Fale Conosco

4 dicas para criar campanhas de Inbound Marketing melhores

   20 Setembro, 2018 / por Caio Cunha

|
|
4 4 DICAS PARA CRIAR CAMPANHAS DE INBOUND MARKETING MELHORES

Leve as suas campanhas de Inbound Marketing a outro nível e melhore os resultados com essas 4 dicas que separamos para você! 

WSI -  4 DICAS INBOUND-2

O Inbound Marketing permite construir uma presença de autoridade para a sua empresa na internet. Com isso, seu público percebe que você entende sobre a sua área de atuação. Além disso, com essa estratégia de marketing digital é possível captar leads qualificados e nutri-los até que eles estejam prontos para converter uma compra. E é exatamente por isso que a metodologia tem sido amplamente utilizada por empresas de diversos portes e setores.

No entanto, para ser efetiva, uma boa campanha de Inbound Marketing precisa estar pautada em estratégias eficazes.

Será que você não está deixando de vender por deixar alguma delas passar em branco?

Veja, a seguir, algumas dicas infalíveis para levar o seu Inbound Marketing a outro patamar!

1 - Dedique-se a realmente conhecer a sua persona

O conceito de buyer persona sempre surge quando o assunto é Inbound Marketing. E não é à toa: uma boa estratégia demanda conhecimento profundo dos clientes.

Para criar as personas do seu negócio de forma eficaz, é preciso realizar algumas análises bastante profundas. Comece identificando as características do seu público e suas dores, aquelas que sua empresa é capaz de resolver e aquelas que muitas vezes não estão diretamente relacionadas ao seu negócio, mas que sua empresa pode agregar na experiência desta pessoa com a sua marca. Para isso, entreviste algumas pessoas da sua base atual de clientes, recorra à pesquisas de mercado ou avalie os materiais que você já tem sobre esses seus clientes.

Depois, compile os resultados obtidos e tente identificar padrões, desejos e queixas comuns. Assim, você terá um perfil mais realista e certeiro a respeito das suas personas.

Aqui, também é importante analisar características que possam contribuir para complementar esses perfis. Informações como a profissão, estado civil e estilo de vida podem ser fundamentais para não só entender aonde esse seu público navega na internet mas também aprimorar o tom de comunicação das campanhas.

Por fim, faça uma cone entre as dores das personas com as soluções e os diferenciais da sua empresa

Baixe grátis: Template para criar sua buyer persona

 

2 - Faça um estudo de SEO para basear as campanhas

Uma das grandes vantagens em adotar o Inbound Marketing é contribuir para a visibilidade do seu site no Google e outros mecanismos de busca. Dessa forma, um estudo de SEO deve fazer parte da sua estratégia.

Avalie quais as palavras-chave relevantes para o seu negócio e mercado. Com base nelas, selecione os termos que serão usados nos conteúdos. E, então, parta para a criação do calendário editorial.

Nesse ponto, é fundamental elencar os tópicos que serão abordados nos conteúdos, suas palavras-chave e a frequência de postagens. Assim, toda a sua estratégia fica integrada e o Inbound Marketing tem o potencial de gerar melhores resultados.

Além dos conteúdos, é importante que haja uma estratégia consolidada de SEO on page. Na imagem abaixo, da WSI, é possível entender como a Otimização de Sites para Buscadores funciona:

  Piramide Marketing Digital

Baixe grátis: Ebook com dicas de SEO 

3 - Adeque os workflows à jornada de compra das personas

As frequências e o fluxo das campanhas e dos conteúdos não devem ser definidos de forma aleatória. Afinal, você seguiu os passos que listamos acima para que eles colaborem para deixar a estratégia mais eficaz.

Aqui, é importante que as ações do seu Inbound Marketing estejam de acordo com as dores e as etapas da jornada de compras das personas.

Essa pode parecer uma dica óbvia, no entanto, muitas empresas realizam o planejamento de forma correta, mas o deixam de lado no momento de executar.

Tente relacionar os conteúdos, os e-mails e a comunicação em geral para cada estágio da jornada de compra. Assim, você apresenta a abordagem e a solução certa no momento mais adequado. Veja abaixo como funciona a Jornada de Compras:

 

Jornada de compras

 

4 - Teste e não tenha medo de errar

Infelizmente, ainda há uma cultura muito forte de que o erro deve ser evitado a todo custo. Com isso, a maioria das pessoas fica limitada a fazer apenas o básico ou a planejar muito antes de colocar em ação.

A consequência é que vemos milhares marcas fazendo mais do mesmo ou demorando muito para entrar com novidades que superem as expectativas dos clientes. E esse não é o caminho para ajudar as suas personas e, tampouco, para conseguir uma posição de relevância no seu mercado.

Por isso, deixe a criatividade fluir e teste novas abordagens e maneiras de falar sobre um tema. Na maioria das vezes, a chave está em justamente trazer visões novas a respeito de algo que já é discutido.

Para ajudar nessa tarefa, faça testes AB e mantenha-se atento ao mercado. Acompanhar marcas de outros segmentos costuma ser uma excelente forma de incentivar a criatividade e trazer novas ideias para a sua empresa, e teste-as!

Além disso, não tenha medo de questionar os seus clientes. Pergunte suas dúvidas, entenda seus processos e dificuldades, por mais que sua buyer persona já esteja definida, manter um relacionamento nas redes sociais da empresa ou por email ajuda você a manter a estratégia sempre oxigenada e aberta às novidades.

Quer mais dicas para uma boa campanha de Inbound Marketing? Baixe nosso ebook!

 

  Nova call to action

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 
 

Tópicos: Inbound Marketing, Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter