Um bom líder de uma equipe ou de uma empresa é aquela pessoa que sabe onde quer chegar e tem a habilidade de estimular sua equipe para atingir isso. Ele possui metas e objetivos bem claros e definidos que compartilha com seus funcionários buscando sempre equilibrar o bem-estar do ambiente e o trabalho.
O feedback é fundamental tanto para o funcionário quanto para o chefe. Por isso, muitas empresas já utilizam um sistema 360o para fornecê-lo, deste modo, enquanto o funcionário está sendo avaliado, ele também está avaliando o chefe que pode, desta maneira, alterar seu comportamento buscando estimular cada vez mais sua equipe e de como ser um bom líder. Tornar os feedbacks mais frequentes também melhora a velocidade com que problemas podem ser minimizados.
Leia também: 6 dicas para estimular a performance de sua equipe
Como melhorar a comunicação interna de sua empresa?
Ser um líder e ser um gerente são duas coisas diferentes. Apesar de muitas pessoas relacionarem uma com a outra, a liderança envolve motivação para atingir o resultado almejado, necessita um apoio na identificação dos objetivos e direcionamento mais estratégico para assegurar uma execução de qualidade e ao mesmo tempo mais autônoma, enquanto a gerência requer a administração e cobrança de resultados sobre atividades específicas. Um bom líder deve saber motivar a equipe para atingir os resultados planejados.
Uma forma interessante de liderar uma equipe é criar metas estimulantes. Toda empresa possui uma grande meta final que busca atingir no ano ou no semestre, mas uma liderança diferente estimula pequenas metas específicas para cada funcionário. Estas metas podem ser tanto para o desenvolvimento do profissional como pessoa quanto da empresa. Algumas metas que podem ser interessantes são: aprender o que outras áreas da empresa fazem, estimulando que os funcionários passem um dia com outros aprendendo outras rotinas e aprender outras línguas também pode ser bom tanto para empresa quanto para o funcionário.
Só administrar e gerenciar uma equipe não são o suficiente. Ser um bom líder é pensar em uma estratégia para que a empresa cresça e se desenvolva, é pensar no curto a médio e longo prazos de forma que os recursos sejam alocados de forma a transformar a equipe na mais eficaz possível.
Muitos líderes acham que um bom estímulo para a equipe é a desmoralização, criticam seus funcionários para que façam um trabalho melhor ou mais rápido. Na realidade, tratar a equipe com respeito funciona de forma muito mais produtiva. Um bom líder busca compreender qual é o problema no trabalho de seus funcionários e ajuda a encontrar uma solução para isso.
Muitos líderes, com medo de perder sua posição e de serem substituidos, tendem a centralizar o trabalho em suas mãos. Desta maneira impedem que a equipe se desenvolva, aprenda novas habilidades, e desestimula o crescimento. Além de, claramente atrasar a realização das atividades em tempo hábil.
Leia mais: Como manter a equipe motivada em tempos de crise
Cada vez mais empresas estão percebendo que isolar cada funcionário em um cubículo ou sala atrapalha o rendimento do trabalho. Um líder que está sempre próximo a sua equipe consegue estar ciente dos problemas que esta pode estar tendo e pode pensar em soluções mais rapidamente do que se, só fosse perceber isto depois de alguns meses.
Após trabalhos longos e árduos a equipe precisa receber um estímulo para que continue atingindo metas. Não necessariamente a recompensa precise ser em dinheiro, uma recompensa pode ser um almoço bancado pela empresa, um day-off, um simples reconhecimento em público ou um indicativo de “melhor funcionário do mês”.
Hoje, a WSI Consultoria te indica o seguimente material para você acelerar suas vendas mesmo em tempos de crise!
O material contém 3 vídeos com dicas: