Fale Conosco

6 dicas para estimular a performance de sua equipe

   12 Junho, 2015 / por Caio Cunha

|
|
6 DICAS PARA ESTIMULAR A PERFORMANCE DE SUA EQUIPE

Para que a empresa sobreviva, em momentos difíceis, é necessário que ela inove e ao mesmo tempo capacita si mesma para continuar crescendo constantemente. Isto não quer dizer simplesmente investir na sua equipe aleatoriamente, mas sim saber gerir sua equipe de forma mais planejada e eficaz. Importante ressaltar também que essas formas de gestão não exigem custos tão altos assim.


 

6_dicas_para_estimular_a_performance_de_sua_equipe

 

Leia também: Como manter a equipe motivada em tempos de crise

                     

Existem algumas práticas que quando adotadas pela sua empresa, estimular uma equipe e a melhoria de performance da sua equipe. Confira 6 dicas para estimular a performance de sua equipe:

1. Cursos de Especialização

Existem muitos cursos de desenvolvimento profissional ou de especialização, tanto de curta quanto longa duração, que mantém os funcionários atualizados nas suas áreas de atuação. A primeira reação, nesse momento de economia mais difícil, pode ser contrária a fazer investimentos dessa natureza. No entanto, se bem avaliados, esses cursos podem oferecer ideias para inovar, manter o funcionário atualizado em como as empresas de sucesso estão atuando, além de abrir portas para profissionais que possam ajudá-los nessas ações. Esse esforço, além de ser benéfico em termos de soluções para o seu negócio, ele contribui no lado pessoal, permitindo seu funcionário se sentir valorizado pela empresa, estimulando-o a continuar se esforçando e contribuindo para o sucesso da empresa.

2. Cursos de Línguas

Atualmente falar inglês não é considerado mais apenas um diferencial, mas sim um pré-requisito para cargos importantes. O motivo não é apenas porque as empresas interagem com o mercado internacional, mas sim também para aquelas empresas nacionais poderem se desenvolver com as novas técnicas e conhecimentos internacionais, divulgados através de manuais, e-books, livros, guias e tutoriais na internet em inglês. Esses produtos são de altíssima qualidade  e podem ser responsáveis por grandes mudanças e melhorias fundamentais para a sua empresa. As empresas que hoje oferecem esse estimulo aos seus funcionários estão na frente das demais. Essas empresas que estão na frente oferecem auxílio no pagamento de cursos de línguas e permitem que os funcionários tenham aulas na própria empresa, mostrando assim que o funcionário é realmente um investimento da empresa. Agora, para que isso realmente gere o efeito desejado, é necessário também haver o esforço do lado do funcionário. Recomendo que o custo não pode ser assumido integralmente pela empresa. Uma parcela de contribuição deve vir do funcionário. Recomenda-se que seja cobrado via uma parcela do custo total. O funcionário, por sua vez, também deve ser cobrado por esse aprendizado, comprovando o esforço através de melhoria nos resultados entregues.

3. Feedback Frequente

Muitas vezes o feedback é esquecido, ou simplesmente adiado eternamente. Fornecer feedback aos funcionários regularmente pode ser a solução de grandes problemas na performance da equipe e também um incentivo para estimular os funcionários a melhorarem continuamente. Uma boa conversa individual com críticas construtivas e elogios, quando aplicáveis, permitirá que o funcionário se situe melhor na sua área e contribua para a empresa, como um todo.

4. Líder Como um Mentor

O gestor da equipe deve realmente ser um mentor: deve instruir a equipe a se desenvolver cada vez mais, apontando onde estão progredindo ou se estão derrapando no caminho proposto. Para ter sucesso nesse desafio, o mentor deve compartilhar suas experiências com os funcionários ou equipe, mantendo-os informados sobre metas, resultados alcançados, e aprendizados. A experiência do mentor muito contribuirá para orientar e direcionar os funcionários na solução de obstáculos mais difíceis cujas soluções podem naquele momento serem desconhecidas e parecerem impossíveis de atingir. Cabe ao mentor, saber mostrar aos funcionários que a forma correta de olhar para os resultados é com positivismo. Ou seja, a gente não ganha sempre e, por isso, o importante é que a gente está aprendendo com os erros também. 

5. Aproximar a Equipe

A aproximação da equipe estimula um trabalho coletivo melhor e com isso são encontradas as melhores soluções para os problemas. Além disso, permite que a equipe conheça os pontos mais fortes e mais fracos de cada um, podendo melhor distribuir as tarefas de forma benéfica e eficaz. A melhor forma de aproximar a equipe é programando momentos fora do trabalho para essa troca de experiências e vivência de uma forma geral. Todo funcionário tem seus momentos de dificuldades ou fraquezas que muitas vezes deixamos de considerar no dia a dia ao conduzirmos nossas atividades. Saber observar essas situações é de grande valia e permite achar o melhor caminho para corrigir desvios na performance do funcionário e melhorar os resultados sendo entregues.

6. Celebrar as Conquistas

Simplesmente cobrar, cobrar , cobrar, nunca ajudou nem ajudará chegar ao resultado desejado. Esse tipo de comportamento pode gerar resultados bons, mas tem uma vida curta. Muitas equipes possuem metas a serem batidas em certos períodos de tempo, e o esforço para atingi-las com certeza não será pequeno. A celebração destas vitórias e dos grandes trabalhos realizados em conjunto é importante. O reconhecimento do funcionário e equipe alimenta o esforço de longo prazo que ele contribuirá para continuar atingindo seus objetivos.


Quer mais dicas para ajudar a sua equipe a prosperar e vender mais? Baixe agora os 3 vídeos sobre a Fórmula de Aceleração de Vendas!

  videos com dicas para acelar as vendas

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: Negócios

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter