Fale Conosco

Passo a passo de SEO para empresários

   18 Março, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
PASSO A PASSO DE SEO PARA EMPRESARIOS

Você com certeza já ouviu falar em SEO e em como ele pode auxiliar uma empresa a atrair mais clientes para o seu site. Talvez você também já saiba como é importante o conteúdo do seu site ser de qualidade e relevante e de como isso afeta o SEO. Entretanto, você sabe de fato o que é preciso para montar uma campanha bem-sucedida de SEO? Você tem duas possibilidades: montar uma equipe própria para elaborar a sua estratégia, ou contratar os serviços de uma agência de marketing digital. Porém, independente do caminho que você escolha, é importante você ter uma boa noção sobre o assunto.

Por isso, elaboramos esse passo a passo para que você saiba quais os elementos devem estar presentes em uma estratégia de SEO que traz resultados.


SEO

1. Mapeamento da concorrência

O primeiro passo para o desenvolvimento de uma campanha de SEO que lhe trará resultados é o mapeamento da concorrência. Conhecer bem seus concorrentes e as ações que eles estão desenvolvendo na internet permite que você faça um levantamento dos seus pontos fortes e fracos e que sua equipe identifique brechas e oportunidades, que colocarão sua empresa à frente das demais.

No que diz respeito ao SEO, é possível descobrir se o site do concorrente está otimizado e quais são as palavras-chave trabalhadas e que levam mais tráfego ao site. Além disso, você pode analisar como ele trabalha os inbound links: que tipos de links, textos, imagens? Sinais sociais? Quantos diferentes domínios apontam para os sites dos concorrentes? Quantas páginas externas apontam? Quais os links que geraram mais visitas? Só que as ferramentas que detalham essas informações, na maior parte, são pagas. Assim, você pode avaliar qual caminho seguir e qual será o investimento de tempo e dinheiro necessários para encarar essa disputa de igual para igual.  

 

2. Selecionando as palavras-chave corretas

De nada adianta elaborar um conteúdo bem-feito se suas palavras-chave não estão conseguindo direcionar o público que você realmente quer para o seu site.  Por esta razão, a correta seleção das palavras-chave é essencial.

Para isso, é importante verificar o volume de buscas para as palavras-chave que são relacionadas ao seu negócio e outras opções de palavras relacionadas, além de verificar a concorrência para essas palavras. Todos esses dados podem ser analisados no planejador de palavras-chave do Google Adwords que, embora seja uma ferramenta de anúncios pagos, auxilia bastante o trabalho de otimização de sites e escolha de palavras a serem trabalhadas no orgânico.

#Dica: Palavras que possuem o CPC no Adwords muito caro, são palavras com bastante concorrência e que podem ser importantes em sua estratégia de SEO.

Depois de definidas as palavras-chave, é importante inserir no interior do texto os termos pelos quais você quer ser rankeado e selecionar temas que sejam relevantes para o seu público.

 

3. Facilitar a "leitura" do site pelo buscador

O ponto mais básico da otimização de sites é justamente a estrutura do site, ou seja, o aspecto técnico que não é visto pelo usuário, mas são configurações que ajudam o robô do Google e outros buscadores a entenderem e indexarem o site corretamente, Por exemplo,

  • títulos das páginas com as palavras-chave;
  • otimização de URL's;
  • uso de tags de cabeçalhos (H1, H2, H3, H4, etc);
  • envio de sitemaps;
  • uso de breadcrumbs;
  • otimização de imagens com tag alt, tag title e nome do arquivo;
  • entre outros.  

 

Se o seu site é um ecommerce, há outros pontos:

  • cuidado com páginas duplicadas, como por exemplo, produtos presentes em mais de uma categoria do catálogo - utilizar tag canonical;
  • cuidado com produtos indexados que sairam de linha - utilizar redirecionamento 301.

 

4. Oferecer uma boa experiência para o seu visitante

Se você recebeu uma pessoa no seu site, como um visitante na sua casa, trate bem dele, não perca essa oportunidade de agradá-lo: responda suas dúvidas, facilite a navegação, para que ele visite outras páginas e permaneça um bom tempo no seu site, conhecendo e se aprofundando sobre o seu negócio.

Isso é importante não só para o visitante mas é importante para o Google também. O Google vai "dar pontos" para o seu site se o usuário ficar satisfeito: vai te oferecer uma posição mais privilegiada na página de resultado de busca. E como ele descobre isso? Através de alguns indicadores de desempenho do seu site, por exemplo:

  • tempo de resposta - se o site carrega as páginas rapidamente;
  • quantidadade de páginas digitadas;
  • duração da sessão;
  • adequação do layout do site para o dispositivo do visitante (o site é responsivo?)
  • propoprendê-lo no bom preencherem as mas que tem tudo a ver com a experiência que ele terá ao navegar nas páginas da sua marca. Questões como o título e a URL da página, assim como a forma como o usuário acessa seu conteúdo via mobile são importantes para ajudar a garantir um bom rankeamento em buscadores.


5. Investir em conteúdo de qualidade

Quando as pessoas procuram por algo nos buscadores, elas esperam por respostas. Logo, esses buscadores, como Google, Bing e Yahoo, irão procurar nos sites existentes possíveis respostas para a dúvida daquele usuário. Se o seu site não oferecer um bom conteúdo sobre o assunto, como os buscadores poderão entregar o seu resultado como resposta para o usuário?

Assim, fica clara a importância de atualizar o conteúdo do seu site para os motores de busca. Essa regra vale desde a inserção de novos produtos (com descrições completas e que ajudem o usuário) até o compartilhamento de dicas no blog da empresa. Esse conteúdo deve ser de qualidade no sentido que:

  • Deve ser único (não pode ter sido copiado de outra página)
  • Deve responder a dúvida do usuário e utilizar palavras-chave que estejam ligadas a essa dúvida (para que o conteúdo seja encontrado)
  • Deve ser bem escrito, bem estruturado e de fácil compreensão.

Além disso, o conteúdo deve ser criado para o público que você deseja dialogar e fechar negócio. Para isso, você precisa entender as necessidades deste grupo de pessoas com quem você quer se comunicar e focar em responder suas dúvidas. Dessa forma, ele ficará cada vez mais interessado em seu conteúdo e, consequentemente, em suas soluções e produtos.

 

6. Monte uma estratégia de divulgação para o seu conteúdo

Por último, mas não menos importante, investir em divulgação do conteúdo é algo que deve ser feito constantemente. Apostar nas redes sociais, no compartilhamento de conteúdo e no intercâmbio com outros blogs, podem ser maneiras efetivas de divulgar seu site e chegar mais próximo de seu público-alvo. Além disso, os buscadores entendem que sites bastante citados  nas redes sociais e em outras páginas da web estão sendo referenciados e, portanto, podem agradar a outros usuários também.


Com o conteúdo certo, um site com uma boa infraestrutura, palavras-chaves bem elaboradas, e uma estratégia de divulgação desse conteúdo, você estará mostrando ao Google e demais buscadores que a sua empresa se preocupa com o que eles consideram mais importante: o usuário. Portanto, o grande segredo de uma boa estratégia de SEO é pensar em primeiro lugar no seu público, no que ele deseja consumir de conteúdo, como deseja consumir e em quais plataformas quer interagir.

Converse 30 minutos com o nosso consultor!

assinatura_ana-.pngSobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: [email protected] 

Tópicos: SEO

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter