Fale Conosco

7 passos para a sua marca aparecer nos resultados do Google Places

   19 Agosto, 2013 / por Amanda Bertolini

|
|
7 PASSOS PARA A SUA MARCA APARECER NOS RESULTADOS DO GOOGLE PLACES

Google Places

Estar presente no mundo digital é requisito para ser bem sucedido no mundo dos negócios hoje em dia. Mas, exceto se o seu negócio for e-commerce, você não pode deixar de dar referências geográficas da sua localização no mundo real para quem demanda seus produtos ou serviços.

Você mesmo já deve ter feito pesquisas procurando serviços na sua cidade e se deparou com a interface dos resultados um pouco modificada, como na imagem abaixo. Na lateral direita da tela aparece o Mapa do Google, com vários pins vermelhos legendados de A a Z indicando lugares que oferecem este serviço na sua região, e o nome e dados das empresas correspondentes aos principais pins do mapa após os 3 primeiros resultados orgânicos.

google placesSão 7 endereços principais listados com nome da empresa, endereço, telefone, website e recomendações feitas pelos seus clientes no Google Places. Entendeu como isso pode ser incrível para a sua empresa? Além de marcar presença na primeira página dos resultados do Google, você ainda atrai clientes pelo fator localidade, facilidade de se obter dados importantes e, principalmente, pelas recomendações feitas!

Então vamos ao passo a passo para criar um cadastro no Google Places:

  1. Entre no site www.google.com/places
  2. Será preciso ter uma conta de e-mail do Gmail ou Adwords para fazer o cadastro. Caso tenha uma conta pessoal mas não empresarial, é possível continuar com o cadastro, mas é altamente recomendável que a sua empresa tenha um e-mail próprio do Google para utilizar as diversas ferramentas empresariais que o Google fornece.
  3. Quando logar será requisitado o país e telefone da sua empresa para verificar se já houve cadastro anterior. Utilize o telefone principal da empresa para o cadastro. Caso o cadastro já exista, é possível editá-lo.
  4. Preencha TODAS as informações. Quanto mais dados forem fornecidos, mais credibilidade o Google dará ao seu cadastro e maiores as chances de aparecer nos 7 primeiros resultados da página de resultados orgânicos.
    • Informe endereço e telefone principais da sua empresa, assim como número 0800, se houver.
    • Use o nome fantasia da sua empresa!
    • Descreva sua empresa de forma a englobar qual seu negócio, para quem e como ele é feito. Certifique-se que utilizou um texto rico em palavras-chave.
    • Insira quantas categorias forem possíveis, de preferência aquelas de palavras-chave específicas.
    • Corrija o pin no mapa caso não aponte a localização exata do seu local.
    • Escreva de forma detalhada seu negócio, seus valores, seus produtos, seu atendimento, a experiência em geral que quer dar ao seu cliente.
    • Adicione 10 fotos. Certifique-se que são fotos de qualidade, ou seja, com ótima definição, com bons ângulos do seu estabelecimento, boa luz e, principalmente, daquilo que o cliente busca. Aquela será, muito possivelmente, a primeira impressão que o usuário terá da sua empresa.
    • Adicione vídeos.
  5. Conclua seu cadastro. Agora é preciso validá-lo. Não pule este passo, senão o cadastro não será exibido corretamente no Google. Você pode escolher entre validar por telefone (o sistema telefonará para o número telefone de cadastro e informará o código de validação), por SMS, ou por Cartão Postal (demora cerca de 2 ou 3 semanas).
  6. Quando tiver seu código, faça login no Google Places, e insira-o no campo “Enter your PIN” para ativar seu cadastro.
  7. PRONTO! Agora é só manter este cadastro atualizado e procurar sempre otimizá-lo através de cupons de descontos, divulgar datas especiais, eventos, e promoções de forma a aumentar o interesse do público pela sua marca.

Lembre-se das recomendações! Incentive seus consumidores a publicarem suas opiniões, e esteja preparado para críticas. Tão importante quanto ter um cadastro é relacionar-se com aqueles que interagiram com ele, aproveitar críticas construtivas e tentar reverter as más experiências que algum cliente, por ventura, pode ter tido.

 

Tópicos: Novidades Google

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter