Blog

Como as novidades do Google podem afetar o ranking do seu site

Publicado por Amanda Bertolini em 10/jul/2013 16:38:16

Pinguim SEOQuando se fala em SEO, é preciso saber que, qualquer esforço feito por um profissional de Marketing Digital gira em torno das exigências de qualidade do Google para rankear o site trabalhado. Esse rankeamento acontece através de um algoritmo que analisa o índice de qualidade da página e sua relação com a palavra-chave pesquisada, e o interesse do Google é que a experiência de pesquisa seja sempre a melhor possível para seus usuários. É por isso que seus algoritmos estão em constante desenvolvimento.

O lançamento do Penguin 2.0, como a empresa chama sua mais recente atualização do algoritmo, significou na sua total reformulação para minimizar o web-spam, método inescrupuloso, também conhecido como Black Hat, de aquisição excessiva de links de má qualidade, praticado por muitas empresas para atingir posições melhores nas pesquisas por suas palavras-chave.
Essa nova versão do Penguin leva a rigidez contra práticas de Black Hat à um nível muito superior, e identificando sites que vendem links, utilizam spam, publicam conteúdo ruim, criam backlinks de baixa qualidade e adotam outras práticas questionáveis de marketing online.

O que você pode fazer para evitar uma queda no seu ranking?

Os únicos sites penalizados serão aqueles que construíram um perfil de backlinks enganosos, ou seja, de má qualidade, e isso significa que o ranking destas páginas irá cair significativamente.

Para ter certeza que a sua empresa tem potencial de boa qualificação, o ideal é aproveitar esta oportunidade para fortalecer sua influência online e sair na frente da concorrência, e aqui estão algumas dicas:

  • Certifique-se que oferece uma ampla variedade de tipos de conteúdo atuais, de alta qualidade e regularmente em seu site.
  • Mídias Sociais estão em alta, e ter influência nelas é muito relevante para o Google. Poste links para o conteúdo do seu site no Google+, Facebook, YouTube, LinkedIn, Pinterest e Twitter, interaja com a sua rede e crie um poderoso network online.
  • Evite o uso excessivo das suas palavras-chave no seu conteúdo, pois os robôs do Google são programados para avaliar o texto âncora que está sendo usado para linkar seu site, e podem decidir que fazem parte de técnicas de Black Hat.
  • Tenha links de mérito. O Penguin 2.0 irá penalizar sites que compram backlinks, portanto crie conteúdo digno de compartilhamento e links.

Tópicos: Novidades Google

Leia também 

Inbound Marketing: conheça seus valores

Se você tem como desafios:

  • Atrair as pessoas certas para o seu site
  • Obter uma alta taxa de conversão
  • Reduzir o custo de conversão

Baixe este ebook e conheça mais sobre esta metodologia!

Faça o Download Grátis

 

Cadastre-se para receber nossas atualizações