Fale Conosco

6 Ferramentas para montar um bom planejamento de Marketing Digital

   09 Novembro, 2016 / por Caio Cunha

|
|
6 FERRAMENTAS PARA MONTAR UM BOM PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL

O planejamento é um dos passos mais importantes no início de qualquer campanha de marketing. Mas, apesar disso, é comum vermos algumas campanhas serem iniciadas sem um planejamento estruturado ou seguindo as estratégias que a empresa já está acostumada a adotar, sem levar em consideração o objetivo traçado. Com isso, o projeto não é analisado de acordo com as suas particularidades e os resultados alcançados não são os esperados.

Outro comportamento muito comum é a elaboração do planejamento no início ou no final de cada ano; que acaba sendo esquecido no decorrer dos meses, ficando nas gavetas e não sendo levado adiante.


6 Ferramentas para montar um bom planejamento de Marketing Digital.jpg

Um bom planejamento de Marketing Digital tem grande impacto nas estratégias adotadas, nos resultados alcançados e na precisão de quais serão as prioridades da empresa. Para tanto, é necessário, antes de qualquer coisa, analisar:

  • Qual o objetivo da campanha?
  • Qual a minha verba?
  • O meu público-alvo está em quais plataformas/consome quais conteúdos?
  • Algum concorrente meu já utiliza essa estratégia?

Com conhecimento de forças e fraquezas obtido analisando a concorrência, conseguimos elaborar melhor nossa estratégia. Para tanto, precisamos de ferramentas que nos auxiliem com informações. Conheça a seguir algumas ferramentas essenciais para análises de métricas suas e dos seus concorrentes, de modo que o seu planejamento seja mais bem fundamentado:

 

SEMrush

Uma plataforma (paga) com ferramentas para análise de marketing na área de SEO, Links Patrocinados e, mais recentemente, mídias sociais. Com ela conseguimos analisar quanto, em média, cada site recebe de visitas pelo meio orgânico, pago e ainda de acordo as palavras-chave referentes ao seu negócio.

O SEMrush é importante também para analisar quais são os termos em que o seu negócio posiciona seu website nos buscadores e verificar como os da concorrência rankeia também; uma média de visitas que recebem no site; quais palavras-chave compram no Adwords e até mesmo alguns exemplos de anúncios utilizados em suas campanhas com uma estimativa de valores que são investidos em anúncios, podem servir como uma valiosa ferramenta de benchmarking.

Essa ferramenta pode auxiliar no estudo de termos que precisam ser trabalhados, estratégias que serão adotadas nas campanhas pagas e até planejamento do conteúdo que será elaborado para complementar as palavras-chave.

Uma função recente da ferramenta é que ela agora consegue analisar o seu site, como apontar falhas na estrutura de otimização do site e dar dicas de aprimoramento, sendo útil não apenas em seu planejamento, mas no decorrer de todo o projeto.

 

DOZ

Não basta apenas fazer um planejamento superficial, é preciso elaborar quais são as ações, designá-las, programá-las e acompanhar o seu desenvolvimento. Tudo isso é possível realizar com o DOZ, uma plataforma all-in-one onde todas as suas estratégias de marketing estarão integradas, com versão gratuita e paga.

Se você montar um plano completo de marketing e desejar ter um organizador para gerenciar tudo que será realizado, das tarefas e de seus resultados, o DOZ pode ser o mais recomendado. Sua interface limpa possibilita concentrar todos os envolvidos no projeto em um único local, assim as tarefas essenciais que poderiam acabar sendo esquecidas, ficam visíveis para todos.

 

Lipperhey

O Lipperhey é uma ferramenta focada em SEO com uma versão gratuita e uma paga. A ferramenta é um ótimo complemento à análise feita pelo SEMrush, aliás, as duas ferramentas juntas podem tornar o seu projeto seguro e de sucesso com um planejamento muito bem elaborado.

O modo de usar o Lipperhey é bem fácil, basta inserir sua URL e ele irá analisar todas as métricas essenciais para que o seu site tenha um bom desenvolvimento nos mecanismos de buscas, demonstrando pontos positivos e o que precisa ser melhorado.

Com ele será possível entender quais são os próximos passos a serem implementados no seu site e acompanhamento da nota informada pela ferramenta quanto ao desempenho da estruturação do seu site.

 

Hootsuite

Para o planejamento de mídias sociais, não podemos deixar de lado a ferramenta Hootsuite que faz o gerenciamento de suas mídias sociais e auxilia a maximizar os resultados alcançados nelas, com aprimoramento de engajamento e otimizando suas estratégias de conteúdos sociais.

Com o Hootsuite você consegue analisar dados de engajamento, entendendo quando e como é melhor publicar os seus conteúdos e conseguindo, com isso, crescer cada vez mais a sua visibilidades nas redes sociais. O Hootsuite também pode auxiliar na localização de pessoas influentes sobre o seu nicho de atuação e divulgadores sobre o seu negócio, fazendo monitoramento da sua relevância nesses locais.

As mídias sociais cada vez mais são fatores essenciais para o crescimento em vendas e conversões de um negócio, pois por meio delas você consegue conscientizar os usuários a respeito da sua marca, permanecer na mente do consumidor que é alcançado com suas publicações e aumentar os número de seguidores e admiradores da sua marca ou negócio.

 

GetResponse

Agora, pensando em desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing, que é parte importante no desenvolvimento das campanhas de marketing digital e inbound marketing, o GetResponse é uma das melhores ferramentas para automatizar suas estratégias, pois auxilia na comunicação direta com o seu lead e o ajuda a caminhar no funil de compra.

A criação de emails é intuitiva e fácil de mexer, centenas de templates e mais de mil imagens são disponibilizados para serem utilizados nos seus e-mails.  Ainda é possível verificar como seus e-mails aparecerão para as pessoas que os receberem nos provedores mais famosos, sem correr o risco de ter título cortado ou algo não aparecer muito bem em determinados modelos de e-mails.

Além disso, com essa ferramenta é possível já enviar e-mails fazendo testes A/B contando com até 5 versões diferentes para entender quais possuem o melhor desempenho e ir aprimorando o seu planejamento e tendo sucesso nesta estratégia de marketing digital.

O controle dos usuários cadastrados é bem fácil e a segmentação pode ser feita com listagens por grupos, comportamentos e pontuações. Assim, não corremos o risco de enviar o  mesmo e-mail para todos os usuários sem qualquer tipo de filtro.

 

Crazy Egg

Voltando para a análise interna do site, mas nesse caso pensando muito mais na navegabilidade e distribuição de informações, o Crazy Egg é a ferramenta mais completa de acompanhamento dos usuários dentro do seu site de modo a entender como eles se comportam e se é necessário qualquer ajuste em sua usabilidade e distribuição das informações.

O Crazzy Egg funciona por meio de um código implementado no seu site que monitora os visitantes, entendendo por onde eles passam o mouse, onde clicam, quais os pontos que mais chamam a atenção dos olhos da pessoa, com geração de mapas de calor.

Com os relatórios oferecidos por essa ferramenta, ficará fácil entender modificações de layout para serem implementadas, mudança de localização de elementos chave, alternar o conteúdo em um determinado ponto em que deveria ocorrer a ação e deixar o seu site cada vez mais efetivo nos objetivos imaginados de cada página, como preenchimento de formulário, realização de compras e cliques em botão, aumentando as conversões desejadas e complementando as demais estratégias adotadas nos outros canais com as demais ferramentas.

 

Hubspot

O Hubspot é sem dúvida uma das plataformas mais completas de marketing digital da atualidade, reunindo em um só lugar várias das funcionalidades citadas nas outras ferramentas, como agendamento de posts nas mídias sociais, sugestão de palavras-chave, templates para landing pages, disparo de email marketing, blog, e muito mais.

Os grandes diferenciais da plataforma são: integração com CRM, automação de marketing de forma holística e completa, testes A/B, desenvolvimento de websites e workflows e outros tipos de eventos personalizados. Essas funcionalidades ajudam os usuários da ferramenta em diversas frentes, na hora de executar o plano de marketing. Mas, e na hora de planejar, como o Hubspot pode te ajudar?

  • Na criação de buyer personas, afinal, precisamos ter muito bem delimitado quem é o nosso público-alvo: quem ele é, o que gosta, o que lê, em quais mídias sociais interage, para criarmos nosso plano de marketing digital;
  • Definição de palavras-chave relevantes para o negócio e auxílio para encontrar novas palavras relevantes, tornando assim o seu conteúdo inteligente e encontrável pelo público;
  • Visão holística de todas as estratégias digitais: inbound marketing, automação, anúncios, etc. Assim é possível ter um panorama de todas as ações que você faz e quais estão ou não trazendo resultados;

 

Pronto para começar seu planejamento de marketing digital?

Depois de conhecer tantas ferramentas bacanas, é hora de analisar os dados disponíveis e elaborar uma estratégia que seja atrativa para o seu público-alvo, de acordo com o seu budget, e que gere melhor ROI para o seu negócio!

Bom trabalho!


Planilha de ROI


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 

Tópicos: Ferramentas de Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter