Blog WSI - Artigos e Notícias sobre Inbound Marketing, Search Marketing e mais

4 estratégias de marketing digital para mercados competitivos

Written by Ana Luiza Cunha | 15 Abril, 2015

A adoção do marketing digital é fundamental para toda e qualquer empresa, independente da área de atuação e também de seu porte. Estar online fará com que mais pessoas conheçam sua marca, sendo que sua empresa poderá alcançar um público maior e ainda fidelizar os atuais clientes.

Para isso, muitas empresas adotam estratégias básicas e importantes em seu marketing, tais como as mídias sociais (presença da marca em redes sociais como Facebook, Twitter, etc.), links patrocinados (anúncios do Google), SEO (melhorar a colocação do seu link nos resultados do Google de forma orgânica) e outras mais.

Entretanto, em mercados competitivos, principalmente para empresas que são mais novas ou menores na área, além das estratégias já citadas, que são fundamentais em qualquer plano de marketing, é necessário pensar “fora da caixa” e trazer novas soluções para um efetivo marketing digital. Conheça alguns exemplos a seguir de estratégias de marketing digital para mercados competitivos:

1. Redes sociais de nicho

Investir em redes sociais de nicho é uma ótima chance de falar mais diretamente com o seu público. Ao invés de estar constantemente em redes sociais mais abrangentes, a sua empresa pode marcar presença em outras que sejam mais direcionadas a interesses e assuntos que estejam relacionados com o seu produto/serviço, aumentando as chances de realmente falar com quem se interessa pelo produto/serviço que você tem a oferecer. Como exemplo, temos a rede social Dogster (sobre cães), o SoundCloud (para músicos e bandas),o  Gogobot (para turismo), entre tantas outras redes de nicho B2C e B2B. 

2. Anúncios em site de nicho

Sites e blogs de nicho, ou seja, que falam sobre um tema específico, são interessantes pois o seu público estará presente neles. Assim, você aumenta suas chances de ter retorno em uma determinada campanha. Um bom exemplo é colocar um banner de uma chuteira em um site que fale sobre futebol e outro na home de algum portal de notícias. Em qual você acha que será mais fácil impactar seu público?

Além disso, você pode utilizar tanto a rede de display do Google como entrar em contato diretamente com o site ou blogueiro. E os anúncios vão de banners, publicações patrocinadas e inserção em catálogos de produtos/serviços da área a eventos e campanhas de grande porte. A escolha, é claro, dependerá da verba e objetivo.

3. Unifique as estratégias digitais

Uma campanha, seja ela online ou offline, deve ser sempre unificada. Assim, sua marca gera uma coerência e também coesão na mente dos consumidores e possíveis clientes. Além disso, faça com que cada estratégia converse com as outras. Atualize sempre as redes sociais, o site, o conteúdo do blog, as informações essenciais, os anúncios e por aí vai. Lembre-se também de direcionar o usuário de uma plataforma para a outra, como do Facebook para o site, ampliando a presença da sua marca digitalmente . Estratégias unificadas possuem mais chance de vencer juntas do que se estiverem sozinhas. E, além disso, não se esqueça de verificar qual estratégia está trazendo mais resultados para o seu negócio!

4. Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, se destaca por ser uma nova forma de atrair o público da sua empresa, oferecendo a ele conteúdo de qualidade como porta de entrada do cliente ao site. Nele, impactamos o usuário que esteja procurando por algo que seja relacionado com a sua empresa, ou seja, o cliente vem até a sua marca por uma porta de entrada que a empresa ofereceu e não ao contrário. O conteúdo é o grande astro do Inbound Marketing e a diferença com outras estratégias que envolvem conteúdo é que com ele construimos a comunicação pensando no público-alvo e na etapa do funil de vendas (etapas do processo de compra do consumidor) em que ele está, aumentando as chances de de convertê-lo em cliente. Além disso, todas as estratégias são monitoradas e unificadas, oferecendo uma visão holística.

Leia Também: Inbound Marketing: o que é e como pode ajudar minha empresa a crescer?

                               5 dicas para aumentar suas vendas com Inbound Marketing

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Baixe o ebook da WSI Consultoria!