço para implementar o método de Inbound Marketing visa o crescimento de leads e, consequentemente, o de clientes e consumidores. Mas com esse aumento, que virá de um projeto bem executado, sua empresa terá que estar preparada para receber esses leads e gerar conversão com conteúdo exclusivo, promoções atrativas e condições especiais.

Com um maior número de clientes convertidos a partir de então, sua marca tem que ter condições de atender com excelência e qualidade essas novos consumidores que não esperam outra coisa de você, já que o que foi vendido a ele, tem que ser cumprido. E o pós-venda, que também aumentará demanda, já pensou nisso?

E aí, sua empresa está ou não pronta para adotar Inbound Marketing?

Não existe dúvida que o Inbound Marketing é uma estratégia bastante assertiva para empresas que desejam impactar seus consumidores, sejam eles B2C ou B2B, e se relacionar com eles utilizando o novo marketing, o marketing que as pessoas amam e que  as ajudam.

Se você tem consciência que a sua empresa precisa de Inbound Marketing para se modernizar e impactar esse consumidor moderno e se você já preenche todos os requisitos para ter bons resultados com a estratégia, siga em frente! Inbound irá alavancar suas vendas, tenho certeza!

Ainda tem dúvidas? Converse com um consultor!

Precisa gerar mais leads?


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter