Fale Conosco

Inbound Marketing: o que é e como pode ajudar minha empresa a crescer?

   27 Março, 2015 / por Ana Luiza Cunha

|
|
INBOUND MARKETING O QUE E E COMO PODE AJUDAR MINHA EMPRESA A CRESCER

Post atualizado em 15 de janeiro de 2021

O comportamento de compras de seu consumidor ideal mudou significativamente, e, como resultado, as empresas precisam de novos métodos tanto para obter a sua atenção quanto para fidelizá-lo a longo prazo.

O consumidor de hoje pesquisa, consome conteúdo, se informa. Para ele, não basta ver anúncios, é necessário entender o valor do seu negócio e como a sua empresa pode ajudá-lo a cumprir suas metas.

O que é Inbound Marketing? 

O Inbound Marketing nasceu para ser essa porta de entrada do usuário no site. Em outras palavras, significa se concentrar em alinhar a sua estratégia de conteúdo em uma campanha que gira em torno dos interesses de seu cliente, a fim de atrair públicos mais relevantes para a empresa.

O principal fator para medir o sucesso de uma estratégia de Inbound bem-sucedida é a capacidade de compartilhamento de conteúdos relevantes para os clientes.

Esse processo vai desde a criação de conteúdos até a etapa de fazer com que tais conteúdos cheguem para os seus possíveis clientes de diversas formas, como com o compartilhamento em redes sociais e pesquisa na busca orgânica do Google.

O Inbound compreende quatro etapas principais: atrair, converter, relacionar e fidelizar. Saiba mais sobre cada uma delas aqui.

O que é Inbound Marketing e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer

Inbound Marketing: como pode ajudar minha empresa a crescer?

Ao criar conteúdos relevantes e direcionados para o público-alvo que a empresa deseja alcançar, o Inbound Marketing tem o potencial de atrair contatos qualificados para o negócio, assim como despertar nesses contatos um desejo espontâneo em se manter continuamente conectados com a marca.

O objetivo é atrair, converter e encantar clientes, criando um diferencial no relacionamento com a persona, e não apenas a estratégia de follow-up tradicional – baseada apenas em enviar novidades sobre as novas ofertas e promoções da empresa.

O Inbound Marketing na prática: como ele age?

No aumento da visibilidade

Por meio do Inbound Marketing, é possível aumentar a visibilidade de uma marca, ou seja, chegar até o maior número de consumidores possível, o que é fundamental para toda a empresa que deseja investir em divulgação.

Por meio de conteúdo relevante (e estratégico), a marca poderá ser encontrada por seu público-alvo, e não apenas por quem está buscando um produto ou serviço específico. Ou seja, todos os interessados pela área podem ter contato com a empresa, ainda que, em um primeiro momento, não estejam tendendo a uma compra).

Por meio do Inbound, o nicho trabalhado pela empresa estará mais presente no meio digital, para um leque maior de palavras-chave, permitindo um maior número de compartilhamentos e uma melhor comunicação pelos canais digitais.

Na prática, tudo isso pode aumentar o alcance do seu negócio, ou seja, o número de pessoas que entrarão em contato com a sua marca. Além disso, esse movimento criará oportunidades de geração de leads e, consequentemente, de conversão, passando por uma jornada que, naturalmente, levará o usuário até o fechamento de uma compra.

No fortalecimento da marca

Ao elaborar conteúdos realmente interessantes, que abordam temas da área da empresa, mostrando que você realmente entende do assunto, é possível garantir algo que é de extrema importância no Inbound Marketing: credibilidade para com seu público.

Tudo isso pode ser feito por meio de conteúdo. Ele é capaz de transformar uma empresa em referência do setor, gerando uma relação de confiança com o público, passando segurança aos consumidores e mantendo um vínculo com clientes e potenciais clientes.

As estratégias adotadas pelo Inbound também deixam explícito qual é a personalidade da marca, sua linguagem, identidade visual, entre outros adjetivos que ajudarão a persona a fixar a imagem da empresa. O resultado de tudo está na combinação de uma identidade forte e os principais objetivos, que devem girar em torno de manter a confiança do público.

Na otimização do relacionamento

As estratégias de Inbound, quando bem estruturadas, são capazes de manter uma relação contínua com o público-alvo, pautada no diálogo individualizado e na confiabilidade do seu negócio, e não apenas em aparições esporádicas no feed das mídias sociais.

Nesse sentido, o conteúdo gerado pelo Inbound garante interações, compartilhamentos, comentários, curtidas, etc.

Tal relacionamento transforma-se em algo ainda mais valioso: fidelização! Clientes que se mantêm ativos no diálogo com a marca são clientes que confiam na empresa e que, muito provavelmente, voltarão a fazer negócio.

Na diminuição de custos

Ao contrário do Outbound Marketing (ou Marketing Tradicional), que leva até o consumidor os anúncios e demanda da empresa um grande investimento para tal realização, o Inbound representa custos bastante acessíveis.

Não é preciso despender investimentos em anúncios, e sim na criação de conteúdo relevante, estratégico, voltado aos canais de comunicação – como mídias sociais – da marca.

O Inbound também ajuda a colocar a marca em contato com um público qualificado, ou seja, aquele consumidor que está propenso a cogitar adquirir o produto ou serviço oferecido, o que também auxilia na diminuição do CAC (Custo de Aquisição do Cliente).

Na mensuração de resultados

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital – e do Inbound Marketing – está na capacidade de mensuração em tempo real, ou seja, é possível ter uma visão mais nítida dos resultados que determinadas campanhas estão trazendo, e isso por meio de ferramentas gratuitas, como o próprio Google Analytics.

Saiba como aplicar Inbound Marketing no seu negócio

Para colocar o Inbound Marketing em prática, você pode contar com o auxílio da WSI Consultoria, que nasceu com o objetivo de fornecer aos mais diferentes setores do mercado a possibilidade de utilizar soluções de Marketing Digital integradas, que tragam resultados reais para a marca, com leads mais qualificados e oportunidades de negócio.

A WSI tem mais de 25 anos de experiência no mercado de marketing, estando presente em +80 países. Hoje, tem a expertise necessária para ajudar empresas dos mais diversos segmentos a alcançarem suas metas de forma assertiva. A WSI Consultoria atua no Brasil a +10 anos e é como parceiro Gold reconhecido pela Hubspot. 

A principal missão da WSI Consultoria é garantir o crescimento do seu negócio e melhorar a lucratividade por meio de soluções digitais. Navegue pelo site para conhecer mais sobre a WSI Consultoria e saber como aplicar Inbound Marketing na prática.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Baixe nosso ebook!

Inbound Marketing: Conheça os seus valores Atraia Visitas, Converta Visitas em Leads, Torne Leads seus Clientes! Faça o Download do Ebook

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter