Blog

Buyer Persona: o que é e qual sua importância em Marketing Digital?

Publicado por Mariana Boaretto em 25/mar/2015 18:05:00

Quando se fala em campanhas de Marketing Digital, logo se pensa em criar uma página no Facebook, um Instagram com fotos descoladas, trabalhar algumas palavras-chave para que apareçam bem na busca orgânica do Google, criar anúncios... Mas é só isso mesmo? É suficente ter uma presença digital nas redes sociais e disparar anúncios por aí?

buyer-persona-o-que--e-qual-sua-importncia-em-marketing-digitalSem dúvidas, todos os itens citados anteriormente são importantes para uma boa campanha no Digital, mas elas só se tornam uma  estratégia de verdade quando, antes de qualquer coisa, houver:

  1. Um objetivo: Qual o objetivo da empresa? Com quem ela quer falar? Por que quer falar com essa pessoa?
  2. Um planejamento: Como eu vou falar com essa pessoa? Em quais canais ela está? Qual linguagem vou usar? O que vou oferecer? Do que essa pessoa gosta? Por que ela consumiria um produto da minha marca e não da concorrente?

Respondendo a estas perguntas você começa a entender seu objetivo e como alcançá-lo. Por isso, é fundamental conhecermos nosso público-alvo e criarmos buyers personas.

O que é Buyer Persona?

É um personagem ficticio que representa o público-alvo que sua empresa deseja atingir. Ele nos ajuda a entender as necessidades de nosso cliente de modo mais profundo e, assim, conseguimos lhe oferecer algo que seja atrativo para aquele público.

Qual a importância de criar uma Persona?

Quando criamos uma persona e colocamos suas características no papel, aprendemos quais são seus anseios,  expectativas e, principalmente, como devemos impactar essa pessoa para que ela seja nossa cliente.

Como criar uma Persona?

O Hubspot, ferramenta que gerencia campanhas de Inbound Marketing e que é utilizada aqui na WSI Consultoria, sugere alguns questionamentos  para que você tenha um panaroma geral de quem são essas pessoas e saiba qual caminho seguir:

  1. Informações demográficas: nome, onde mora, quanto ganha, estado civil, etc.
  2. Emprego e Cargo:  se o seu negócio for B2C, essa informação é importante para você considerar alguma nuance sobre seu público. Se seu negócio for B2B, é importante para saber qual o tipo de profissional você terá que lidar, qual linguagem, que tipo de informação ele precisará, entre outros.
  3. Dia-a-dia: como é rotina da sua persona? Ela passa mais tempo no trabalho ou em casa? Assiste a quais programas na TV? Quais são seus hobbies? #Dica tendo essas informações em vista, procure uma foto que dê vida para a sua persona. Assim, você conseguirá enxergar melhor essa personificação do seu público-alvo.
  4. Pontos fracos: Um cliente compra seu produto/serviço por um motivo, ele precisa de você para ajudá-lo com algo que ele não sabe/pode fazer. Quais são esses motivos? Por que ele precisa de você?
  5. Valores e Objetivo: Sabendo porquê o seu cliente precisa de você, você consegue entender também o que ele iria gostar de ver em seu produto/serviço. Lembre-se que assim como você, outras empresas vendem esse produto/serviço, então, o que faria esse cliente se encantar pelo o que você está oferecendo e não por outra marca?
  6. Consumo de Informação: O que eles leem? Onde buscam informação? No Google? Em recomendações de amigos e familiares? Sabendo onde eles buscam se informar e educar, fica mais criar uma estratégia de comunicação que alcance esses lugares.
  7. Experiência de compra: O que eles esperam do seu produto/serviço? Como esperam receber isso? É necessário ter uma reunião presencial? Ou é possível vender pela internet?  Alinhe seu negócio ao que o seu cliente espera receber!
  8. Objeções à compra: Sempre haverá algum motivo que pode deixar seu cliente reticente à compra. Porém, saber quais são esses motivos, te dá base para argumentar e tentar convencê-lo do contrário.
  9. Identifique sua persona: Depois que você já traçou o perfil da sua persona, é importante você saber como identificá-la quando estiver lidando com ela e para alinhar sua comunicação.

 

Com o seu buyer persona criado, é hora de ir em frente com sua estratégia de Inbound Marketing e pensar como fazer para atraí-lo com seu conteúdo dependendo da etapa do funil de compras que ele se encontra!

Quer saber mais sobre Buyer Personas? Baixe nosso tutorial!

New Call-to-action

 

Tópicos: Inbound Marketing

Precisa de ajuda com sua estratégia de Marketing Digital? 

Ebook: 30 dicas para Lead Generation

Saiba mais sobre:

  • Conteúdo e ofertas;
  • Chamadas (Call to Actions)
  • Landing Pages

Baixe este ebook gratuitamente e comece a gerar mais Leads!

Ebook Lead Generation

Cadastre-se para receber nossas atualizações