Fale Conosco

Devo mudar de HTTP para HTTPS por motivos de SEO?

   05 Setembro, 2014 / por WSI Consultoria

|
|
DEVO MUDAR DE HTTP PARA HTTPS POR MOTIVOS DE SEO

httpsO Google anunciou em seu blog, Webmaster Central em 06 de agosto de 2014, que o uso de HTTPS passou a ser um fator de rankeamento. No post, o Google afirmou que a segurança do usuário, e da rede como um todo, é a principal razão por trás dessa mudança, além do fato de que eles começaram a "ver mais e mais webmasters adotarem HTTPS.". No entanto, também afirmam que HTTPS é um fator de “peso leve", que irá afetar menos de 1% das consultas globais.

Se você está prestando atenção à tendência do HTTPS, então você provavelmente já previa esse acontecimento. John Mueller, analista de tendências do Google para webmasters, afirmou em um post no Google+, em 06 abril de 2013, que ele "iria amar ver mais sites usando SSL.". Matt Cutts, chefe de busca de spam, afirmou durante o SMX West em março 2014 que ele também gostaria que o SSL se tornasse uma parte do algoritmo de classificação do Google.

Antes de irmos mais longe, o que são exatamente HTTPS e SSL?

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é simplesmente uma versão segura do HTTP. É usado para sites de comércio eletrônico, por exemplo, para fazer transações seguras. Se você já visitou seu banco no Internet Explorer ou Firefox e notou um ícone de cadeado, então você pode ficar tranquilo, pois isso indica que o site é seguro.

SSL é a sigla para Secure Sockets Lock. É um protocolo que fornece conexões seguras para a transmissão de arquivos. Em outras palavras, você não usa o SSL para criptografar um arquivo, e sim para criptografar a conexão. Então, é isso que um domínio parece com ou sem criptografia:

Um domínio criptografado seria: https://www.domain.com/index.html.

Um domínio não criptografado seria: http://www.domain.com/index.html.

Ambos HTTPS e SSL exigem certificados digitais, que são: domínio único (www.domain.com), multi-domínio (www.domain.com, www.subdomain.domain.com, www.domain.net) ou universal (www. domain.com, www.subdomain1.domain.com, www.subdomain2.domain.com, www.subdomain3.domain.com, etc).

HTTPS como um fator de classificação

Antes do anúncio do Google, a Searchmetrics já tinha considerado usar HTTPS como um ranking em sua pesquisa 2014 Ranking Factors Study. Depois de examinar as classificações médias de HTTP e diretórios HTTPS, a pesquisa mostrou que houve um aumento de URLs codificadas em Maio / Junho de 2013 No entanto, descobriu-se que vários grandes domínios, tais como play.google.com/ ou games.yahoo.com/, foram responsáveis pelo pico relatado. Quando estes sites foram removidos, a visibilidade entre sites HTTP e HTTPS entrou em nível de igualdade.

HTTPS vs HTTP por razões de SEO

Searchmetrics chegou à conclusão de que "nenhuma relação perceptível para analisar a partir dos dados da relação entre HTTPS e rankings, e nem existem quaisquer diferenças entre HTTP e HTTPS." Eles também acreditam que o Google não começou a usar HTTPS como um fator de classificação ainda.

Conclusão

Se o Google está incentivando "todos os proprietários de sites para mudar de HTTP para HTTPS para manter todos seguros na web", então é melhor você ouvir – afinal, eles são donos de 68% da quota de mercado de motores de busca. Então, por que não o Google iria recompensar os donos de sites que estão ouvindo seus conselhos? HTTPS pode ser oferecer um peso leve para os rankeamentos de agora, mas se os proprietários de sites, e o Mestre Google, acreditam que é necessário para melhorar a experiência do usuário, é de se esperar que o HTTPS desempenhe um papel maior no ranking algoritmo de busca.

Voltando à minha pergunta original; Devo mudar de HTTP para HTTPS por motivos de SEO? E eu respondo: não é uma medida que precisa ser feita o mais rápido possível, mas se a experiência já nos ensinou alguma coisa é que quando se trata de SEO, é preciso sempre se manter a frente das expectativas do Google, ou irá ter que lutar muito mais para recuperar suas perdas quando a inevitável mudança chegar.

Traduzido da matéria “Should I Switch From HTTP to HTTPS for SEO Reasons?” da Forbes


 Quer entender a importância do Marketing de conteúdo para sua empresa ? Veja o capitulo do Digital Minds sobre o assunto. 

Marketing de Conteúdo

 

Tópicos: SEO

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter