Fale Conosco

5 razões para seu blog se engajar no mundo digital

   08 Abril, 2014 / por WSI Consultoria

|
|
5 RAZOES PARA SEU BLOG SE ENGAJAR NO MUNDO DIGITAL

5-razões-para-seu-blog-se-engajar-no-mundo-digital-1Muito do que falamos no post anterior irá se adequar à este post, porque hoje é tudo sobre o leitor! Dá uma lidinha para entender melhor sobre os 7 níveis de interação no mundo das redes sociais, e volte para saber como isso te ajuda a impulsionar o seu blog.

Ok, agora que você já sabe que a melhor estratégia de uma marca nas redes sociais é a construção de relacionamentos, está bem claro que quanto mais tempo dedicamos aos nossos fãs e público, mais tempo eles dedicam à nós e, consequentemente, se aprofundam nos níveis de engajamento. E, surpresa!, o mesmo vale para o blog da sua marca.

Blogs são ambientes que podemos dissertar sobre tudo aquilo que postamos nas redes. É um espaço onde a marca pode falar mais sobre quem ela é, o que ela acredita e como ela serve seus clientes, através do conteúdo que ela desenvolve e dissemina. É uma ferramenta essencial se você tem como objetivo a fidelização dos clientes e construir sua credibilidade frente ao seu público-alvo e frente ao mercado, claro. Mas afinal, quem não quer isso tudo, não é mesmo?

É por isso mesmo que blogs são essenciais para uma marca bem posicionada. Mas este não é o tema do post de hoje. Vamos falar sobre como aprender e a melhorar seu conteúdo e estratégia através dos comentários. Isso mesmo, chegar ao nível 4 de engajamento é a chave para o sucesso do seu blog.

Comentar em outros blogs costuma ser uma ideia desprezada, mas este pequeno “fórum” é uma plataforma poderosa de discussão e interação como método de engajamento. E, principalmente, uma forma legítima de entrar em contato com os principais influenciadores da área.

  1. Aumenta o número de leitores: ao comentar em outros blogs, você publica seu link juntamente com sua opinião, aumentando suas chances de ser encontrado por pessoas que estavam te procurando, mas ainda não tinham chegado ao seu blog. Uma boa estratégia é adicionar um link de conteúdo relacionado ao que está sendo comentado. Muitas pessoas só precisam daquele link quando não estão realmente procurando para clicar e se conectar com a sua marca.
  2. Aumenta o conhecimento de marca: nada como ser top-of-mind, mesmo que seja entre um nicho específico. Leads estão pesquisando sobre seu produto/serviço na internet, então esteja aonde eles estão (e provavelmente não vai ser só no seu site). Uma vez que eles vejam que está comentando em blogs com ótimo conteúdo, eles vão se perguntar o que sua empresa faz e como pode solucionar seus problemas.
  3. Estreita laços: Consumidores podem estar comentando em outros blogs, o que pode ser uma ótima chance de começar um relacionamento ao se engajar em uma conversa naquele ambiente. Ou então, se consumidores estão escrevendo sobre você em seus blogs, deixe um comentário agradecendo, eles irão apreciar a inciativa.
  4. Otimiza seu SEO: Comentar em blogs irá, geralmente, incluir as palavra-chaves que definem seu negócio e que seu público está buscando. Porém, cuidado! Não é interessante fantasiar os links no conteúdo do comentário, principalmente se não são relevantes. Comente algo só se continuar a discussão. Se for um site com credibilidade, você pode gerar muitos cliques e crescer nos resultados orgânicos do Google.
  5. Seja reconhecido: Seu público está sedento por informações, e se você pode prover isso para eles, ótimo! Apenas tome cuidado, pois esta não é uma plataforma de publicidade. Eles estão buscando por soluções, e ao fornecer isto à eles, você pode conquistar um público que advogue a seu favor (o nível 7 de engajamento – o nirvana do relacionamento B2C), e que compartilhe suas informações com seus colegas. Pode ser que ele não venha a ser seu cliente, por qualquer motivo, mas ele irá fortalecer sua marca e pode ser a ponte para fechar vários negócios.

Não se esqueça que o conteúdo de seu blog é a estrutura que assegura qualquer estratégia digital. Tenha certeza de fornecer informações relevantes, focando em pontos problemáticos. Para finalizar, assuma uma postura mais pessoal e informal, pois, ao contrário de um tom robótico, abre portas ao engajamento!

Tópicos: Empresa WSI

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter