Fale Conosco

Como encontrar a mídia social perfeita para a sua empresa?

   13 Novembro, 2013 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
COMO ENCONTRAR A MIDIA SOCIAL PERFEITA PARA A SUA EMPRESA

Como encontrar a mídia social perfeita para a sua empresaEscolher a mídia social perfeita para o seu negócio pode economizar muito tempo, dinheiro e esforço. Nem toda empresa nasce para brilhar no Facebook ou Twitter e há diversos outros canais de comunicação que você pode usufruir para tirar o melhor proveito do seu relacionamento com o público consumidor. Além disso, criação de conteúdo não é fácil, ao se disponibilizar para postar ou publicar todos os dias, você pode estar cavando uma cova bem funda da sua reputação. Todo cuidado é pouco!

Há inúmeras variáveis a se considerar para construir uma estratégia de mídia social que se encaixe às diretrizes da sua empresa, assim como no bolso dela. Fatores como qualidade do conteúdo, frequência das postagens e engajamento adequado, logo vêm a mente.

Obviamente, toda esta “numerologia” é importante, mas a escolha da plataforma que melhor alcança seu público-alvo é o principal dilema do profissional de social media.

Pode parecer errado alguém escolher não fazer parte do Facebook, uma vez que ele se tornou uma espécie de “páginas amarelas” de quem faz parte dele. Mas, existem alguns poréns a se considerar antes de tomar qualquer decisão: o seu público se encontra nesta rede? O seu negócio é algo que é facilmente compartilhável? O que publicar? Qual o tom que eu devo usar?

Nessa postagem, desmistificamos os públicos de cada mídia, para que você entenda melhor e escolha com sabedoria qual a mais indicada para você investir os esforços da sua empresa:

  • Facebook e Twitter

Rede social FacebookOs dois grandes pesos-pesados da internet são os top-of-mind de qualquer marqueteiro do ramo. O Facebook recentemente ultrapassou o marco de 1 bi de usuários no mundo, enquanto o Twitter abriu ações na bolsa e está crescendo a passos largos. Portanto, ambos são donos de um ótimo ambiente para testar suas campanhas e alcançar até os consumidores em potenciais mais difíceis. Se o seu negócio foca em um público alvo amplo (de várias idades e ambos sexos), ou ainda um nicho específico, ele pode ser encontrado lá. A regra para o sucesso aqui é a construção do relacionamento e entrega de conteúdo compartilhável.
Embora criar uma presença nestas duas redes pode ser aplicável a quase todo tipo de negócio, o Facebook pode ser mais vantajoso para quem quer alcançar mulheres entre 18 e 29 anos, enquanto no Twitter é mais fácil alcançar jovens entre 18 e 29 anos moradores de zonas urbanas muito populosas.

  • Google+

Embora esta rede social ainda não esteja recebendo a devida atenção, ela está fadada a ser o próximo “hit”. Empresas que investem em SEO se veem mais e mais atraídas a compartilhar conteúdo nesta rede, e as pessoas que fogem dos familiares no Facebook acabam por pousar no Google+.

Contando com cerca de 500 milhões de usuários não muito engajados, ela é mais povoada por homens. De acordo com Social Statistics cerca de 70% da rede é masculina, e destes, 44% são solteiros e 42% estão procurando amizades. Levando a análise ao próximo nível, a grande maioria tem ensino superior e muitos com graduação relacionada a TI.

  • LinkedIn

Rede social LinkedIn
Se você busca um ambiente favorável a negócios B2B, esta rede social é cheia de oportunidades para você. O LinkedIn não é muito informal nem casual, mas é perfeita para tratar assuntos mais profissionais e buscar novos componentes de equipe. Homens são a maioria e uma grande porcentagem dos usuários não tem filhos. Um fator em comum é que os usuários tendem a ter salários altos, além de graduação e pós-graduação completas ou em andamento. Ao contrário das outras redes sociais, esta é povoada por internautas entre 25 e 64 anos.

  • Pinterest

Rede social PinterestEsta rede social tem conquistado muitos novos usuários nestes últimos anos, e provavelmente seu apelo visual contribuiu muito para o seu sucesso exponencial. O conceito extremamente simples de pinar imagens em “painéis” de inspiração ou arquivos de leitura cativou muitas empresas a investirem em material adequado a ser compartilhado lá. Além de ser uma rede muito visual, é excelente para divulgar links e reportagens, uma vez que é possível ilustra-lo para chamar a atenção.

Embora nos EUA, o Pinterest seja dominado por mulheres entre 18 e 50 anos, no Brasil cerca de 76% dos usuários são homens. Infográficos são muito bem recebidos nesta rede, assim como arte, decoração, fotografias, paisagens, projetos faça-você-mesmo, moda, carros, esportes e fitness. Se seu produto tem alguma relação com estas áreas, o Pinterest pode ser uma mina de ouro! Além disso, como é uma rede que foca em imagens, é interessante o compartilhamento de seus produtos e serviços em ação, com imagens personalizadas (nada de banco de imagens!)

  • Tumblr

Muitos empresários ignoram a existência desta rede social, mas ela pode se encaixar perfeitamente na sua estratégia. Resumidamente, Tumblr é uma rede de microblogging que permite o compartilhamento de texto, imagens, áudio e links. Pode tanto ser publicado conteúdo original como re-blogar de outros Tumblrs. As imagens são obviamente mais apelativas e podem contribuir muito para o sucesso da rede. É mais indicada para empresas que tem como target público entre 13 e 25 anos. Uma estatística interessante é que 55% das pessoas desta faixa etária usam Tumblr com frequência, enquanto 52% usam Facebook com frequência, provavelmente porque lá não são supervisionados pelos pais, de acordo com The Real Time Report. A melhor parte é que esta rede social ainda é muito despovoada por empresas, então a competição é mínima.

Tópicos: Mídias Sociais

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter