Fale Conosco

Aplicações de Inteligência Artificial para empresas

   03 Agosto, 2018 / por Caio Cunha

|
|
APLICACOES DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL PARA EMPRESAS

Veja como a Inteligência Artificial já é realidade em muitas empresas e quais as vantagens que ela proporciona para a competitividade do negócio.

Aplicações de Inteligencia Artificial para empresas

Apesar de soar como algo futurista, a Inteligência Artificial (AI) já está presente em nossas vidas há algum tempo. E os supercomputadores que interpretam grandes quantidades de dados são um bom exemplo disso.

A diferença agora é que a evolução tecnológica aumentou a presença da Inteligência Artificial em nossas vidas. Agora, o grande desafio para um futuro breve é humanizar a tecnologia. Com isso, ela nos ajudará a viver melhor.

Nos negócios, a Inteligência Artificial colabora para entender melhor o mercado e necessidades dos clientes. E, assim, aumentar o potencial competitivo. Afinal, a tecnologia tem o poder de tomar decisões e resolver problemas com grande agilidade e precisão.

Não é à toa que a Inteligência Artificial tem ganhado cada vez mais relevância no mundo dos negócios. A seguir, você poderá conhecer algumas de suas aplicações e vantagens:

1. Coleta de dados para a tomada de decisões

Tomar decisões com base na intuição não é uma prática que tem espaço nas empresas. Em mercados tão competitivos, é preciso se munir de informações que permitam adotar as ações mais adequadas.

A Inteligência Artificial é uma grande aliada nesse sentido e já é uma realidade em muitas empresas brasileiras. Como exemplo, posso lembrar alguns casos apresentados durante o AI Summit, que ocorreu em junho, em São Paulo, sendo estes:

  • A empresa Genesis, que oferece soluções de Inteligência Artificial para o segmento médico, utilizando o IBM Watson, avalia, por exemplo, a condição das máquinas em funcionamento nos hospitais, e em quanto tempo precisarão de manutenção, tendo uma redução de custos de 40%.
  • Alessandro Lima, da e.Life, citou o uso de monitoramento de redes sociais para identificar em imagens o que as pessoas estão usando e entender assim perfil de consumidor e selecionar influenciadores para ações, como em caso que identificaram a Julia Roberts utilizando o boné de uma determinada marca, tudo com o auxílio de robôs.

Por meio da coleta e análise de dados em tempo real, a tecnologia adquire conhecimento com o passar do tempo. Assim, consegue prever os possíveis cenários de comportamento para clientes e colaboradores.

O resultado é que os gestores conseguem otimizar processos. Além de aumentar a produtividade e alocar investimentos com maior potencial de resultado.

O monitoramento e análise de dados são atividades que já acontecem há algum tempo, a diferença é que agora podemos utilizar a Inteligência Artificial para interpretar dados e até imagens e assim fazer análises mais ricas e fiéis à realidade.

2 – Chatbots

Provavelmente, você já conversou com algum chatbot ao entrar em contato com um grande varejista online ou mesmo com políticos, blogueiros ou outras empresas. Essa tecnologia consegue reconhecer nomes e números e agir com base nas expressões do cliente. E isso acontece mesmo quando o cliente escreve errado.

Esse tipo de Inteligência Artificial ainda pode ser conectada ao banco de dados da empresa. Com isso, todas as conversas ficam armazenadas, permitindo uma infinidade de conexões. Alguns exemplos seriam encaminhar a solicitação para o atendente mais qualificado ou ordenar o aumento na produção.

A grande vantagem dos chatbots é que eles permitem automatizar uma tarefa que costuma ser bastante custosa para as empresas, como equipe, treinamentos, etc. E engana-se quem pensa que chatbots são utilizados apenas em redes sociais, por comunicação escrita. Bancos já utilizam em larga escala para atendimento por voz, e tiveram redução de custos de mais de 30%. E, mais ainda, apesar de ainda não ter 100% de aprovação, a aprovação já é maior do que de atendimento humano: 70%!

Aquelas estruturas enormes para o atendimento perdem a razão de existir. Ao mesmo tempo, o atendimento é mais ágil e eficaz, aumentando os níveis de satisfação dos clientes.

3 – Assistentes pessoais

Você já conversou com a Siri ou o assistente pessoal do Google? Pois saiba que esse tipo de Inteligência Artificial também tem sido adotada em empresas.

Os assistentes pessoais ajudam a resolver e organizar tarefas simples do cotidiano. Os colaboradores podem consultar suas pendências, reuniões e compromissos. Tudo isso com informações importantes, como o tempo de deslocamento ou distância entre reuniões.

Os robôs inteligentes entram em ação para cumprir tarefas rotineiras e repetitivas, que demandam tempo e pouca estratégia, como no caso do escritório de advocacia Urbano Vitalino que utiliza a Inteligência Artificial da IBM para automatizar o preenchimento de dados de processos judiciais em seu sistema interno. Em entrevista ao site da EXAME, Urbano Vitalino Neto, sócio-diretor do escritório, contou que a Carol, nome dado pela empresa à sua assistente virtual, realizará atividades repetitivas de mais de 100 mil processos judiciais, publicações

Inteligência Artificial com qual objetivo?

Embora a Inteligência Artificial já exista há muitos anos, ainda estamos no começo do uso real da IA com base em dados. Muitos termos ainda são confundidos e ainda não entendemos o que de fato é Inteligência Artificial.

Escrevi um texto para o meu blog sobre Transformação Digital, no qual explico melhor sobre essas terminologias e dou exemplos de cases com Inteligência Artificial. Não deixe de conferir! Inteligência Artificial: o que é e suas aplicações em negócios

Vale dizer que, especialmente em indústrias, já estão sendo implementados robôs com Inteligência Artificial. Por isso, pode ser que aquele cenário futurista de filme que comentamos no início não esteja assim tão longe.

No entanto, de forma geral, a Inteligência Artificial tem como seu grande objetivo o aumento da competitividade.

Ao mesmo tempo em que a exigência por conseguir diferenciais cresce, também é assustadora a quantidade de dados disponíveis. Em meio a esse cenário, conseguir destacar os dados importantes e analisá-los com a velocidade necessária é uma tarefa bastante complicada.

Com a Inteligência Artificial, esse tipo de tarefa se torna simples e automática. Assim, a empresa ganha mais agilidade e competitividade para atuar no mercado.

E, com a difusão cada vez maior desse tipo de tecnologia, as empresas que ficarem paradas no tempo vão acabar perdendo o seu espaço!

Inclusive, aproveito para deixar aqui um convite para você. O blog Transformação Digital faz parte de uma iniciativa minha e do Ricardo Guimarães, também consultor da WSI, para levar palestras sobre Transformação Digital para as empresas. Essas palestras são gratuitas. Para ver as próximas datas, inscreva-se, clicando no botão ao final desse post.

Transformação Digital


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 
 

Tópicos: Inteligência Artificial

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter