Fale Conosco

8 dicas de SEO para vender mais no Dia das Mães deste ano

   26 Abril, 2017 / por Mariana Boaretto

|
|
8 DICAS DE SEO PARA VENDER MAIS NO DIA DAS MAES DESTE ANO

O Dia das Mães é o 3º evento do ano no qual se tem mais vendas em e-commerces, atrás apenas do Natal e, mais recentemente, da Black Friday (sim, no Brasil!), segundo dados do Google revelados no Mother’s Day Insights.

Para e-commerces e lojas físicas que desejam atrair público nesta data tão especial, existem diversas estratégias de marketing digital que podem ser implementadas para potencializar vendas durante esse período.

8 dicas de SEO para vender mais no Dia das Mães deste ano.png

Geralmente, os e-commerces costumam direcionar os esforços de suas campanhas sazonais para links patrocinados, porém a Otimização de sites é uma estratégia que deve ser considerada também, pois auxilia não apenas a vender mais, como também na organização das informações e na experiência do usuário no site, o que influencia, e muito, na taxa de conversão do seu site.

Hoje, darei algumas dicas relacionadas à SEO que podem ser implementadas facilmente no seu site e assim auxiliar nas suas vendas de Dia das Mães.

 

1 - Chamadas para ação

Você precisa deixar bem claro para quem entrar no seu site que sua loja está com promoções relacionadas ao Dia das Mães e que selecionou ofertas especiais para a ocasião.

Por isso, faça banners, chamadas no topo da página e laterais (se quiser), para que elas acessem a sessão que foi feita especialmente para isso.

Lembre-se de destacar os pontos importantes no banner, como promoções, valor do frete, descontos, e qualquer informação que possa aumentar as chances de o usuário se interessar por essa seção.

 

2 - Seleção das palavras-chave

Um fator muito importante para o SEO e que deve ser selecionado com muito cuidado para que você direcione realmente suas estratégias para o modo que as pessoas pesquisam durante essa época do ano.

O termo “Dia das Mães” é muito utilizado em conjunto com outras palavras, como:

  • presente de dia das mães
  • promoções de dia das mães
  • o que dar de presente no dia das mães

Entre diversos outros termos que podem ser específicos para o seu negócio. Por isso, é fundamental realizar um planejamento antes e descobrir quais são os termos que estão sendo pesquisados pelos seus possíveis clientes durante essa época. Uma consultoria de SEO pode te ajudar muito nesse aspecto se você não souber como fazê-lo!

Importante: Lembre-se que muitas vezes as pessoas podem pesquisar coisas que não são necessariamente ligadas ao Dia das Mães, mas que precisam ser trabalhadas, como: presente para mãe, camiseta tal mãe tal filha, etc. Estas pesquisas podem direcionar a personalização de conteúdo para quem procura por variações disponíveis na sua loja, que falarei na dica 3.

 

3 - Páginas personalizadas

Falando em personalização, por que não auxiliar seu consumidor a encontrar exatamente o que ele precisa ou dar sugestões do que pode ser destinado para determinadas pesquisas?

Muitas pessoas pesquisam no Google para obter ideias e você pode conseguir posicionamento no buscador personalizando páginas, como seções especiais para quem pesquisa presentes para mãe ou para a figura que a represente. Analise alguns produtos e faça uma seleção que ajude os indecisos nesse momento de escolha do presente.

Tudo vai depender dos produtos que você vende e de quem deseja atingir, que é um fator muito importante para seguir na sua estratégia de SEO.

 

4 - Defina seu público-alvo

Cada vez mais a definição de público-alvo é 5_vantagens_em_criar_personas_para_o_seu_e-commerce.jpgrelevante para conquistar bons resultados e é uma tendência de SEO para 2017, já que SEO está cada vez mais ligado a Inbound Marketing. A estratégia  será amplamente utilizada e os que não se atentarem para esse fator perderão boas oportunidades..

Quando sabemos quem precisa dos nossos serviços, soluções e produtos, entendendo quais as suas reais necessidades e como se comportam, os passos 2 e 3 ficam mais fáceis de serem elaborados, pois conseguimos personalizar nossas estratégias para essas pessoas e gerando assim resultados mais efetivos.

Leia também: Buyer Persona: o que é e qual a sua importância em Marketing Digital?

 

5 - Conteúdo personalizado

Se você ainda não investe em conteúdo, o Dia das Mães pode ser um ótimo momento para iniciar essa estratégia que potencializa o SEO e é uma das mais sólidas aplicadas em negócios.

Não é segredo que o Google prioriza sites que ofereçam bom conteúdo para os seus usuários, afinal, se um usuário busca por uma resposta quando realiza uma busca, não teria sentido o Google entregar resultados que não contenham informações que atendam às necessidades dele, certo?

Existem diversas maneiras para você começar a trabalhar esse conteúdo que irá fortalecer suas páginas. Se você optou por criar páginas personalizadas, como: “presentes para a sua mãe”, você pode criar um conteúdo para essa categorias falando sobre como escolher o melhor presente e dar dicas para os indecisos.

Mas se você prefere fazer apenas uma sessão de produtos com desconto, você pode trabalhar esse conteúdo em um blog, tomando cuidado com o título, com o conteúdo e trabalhando a linkagem interna.

Aliás, ter um blog aumenta e muito as chances de atrair mais leads para o seu site e, consequentemente, vender mais, já que você abre diversas portas de entrada para ele.

 

6 - Modos de contato

As dúvidas dos consumidores podem aumentar durante esse período, até porque o número de acessos ao site irá aumentar muito durante essa época. Aproveite para mostrar que o relacionamento é muito importante para você, dando destaque aos meios de contato. Você também pode estender o horário de atendimento durante o período e, principalmente, não demore para sanar qualquer dúvida que o usuário possa ter.

Um modo de atendimento que vem crescendo muito e que agrada bastante aos consumidores é o atendimento via WhatsApp. Além de mais rápido, o aplicativo permite envio de fotos e vídeos. Tudo de maneira rápida para conquistar o seu cliente!  

 

7 - Cupons de desconto

Que as pessoas são loucas por descontos não é novidade para ninguém. Descontos em ano de crise, então, é um forte apelo para conquistar um cliente. Tanto que o número de pesquisas com a palavra desconto tem crescido muito.

Uma boa dica é criar uma categoria de produtos com desconto focada no Dia das Mães (e personalizá-la em cada data sazonal). Assim, você abre as portas para esse público que está querendo economizar.  

Você também pode convidar o cliente a ficar mais próximo do seu negócio, oferecendo desconto caso ele se inscreva na newsletter ou em algum programa de fidelidade.

 

8 - Layout personalizado

Não menos importante do que as demais dicas, não deixe de entrar no clima do Dia das Mães e personalize o seu layout, pois a ambientação e o clima de amor materno podem fazer diferença para o usuário, empolgando-o para realizar uma compra na ocasião.


Pronto para colocar essas 8 ações em prática?

Você deve ter percebido que as dicas de SEO desse post não são exatamente técnicas ou algo que exiga um profissional técnico em SEO.

Na verdade, tudo gira em torno do usuário e em sua necessidade. Se você criar portas de entrada para o seu site que estejam relacionadas às buscas dos usuários, suas chances de vender mais são enormes.

Portanto, o primeiro passo, e talvez o mais díficil de se fazer sem uma consultoria de SEO especializada, é escolher quais palavras-chave trabalhar de acordo com os seus usuários buscam e a partir daí personalizar o seu site e o seu conteúdo de forma atrativa para esse usuário.

Boas vendas!

Ebook Adaptive SEO


 

Tópicos: SEO, E-commerce

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter