Fale Conosco

Otimização de Sites para Mobile

   28 Julho, 2011 / por WSI Consultoria

|
|
OTIMIZACAO DE SITES PARA MOBILE

Otimização de Sites Mobile Pedro Dias Expon

Este artigo é uma releitura da apresentação do Pedro Dias, funcionário do Google, onde ele apresentou no evento Expon 2011 uma série de dicas para otimização de sites para mobile.

O vídeo acima foi utilizado pelo Pedro Dias logo no início da sua apresentação e ele nos mostra como cada vez mais fica forte o uso de dispositivos mobiles para fazer pesquisas, consultar opiniões de clientes, procurar por estabelecimentos. Ele mostra alguns números que sinceramente não condizem com a realidade brasileira, porém o uso de smartphones e tablets está cada vez mais presente. E a internet 3G tem cada vez mais planos acessíveis o que encoraja o uso desse tipo de tecnologia.

Agora é hora para testar e adaptar seus sites para versões mobiles e aparecer bem nas buscas orgânicas. Acho que o que é mais importante para ressaltar é que a otimização de sites não irá apenas de maneira natural (dependendo do nicho) melhorar o seu posicionamento no Google, mas mais do que isso irá melhorar a experiência do usuário em seu site contribuindo para que ele se torne um visitante fiel e recomende sua empresa. A otimização de um site vai além de posições no Google.

Tipos de Sites para Mobile

Quando desenvolvemos sites para mobile temos dois tipos, de acordo com o aparelho:

  • Feature Phone: celulares padrões que usam WAP com linguagens como WML e outros formas de HTML mais simples
  • Smartphones: neste grupo temos os celulares com browsers modernos como iPhone, Android, Windows Mobile e outros

Devido ao tipo de tecnologia diferentes entre esses dois tipo, o Google utiliza dois índices de resultados para cada tipo. Os feature phones recebem um índice customizado enquanto os smartphones recebem o mesmo índice da busca normal feita através de um computador ou notebook.

Resultados de Pesquisa Google Mobile e Desktop

Como vocês viram na prints acima tanto a busca feita no desktop quando a do smartphone recebem praticamente o mesmos resultados.

Comportamento do Usuário no Mobile

É importante antes de começar o desenvolvimento do site mobile entender o que os usuários (seu público) procuram quando estão no usando um celular. Entender o comportamento do seu usuário será fundamental para projetar um site com uma navegação e conteúdo adequado para ele.

No geral as pessoas procuram informações sobre lugares, serviços, avaliações de estabelecimentos, informações sobre um produto e principalmente para entretenimento.

Com ajuda das palavras-chave que estão te gerando visitas através da versão mobile do Google é possível entender melhor o seu usuário e o que ele procura, para visualizar essas palavras-chave você tem dois caminhos:

Google Webmasters Tools

Dados Mobile Google WebMaster ToolsPara acessar a lista de pesquisas que seu site teve impressões e cliques, vá no menu lateral em “Seu site na web” > Consultas de Pesquisa e selecione o Filtro para visualizar os dados de pesquisa que vieram através de celulares ou smartphones.

Google Analytics

Para você que usa o Google Analytics como ferramenta de Web Analytics você pode ativar um segmento avançado e ver somentes os dados de acesso de quem visitou seu site usando mobiles.

Depois de ativado o segmento avançado basta ir em Fontes de Tráfegos e visualizar quais palavras-chave você recebe visitas através da busca orgânica.

Segmentação Avançada de Tráfego Mobile Google Analytics

Configurando o Site Mobile

Você pode servir o conteúdo para o mobile de diversas maneiras desde que implantadas corretamente você não terá nenhum problema de conteúdo duplicado ou tentativa de clocking para manipulação de resultados. Por isso não esqueça de declarar no cabeçalho de seu HTML o tipo de documento correto. Ajude o Google a identificar a versão do seu site mobile:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD XHTML Mobile 1.0//EN" "http://www.wapforum.org/DTD/xhtml-mobile10.dtd">

Você também pode criar um sitemap XML específico para celulares, o que irá ajudar o Google a identificar o seu conteúdo. Pode-se encontrar detalhes aqui em Como Criar Sitemaps Móveis.

Agora vamos as melhores práticas para entregar o conteúdo para sites mobiles.

Indexação Site Mobile GoogleSite com mesma URL para Desktop e Mobile

Quando você for usar a mesma url para as duas versões você deve entregar o conteúdo para o usuário baseado no user-agent.

Para Googlebot-Mobile e o Usuário Mobile, entregar versão mobile do site e para Googlebot e Usuário Desktop versão desktop, só não faça o equívoco de entregar, por exemplo uma versão para o usuário do site mobile e outra versão para o Googlebot-Mobile, pois dessa maneira pode ser encarado como uma tentativa de manipular os resultados e você pode acabar tendo problemas com o Google.

Site com URLs diferentes para Desktop e Mobile

Pense no usuário do mobile e utilize URL curtas como:

m.site.com ou site.com/m

O importante quando se utiliza urls diferentes é fazer o redirecionamento correto, ou seja, um usuário mobile ao acessar a url desktop do site deve ser redirecionado para a versão correta, e o mesmo redirecionamento deve ser aplicado ao Googlebot-Mobile.

É importante que o redirecionamento seja feito usando um 301 ou 302, não utilize JavaScript pois alguns celulares podem travar ou deixar de redirecionar.

Dicas para otimização de mobile (smartphones)

  • Use CSS para otimizar o site em formatos de telas pequenas, assim você evita o desconforto no usuário de sites desconfigurado por causa de resolução.
  • Não esqueça de redimensionar as imagens fisicamente, isso ajuda a melhorar a experiência do usuário com tempo de carregamento mais rápido.
  • Evite o uso de frames ou javascript, pois no geral tornam o site muito lento além de que em alguns browsers o JavaScript acaba travando e fechando o aplicativo.
  • Use layout diferentes da versão mobile com a desktop.
  • Se possível crie um perfil extra em sua conta Google Analytics apenas para o tracking do usuário mobile, pois o comportamento do usuário mobile é muito diferente de um usuário desktop e isso pode provocar algumas distorções nos dados de acessos, caso seu site tenha um volume muito grande vindo de mobiles.
  • Não faça cloaking entre bot e usuário, senão você pode ter problemas com o Google.
  • Não utilize meta tags robots “noindex”.
  • Não bloqueie a versão mobile do site com o robots.txt.

E para quem não foi no Expon, a palestra do Pedro Dias de Otimização de Sites para Mobile encontra-se abaixo:

Dicas Otimização para Mobile

E ainda mais uns dois links que eu gostaria de recomendar:

Tópicos: Search Marketing

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter