Fale Conosco

4 estratégias de marketing digital para escritório de advocacia

   03 Julho, 2019 / por Lucas Rovella

|
|
4 ESTRATEGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA ESCRITORIO DE ADVOCACIA

 

Entenda como tirar proveito do Marketing Digital para escritório de advocacia sem infringir o código de ética da OAB.

4 estratégias de marketing digital para escritório de advocacia

 

Apesar de rígido, o código de ética da OAB permite que a internet seja utilizada por escritórios de advocacia para manterem um relacionamento com clientes e divulgarem seus serviços.

No entanto, o Marketing Digital para escritório de advocacia precisa seguir algumas premissas. Entre elas, é preciso focar no caráter informativo e não realizar publicidade que seja pautada no “auto-engrandecimento”.

Em outras palavras, o Marketing Digital para escritório de advocacia pode trazer enormes benefícios quando realizado de forma correta. Para tanto, é preciso conhecer tanto as restrições quanto as estratégias e ferramentas.

Assim, é possível captar e reter clientes, se posicionar como autoridade na área e não depender exclusivamente de indicações.

Siga com a leitura e conheça algumas das principais estratégias que podem ajudá-lo neste sentido:

1 - Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de longa duração pautada em relacionamento com clientes e potenciais clientes por meio da oferta de informações relevantes para eles.

Com ele, os escritórios de advocacia podem produzir artigos, infográficos, vídeos e informativos a respeito de suas áreas de atuação para sanar as dúvidas dos clientes. Assim, é possível conquistar uma posição de referência na internet e, portanto, atrair clientes naturalmente.

No entanto, é fundamental que os conteúdos sejam de fácil entendimento às pessoas e estejam alinhados às suas dúvidas. Ou seja, se você atua na área trabalhista, é fundamental que o conteúdo não apenas supra as dúvidas referentes ao tema, como também seja disponibilizado em uma linguagem compreensível para esse público.

Dessa forma, o Marketing de Conteúdo para advogados deve partir de um profundo conhecimento do perfil de clientes do escritório e, então, “adaptar” a linguagem técnica da área para que as pessoas se identifiquem.

Para entender bem que é esse público e quais são suas dúvidas, criamos buyer personas. Você pode baixar um template gratuito para criar sua persona aqui.

A frequência em que o conteúdo é produzido, bem como a diversificação de formatos (textos, vídeos etc) também fazem a diferença na estratégia. Afinal, quanto mais valioso e fácil for de consumir este conteúdo, mais chances de as pessoas começarem a te reconhecer como autoridade naquela área.

2 - Vídeos

Falando em vídeos, essa é outra estratégia de Marketing Digital para escritório de advocacia bastante valiosa.

Para você ter uma ideia, em quatro anos o consumo de vídeo na internet cresceu 135%. No mesmo período, o consumo de TV aumentou apenas 13%.

Este é um recurso que pode ser bastante explorado na área jurídica sem infringir o código de ética da OAB. Afinal, a ideia aqui é oferecer conteúdo e informação às pessoas, e não fazer publicidade do escritório.

Como são mais interativos e fáceis de consumir, os vídeos são uma ótima oportunidade para que o advogado desmitifique alguns conceitos da área e crie autoridade sobre determinado assunto. Assim, a linguagem fica mais acessível aos potenciais clientes e a comunicação se torna humanizada.

Uma boa dica neste sentido é criar um canal no YouTube e explorar os recursos de Live e de Stories do Instagram, Facebook e Youtube. Com isso, também é possível criar uma aproximação maior com as pessoas e responder a dúvidas ou conversar em tempo real.

3 - Mídias Sociais

As mídias sociais são ferramentas dinâmicas e que facilitam a interação com o público. Portanto, quando usadas corretamente, colaboram para divulgar o escritório e os serviços para as pessoas certas.

Elas podem ser usadas para divulgar os conteúdos criados ou, então, para responder dúvidas mais pontuais dos seguidores, estabelecendo relacionamento e ajudando também na criação de autoridade.

O importante aqui é que elas não estejam vinculadas aos perfis pessoais dos advogados.

Ainda, as redes devem ser atualizadas com frequência e é preciso interagir com os seguidores. Afinal, estamos falando de um canal em que a conversação é a grande premissa.

4 - Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia que visa atrair os clientes para o escritório de advocacia utilizando, além das estratégias citadas acima, automação de Marketing, SEO e email marketing.

De forma geral, a metodologia parte de um profundo conhecimento dos clientes e da jornada que eles percorrem até o pós-vendas.

A partir daí, são criados conteúdos por diversos canais, como blogs, redes sociais, e-mails, entre outros, para nutrir os clientes e mantê-los informados até que estejam prontos para a compra.

Com isso, os próprios conteúdos vão os ajudando a compreender melhor o problema que enfrentam e a seguir pela jornada até se tornarem, de fato, clientes.

Os benefícios do Inbound Marketing para escritórios de advocacias são diversos e a longo prazo. E, por ser uma metodologia pautada em conteúdo e em que o usuário chega até você, não infringe as regulamentações da OAB.

Lembre-se: Quanto mais você ajudar às pessoas com as suas dúvidas e problemas,

Quer entender mais sobre como fazer e os benefícios do Marketing Digital para escritório de advocacia? Agende uma conversa de 30 minutos comigo para que eu possa tirar suas dúvidas!

 

CTA - escritórios de adv-1

 

BIO-LUCAS (1)

linkedin.png email: lucas@wsiconsultoria.com 

 

 

 

Tópicos: Marketing Digital

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter