Fale Conosco

11 tendências de mídias sociais para 2021 | Relatório Hubspot

   18 Fevereiro, 2021 / por Caio Cunha

|
|
11 TENDENCIAS DE MIDIAS SOCIAIS PARA 2021 RELATORIO HUBSPOT

[wsi][lblog][11 tendências de mídias sociais para 2021 Relatório Hubspot]

A pandemia causada pelo novo coronavírus foi o grande catalisador de 2020. Em 2019, ninguém falava da chegada do vírus no mundo e muito menos esperava consequências tão graves. A partir disso, todas as expectativas de 2020 em relação às mídias sociais foram ultrapassadas por acontecimentos inesperados causados pela Covid-19.

 

Dessa forma, muita coisa mudou. Baseado nessas modificações, o HubSpot, em parceria com a Talkwalker, fez um relatório detalhado sobre as expectativas às tendências de Social Media para 2021. 

Neste post, preparamos um resumo do relatório para te ajudar a alavancar suas estratégias em mídias sociais neste ano. Acompanhe as maiores tendências em ordem decrescente!

11. Mescla de conceitos no UCG

UCG significa User Generated Content, que é o conteúdo gerado pelo usuário das mídias sociais. O relatório traz esse conceito em conjunto com a palavra remixing, que, de acordo com o conceito atribuído no relatório, é a arte de misturar formatos diferentes e recriá-los para produzir novos conteúdos. 

Isso pode ser feito por meio de plataformas como o TikTok, uma plataforma de vídeos curtos que é a grande tendência do momento entre as redes sociais, stories no Instagram, depoimentos nas redes sociais ou até em plataforma própria da empresa, como é o caso da Chipotle, que incorporou um jogo em sua plataforma para que as pessoas jogassem enquanto esperavam seu pedido chegar. A grande sacada aqui é fazer com que a marca apareça no  jogo, ou no remix de outras plataformas. 

10. Os 4 “Cs” da Covid-19

O tom de 2021 para as mídias sociais será baseado em 4 “Cs”: 

  • Community (comunidade), 

  • Contactless (menor contato), 

  • Cleanliness (cuidados higiênicos relacionados ao vírus),

  • Compassion (compaixão).

Esses 4 “Cs” devem ser a base do tom adotado pelas empresas ainda neste ano. Isso deve ser feito de maneira a adaptar as preocupações e as necessidades dos consumidores, que se sentirão mais contemplados pelas marcas e pelas empresas. 

A empresa LEGO já está apostando nisso fazendo com que os próprios brinquedos apareçam nas mídias sociais lavando as mãos para se prevenir contra a Covid-19, por exemplo.

 

 

9. O conteúdo dos memes

Os memes estão muito em alta na internet, ganhando o espaço que antes era dos emojis e dos Gifs. Eles são uma excelente maneira de se comunicar, pois expressam conteúdos de uma forma engraçada e com maior probabilidade de viralizar, ou seja, se espalhar pela internet. 

Porém, é importante tomar cuidado e se assegurar que os memes cabem na comunicação da sua empresa. Para empresas mais jovens, com pegada tecnológica, de inovação ou vendas B2C, um meme pode cair muito bem. Mas para empresas B2B mais sérias, o meme deve ser avaliado com cautela.

Além disso, é necessário se “proteger” dos memes, afinal, assim como eles podem viralizar de maneira positiva, também podem se espalhar trazendo uma mensagem negativa para a empresa. 

Como forma de utilizar os memes a seu favor, a PlayStation utiliza esse tipo de abordagem para divulgar consoles e jogos, fazendo com que a repercussão seja ainda mais ampla e interessante para o público.

 

 

8. Marketing de nostalgia

A forma como o Marketing é feito transmite emoções para os consumidores. Assim, uma grande tendência para o ano de 2021 é fazer com que as pessoas fiquem mais nostálgicas em relação a períodos anteriores à pandemia. Esse sentimento bom que as memórias passadas proporcionam pode ser vinculado à marca de maneira muito positiva.

No relatório, é apresentado o exemplo da Netflix, que teve muito sucesso ao lançar séries que remetem ao passado, como Stranger Things, que traz a nostalgia dos anos 80, e The Baby-Sitters Club, baseada em livros e em uma série de TV dos anos 90.

Para além das redes, vimos a Elma Chips voltar com os TAZOS®, um “card” colecionável que foi febre entre as crianças dos anos 90. Com a temática Pac-Man, que completou 40 anos, a ação da marca da PepsiCo garantiu sucesso de vendas e um apelo fortíssimo entre os públicos adulto e infantil.  

7. Comunicação com os consumidores 

O relatório da HubSpot também traz como grande tendência para 2021, a comunicação entre empresas e seus consumidores. Com a pandemia, ficou claro que a prioridade dos consumidores não é a aquisição de produtos e serviços, mas sim a busca por informações precisas e ágeis. 

A empresa Domino's apostou na comunicação em conjunto com a tecnologia e teve grande sucesso com seu bot, chamado Dom, na plataforma Facebook. Com ele, os consumidores podem fazer perguntas relacionadas a suporte ao consumidor, rastreio de pedidos e, até mesmo, fazer compras diretamente do chat.

6. Uso de games para fazer Marketing

Os jogos on-line tiveram grande sucesso em 2020 devido à pandemia. Com a prática do isolamento em diversos países, as pessoas passaram a jogar mais e se engajar em comunidades relacionadas a esses jogos. 

A partir disso, empresas como a Warner Bros aproveitaram para fazer a divulgação de filmes em games, como é o caso do trailer do filme The new ‘Tenet’, que foi ao ar dentro do jogo Fortnite.

E o iFood, que utilizou o conceito de gamificação colocando o entregador de pizza do jogo PK XD com o uniforme da empresa. Muito mais do que uma propaganda, é colocar a marca dentro do contexto do jogo. Não à toa, muitas crianças hoje referem-se aos entregadores de forma geral como o “ifood”. Qual o peso de uma estratégia como essa no brand awareness da marca? Qual a influência dessas crianças pedindo para os pais “pedirem ifood” ao invés de pedirem comida? 

 

 

5. Marketing da velha guarda

O uso de estratégias de Marketing já conhecidas por nós também é uma tendência para 2021. As coisas vêm e vão ao longo do tempo como a moda, que pode utilizar estilos antigos para criar novas tendências. 

Com isso em mente, a empresa The NewsMarket apostou nos podcasts – que ficaram muito famosos há algum tempo e, agora, estão novamente em alta.

O consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil em 2019 e continuaram a tendência em 2020, pois são mais fáceis de consumir, já que muitas pessoas ouvem esses conteúdos enquanto dirigem, praticam atividades físicas e até mesmo realizando tarefas do lar.

Em 2021, os conteúdos por áudio ganharam ainda mais notoriedade com o Clubhouse, um aplicativo que funciona basicamente como salas de bate-papo por temas e têm 3 diferenciais: funciona apenas por áudio; está disponível apenas para iOS; entrada de novos membros apenas com convite ou aprovação de membros. Essa combinação de fatores fez com que a rede chegasse ao valor de 1bi, além de ser o 5º aplicativo mais baixado na Apple Store americana nos primeiros dias. 

4. O novo normal

Muitas pessoas acreditam que as plataformas de mídias sociais vão acabar dando espaço a outras plataformas mais modernas e interessantes. Porém, essa não é a tendência de 2021, plataformas como o Facebook, por exemplo, se modificam, se adaptam ao “novo normal” e adotam novas estratégias e funcionalidades para não caírem no desuso.

Portanto, para 2021, não é previsto que nenhuma das grandes redes sociais, principalmente Facebook, Instagram e TikTok caiam em desuso. Aliás, já especula-se que em breve Mark Zuckerberg lançará algum recurso no Instagram para competir com a rede queridinha do momento, o Clubhouse. 

3. Desinformação digital

A desinformação sempre foi um problema nas mídias sociais, de modo que, em 2020, essa questão acabou aparecendo ainda mais por conta da desinformação relacionada à pandemia trazida para as redes. 

Para este ano, a tendência é que as empresas foquem em trazer informações verídicas e transparentes para o público, de forma a silenciar as fake news

Esse foi o caso da Vodafone, que sofreu as consequências de uma falácia que dizia que o serviço de 5G oferecido pela empresa foi o causador da pandemia. Com isso, a empresa teve que se pronunciar nas mídias sociais para desmentir a informação.

2. Consciência social

Uma grande tendência para 2021 é a consciência social que as empresas deverão trazer para perto de suas marcas. Isso significa que questões como saúde mental, inclusão e justiça social farão parte das mídias sociais, e os consumidores irão valorizar muito esse aspecto. 

Empresas como a Nike já entenderam isso e estão se engajando em questões como o movimento Black Lives Matter, por exemplo.

Aqui no Brasil, Magazine Luiza, Natura e e Avon são empresas que costumam aderir à essas pautas, trazendo inovação e visibilidade para temas importantes, como a vacina contra covid-19 e a maior inserção de negros no mercado de trabalho. 

1. A maior tendência: o Consumidor é Rei!

A maior tendência para este ano é a centralização da atenção no cliente e em suas necessidades. Empresas que utilizarem suas mídias sociais para entender e externalizar a sua compreensão das motivações, necessidades e assuntos trazidos pelos seus clientes tendem a ter grande sucesso.

Mas não adianta ouvir apenas nas redes sociais e ter os canais de contato da empresa “esquecidos”, por isso uma grande tendência para essa ano são as plataformas voltadas para a automatização da área de pós-venda e atendimento, chatbots em multiplataformas (chat, WhatsApp e Facebook), base de conhecimento para tirar dúvidas dos clientes sobre seus serviços e, claro, o conteúdo do blog e dos materiais a serem baixados, unidos por automação de emails para tornar todo esse processo de automação de marketing mais unificado e coeso. 

Quer mais dicas? Participe do nosso webinar sobre automação de marketing!

 

Nova call to action

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Tópicos: Mídias Sociais

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter