Fale Conosco

3 exemplos de empresas SaaS que estão usando o Inbound Marketing a seu favor

   01 Junho, 2016 / por Caio Cunha

|
|
3 EXEMPLOS DE EMPRESAS SAAS QUE ESTAO USANDO O INBOUND MARKETING A SEU FAVOR

Nos últimos anos, os profissionais de TI têm visto a revolução do setor de software e serviço, impulsionado tanto por gigantes já estabelecidas, como por startups que disponibilizam milhares de aplicativos a cada ano no mercado.

Segundo dados da Gartner, consultoria do mercado de tecnologia, o faturamento do mercado de aplicativos saltou de $20 bilhões em 2013, para $33 bilhões, em 2016. O que corresponde a uma taxa de crescimento anual de 19.5%. Já uma pesquisa da Compass revelou que o mercado de SaaS está crescendo quase 3 vezes tão rápido quanto o de software como um todo.


3_exemplos_de_empresas_SaaS_que_esto_usando_o_Inbound_Marketing_a_seu_favor.jpg

No Brasil, o setor SaaS faturou $25 milhões em 2014, cifra que coloca o país como o sétimo maior mercado no ranking mundial e primeiro da América Latina. Além disso, a pesquisa encomendada pela ABES Software - Associação Brasileira de Empresas Software- nosso mercado é composto em sua maioria por empresas de pequeno e médio porte.

Porém, com o crescimento do setor vem também o acirramento da concorrência entre os players. E aí está o ponto nevrálgico da questão: como estar sempre a frente do concorrente? E mais: qual a melhor metodologia de marketing que pode ajudar sua empresa a crescer de maneira sustentável?

Pesquisas apontam que em uma empresa de SaaS, a cada O_marketing_de_SaaS__muito_diferente_daquele_adotado_para_venda_de_software.jpg dólar investido em marketing, $2.20 acabam voltando em forma de lucro. Entretanto, para que essa equação realmente se realize, hoje, mais do que nunca, os departamentos de marketing e vendas têm de estar sintonizados. Com isso, a estratégia desenvolvida pela equipe de marketing conseguirá gerar leads qualificados para o time de vendas, aumentando assim o número de clientes alcançados e, consequentemente,  o aumento de receita.

Para conseguir alcançar esse objetivo, a equipe de marketing possui uma série de táticas e metodologias à sua disposição como a nutrição de leads, disparo de e-mail marketing, conteúdo pago ou ainda, marketing de conteúdo.

Essas metodologias combinadas têm se mostrado muito eficientes na geração de leads qualificados, pois nutre a persona com informação, facilitando o trabalho do vendedor (que acaba se tornando um consultor), na medida que sana as dúvidas que o cliente ainda possa ter antes de fechar a venda

Porém, nada melhor do que histórias de sucesso para analisarmos como, de fato, essa metodologia tem auxiliado empresas de software e serviços. Separamos três cases de empresas que trabalharam com o Hubspot, e estão usando o Inbound Marketing a seu favor.

 

1. Ometria

Essa startup inglesa oferece uma plataforma de marketing e análises para varejistas. Fundada em 2013, a empresa tem o objetivo de fornecer informações de qualidade para orientar tomadas de decisões.

Entretanto, no início, os profissionais da Ometria tentavam gerarOmetria.png leads e prospectar clientes utilizando formas tradicionais de marketing e vendas. Porém, a empresa não estava alcançando o resultado desejado. Sendo assim, foram atrás de uma solução inovadora e perceberam que, para uma startup ainda pequena, o inbound marketing podia ser  a estratégia que necessitavam. Assim, o HubSpot os ajudou a implementar, a partir do zero, uma estratégia de inbound marketing que era adaptável, eficiente e maximizou seus recursos limitados. O primeiro objetivo da equipe da Ometria era começar a construir a consciência da marca em seu mercado, e para isso, desenvolveram um blog usando o Blog App e criaram landing pages para converter o tráfego da página em leads. Sua base de e-mails cresceu rápido e logo passaram a utilizar também o Email App, segmentando seus leads e direcionando suas mensagens de acordo com seu ciclo no funil de vendas. Com o crescimento do negócio, passaram também a utilizar ferramentas do HubSpot mais avançadas, como o Smart CTA e o Analytics.

Com um ano utilizando esta estratégia, o tráfego do site da Ometria cresceu 368%, enquanto os leads 558%, números que ajudaram a gerar um aumento de 60% na receita da companhia. Hoje a empresa ajuda centenas de varejistas a adquirir melhores clientes e mantê-los realizando compras através da criação, execução e constante otimização do seu programa de marketing.

 

2. Phase 5 Group

A Phase 5 Group possui muita experiência em ajudar empresas a implementar programas de melhoria contínua, que são essenciais e transformadores quando falamos de ambientes de produção diversificados. Em 2014, a companhia lançou um software totalmente novo e diferente do que se via Phase_5_Group.pngno mercado, chamado EON, mas precisava divulgar a  seus potenciais clientes que tal solução estava disponível no mercado. Assim, o grupo buscou a HubSpot e a SmartBug Media para criar uma estratégia de inbound marketing que educasse seu público e o mercado em questão, atraindo os clientes certos.

A primeira iniciativa tomada foi rapidamente implantar o site da EON no HubSpot. O próximo passo foi estruturar um plano estratégico completo com base em campanhas mensais para ampliar seu alcance e buscar leads qualificados. Os resultados surpreenderam as expectativas de todos: em três meses, utilizando o Inbound Marketing, as visitas ao site aumentaram 42 vezes e o número de leads qualificados no site 4,5 vezes. A taxa de conversão de visitas em leads continuou aumentando  mais 4 vezes em menos de 6 meses.

Essa estratégia ainda trouxe outros benefícios para  Phase 5 Group : a qualidade dos leads melhorou e as informações  coletadas (que mostram quem visita o site) passaram a ajudar muito a equipe de vendas. Essa, por sua vez,passou a conseguir  analisar melhor os mercados alvo e, com essas ações, a taxa de conversão de leads em clientes continuou aumentando.

 

3. Intelliflo

A Intelliflo é uma empresa SaaS que desde 2004 oferece um sistema de suporte on demand para empresas do mercado  financeiro,  ajudando-as a serem mais eficientes, a administrarem melhor os riscos, a aumentarem seus lucros e assim construirem um negócio melhor. Eles perceberam a Intelliflo.pngnecessidade de aumentar o tráfego no seu site e assim gerar mais leads. Isso os levou a desenvolver uma estratégia de inbound marketing, em substituição às ações de outbound marketing que sempre usaram. Agora, para essa estratégia ter gerado o sucesso desejado e auxiliado a empresa na integração das equipes de marketing e vendas, de forma que tivessem informações úteis, em tempo real,  sobre os leads nos quais a equipe de vendas queria  concentrar seus esforços, uma plataforma robusta de marketing digital foi necessária.

Com o HubSpot, toda informação que necessitavam estava disponível, o que permitia que a equipe de marketing focasse seus esforços em atividades mais importantes. Eles tinham um panorama completo e suas equipes, tanto de  marketing quanto de vendas, conseguiram ser mais eficientes, economizando tempo. Assim, o software os ajudou a ter uma visão geral de todas as atividades e trouxe uma série de ferramentas para alavancar sua estratégia de vendas. Sem esquecer que puderam, com essa plataforma,  integrar todas essas oportunidades com a ferramenta de CRM.

Como resultado, o tráfego do website da Intelliflo cresceu 174% e os leads 165%. Além disso, os esforços para otimizar o website e as landing pages aumentaram o tráfego orgânico do site em 83%.


Analisando os casos específicos de cada empresa, é possível concluir que o Inbound Marketing pode ser a resposta que sua empresa estava procurando para gerar mais leads qualificados, auxiliando assim seu departamento de vendas. No entanto, gostaria de ressaltar que  para assegurar o sucesso da implementação dessa metodologia, cada empresa, ao buscar o inbound, precisa analisar quais são as ferramentas e estratégias que combinadas melhor atenderão seus objetivos. Torço para o sucesso de vocês leitores.

Soluções Inbound


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter