Fale Conosco

5 dicas para vender mais nesse Natal com Marketing de Conteúdo

   07 Dezembro, 2017 / por Mariana Boaretto

|
|
5 DICAS PARA VENDER MAIS NESSE NATAL COM MARKETING DE CONTEUDO

2017 voou e, de repente, estamos próximos ao Natal. Se você tem um e-commerce ou uma loja física e quer alavancar suas vendas nesse finalzinho de ano, mas não se planejou como deveria, confira 5 dicas que vão te ajudar a vender mais nessa reta final.

Vamos lá?

5 dicas para vender mais nesse Natal com Marketing de Conteúdo.jpg

1. Entre no clima do Natal

Vamos começar com a dica mais básica de todas: Entre no clima do Natal! Se for uma loja física, decore-a com objetos natalinos. Se for um e-commerce, faça banners e uma categoria especial de presentes de Natal.

Personalize também suas postagens nas mídias sociais e blog, anúncios e lembre as pessoas que é Natal. Parece básico, né? Mas como isso te ajuda a vender mais?

  • Desperta a sensação de urgência nas pessoas, afinal já é Natal e elas ainda não compraram os presentes.
  • O Natal é uma das épocas mais emotivas do ano. Ficamos mais reflexivos sobre o ano que nos aguarda e também mais próximos aos familiares e amigos. Então, por que não presentearmos a eles e a nós mesmos?

 

2. Facilite a vida dos seus clientes

Já sabemos que o Natal está aí e quem quiser comprar presentes agora está correndo contra o tempo. Então, facilite a vida dos seus clientes com um bom Marketing de Conteúdo:

  • Crie listas de presentes com os seus produtos: ideias de presentes para mães, ideias de presentes para o pai, ideias para surpreender no amigo secreto... Aqui cabem uma infinidade de dicas!
  • Destaque produtos em promoção ou que estão com o estoque limitado para criar sensação de urgência e diminuir o tempo da decisão de compra.
  • Se tiver um e-commerce, crie uma categoria específica de Natal, como falei no item 1, e deixe-a destacada em seu site para que as pessoas encontrem-na facilmente.
  • Tem um mailing real de compradores? Faça e-mails divulgando seus produtos, ofertas especiais. Quanto mais esse email tiver relação com os interesses da sua persona, mais chances de converter vendas você terá.
  • Se você tiver um e-commerce, destaque informações sobre o frete e entrega. Se possível, adicione opções de entrega a jato, como motoboy para a cidade onde você está localizado. Dessa forma, você pode vender até mesmo no dia 24 😉

 

3. Explore novos formatos de conteúdo

Já falei sobre a importância de personalizar seu conteúdo para o Natal e criar listas com dicas de presentes utilizando seus produtos, mas como disponibilizar esse conteúdo para o seu público?

Não tenha medo de testar novos formatos. A dica (de ouro!) do momento é fazer vídeos. Mas, atenção, apesar do Youtube ser um canal maravilhoso para vídeos, insira vídeos dentro da própria rede social em que estiver atuando. Isso vale tanto para o Facebook, quando Instagram e LinkedIn (sim, é possível inserir vídeo diretamente na plataforma do LinkedIn)). Se você não tentar tirar o usuário da plataforma na qual ele está essas redes não vão derrubar tanto seu alcance orgânico (não pago).

As lives, tanto do Facebook quanto do Instagram, são um formato simples, que não exigem edição do vídeo nem equipamentos complexos. Você pode gravar lives mostrando seus produtos e tirando dúvidas dos seus clientes.

Se você tiver, por exemplo, um e-commerce ou loja de decoração com temas natalinos, você pode dar dicas de como montar a mesa da Ceia de Natal com decorações em vários estilos, utilizando, claro, os objetos que você vende.

 

4. Patrocine postagens estratégicas

Falando em alcance orgânico, você já deve estar cansado de saber que o alcance orgânico do Facebook atinge menos que 2% da sua base (bem menos, na verdade). E, não se engane, Instagram e LinkedIn estão no mesmo caminho. Isso porque essas redes precisam dos anúncios para monetizar.

É, amigos, não tem almoço de graça.

Então, capriche no conteúdo de natal e não deixe de separar uma verba, mesmo que enxuta, para patrocinar postagens de vendas. Ah, e segmente bem o seu público-alvo para que você consiga otimizar sua verba.

 

5. Geolocalização nas redes sociais

Minha última dica é especialmente importante para quem tem negócios locais, sejam lojas, restaurantes, buffets... Se você tem um espaço físico, não deixe de criar uma localização para ele no Facebook e Instagram.

Com isso, você pode estimular seus clientes a fazerem check-in no local, fazendo com que os amigos dessas pessoas vejam o seu negócio também.

Além disso, é possível criar anúncios no Facebook utilizando a geolocalização. Que tal impactar as pessoas que estão próximas ao seu comércio, sejam porque moram ou trabalham perto, seja porque estão passando? “Hey! O Natal está chegando e você ainda não comprou seu presente? Conheça nossa loja com presentes para todas as idades. Abertos todos os dias até o Natal!”

 

Conclusão

Ainda dá tempo de vender mais nesse Natal? Com certeza! O Marketing de Conteúdo é um grande aliado nessa hora, pois te permite oferecer conteúdo para o seu público e auxiliá-lo nesse processo.

Faça conteúdos que tenham a ver com o seu negócio, mas que tenham relação com o seu público e suas dores. Responda suas perguntas e, claro, guarde uma verba para alcançar mais gente!

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, será um prazer te ajudar!

Sobre a autora:

Mari.png

Mariana Boaretto | Coordenadora de Conteúdo

Apaixonada por conteúdo, planejamento estratégico,  SEO e Inbound Marketing, Mariana é Coordenadora de Conteúdo da WSI Consultoria e tem como missão criar estratégias criativas, personalizadas e com foco em resultado para cada um de nossos clientes.

linkedin.pngtwitter.png 

Tópicos: Marketing de Conteúdo

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter