Fale Conosco

6 fatores de sucesso para SEO em sites mobile

   16 Janeiro, 2014 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
6 FATORES DE SUCESSO PARA SEO EM SITES MOBILE

6 fatores de sucesso para SEO em sites mobile Durante uma pesquisa no seu dispositivo móvel é muito provável que você se depare com aquilo que deseja, mas prefira fazer a compra ou pedir o orçamento quando estiver na frente de seu notebook. Pois este comportamento tende a diminuir.

Entre o momento que você encontra o que precisa no seu celular ou tablet e o momento que realiza a compra no seu notebook, existe um espaço de tempo em que pode acontecer qualquer coisa que impeça o tal momento final de consumo. Tanto é possível que encontre outras opções, perca o endereço do site, simplesmente esqueça ou nem precise mais do que tanto procurava.

Para que o site não corra o risco destes fatores atrapalharem a venda de seus produtos, é preciso criar uma experiência excelente para que o consumidor em potencial se sinta a vontade para fazer qualquer tipo de compra ou contato através de qualquer dispositivo. Para tal, é preciso investimento, profissionais competentes e, principalmente, antenados nas dificuldades do dia a dia e nas possibilidades que existem para driblar as situações que podem vir a impedir de converter na hora H.

Aqui estão 6 dicas para você atentar na hora de atualizar seu site mobile:

  • Foque na experiência do cliente:

Nós sabemos que a capacidade do site de envolver o usuário tem uma influência direta nos rankings e nas conversões. Portanto, um site que fica na usabilidade do seu público e no conteúdo que é procurado, tem mais “capital” para elevar sua posição no Google. Consequentemente, isso irá atrair mais conversões.

  • Tenha um site responsivo:

É desnecessário explicar a importância de ter uma versão exclusiva do seu site para as telas menores. Basta que nós mesmos usemos o navegador de nosso smartphone para entender que quanto mais fácil de navegar em um site, mais tempo e mais interesse despreenderei ali.

  • Atente-se a velocidade de carregamento das páginas:

Velocidade de carregamento da página pode ter um impacto significativo sobre a experiência do usuário móvel e conversões. Com base em pesquisa realizada pela Nielsen Norman Group, o Google quer páginas móveis para carregar em um segundo ou menos para proporcionar uma experiência positiva e manter o usuário envolvido. Mais do que um segundo interrompe o fluxo de pensamento do usuário. Segundo o Google, a média de velocidade de carregamento da página em dispositivos móveis hoje é mais de 7 segundos.

  • Incorpore um design clean e funcional:

Muitos elementos desnecessários irão influenciar na qualidade da experiência do usuário. O fornecimento de informações em um formato intuitivo e de fácil navegação, com botões grandes e as chamadas à ação (call-to-action), vão fazer toda a diferença quando se trata da capacidade de um site de envolver e converter usuários “móveis”.

  • Entenda a intenção do usuário nas buscas que levam ao site:

Uma estratégia de SEO deve ser sempre guiada pelas necessidades e desejos do seu público-alvo, o que pode ser diferentes quando comparamos os usuários móveis com os usuários de desktop. Os usuários de smartphones, em particular, estão sempre procurando algo local e têm alta intenção de compra. Segundo o Google, 69% dos usuários de celulares esperam que as empresas estejam dentro de 5 Km de sua localização e 55% dos usuários de celular querem comprar na hora.

  • Comece a levar a Procura por Voz (Voice Research) em consideração:

Desde o lançamento do Hummingbird, não basta mais investir em palavras-chave. Agora além de frases-chave, também temos que atentar às procuras de voz que são mais complexas e exigem uma atenção geográfica maior. Por exemplo, quando alguém realiza uma pesquisa de voz em busca de um dentista local, pode pedir ao seu smartphone: "onde está o dentista mais próximo?", ao invés de digitar "dentista + localização". Estes resultados de pesquisa serão determinados com base na localização do usuário móvel. Portanto, uma estratégia de SEO que promove o local consultório odontológico e incorpora termos de pesquisa de conversação dentro de seu conteúdo, pode ter uma vantagem sobre seus concorrentes dentro da mesma área.

 

Portanto, se há uma estratégia de SEO que fará a diferença em 2014, será este investimento na busca-mobile. A tendência é que o os consumidores utilizem cada dia mais diversos dispositivos para resolver seus problemas, pesquisar produtos, serviços e o melhor custo benefício. Proporcionar a melhor experiência ao usuários será a melhor estratégia de SEO.

Tópicos: Search Marketing, SEO

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter