Fale Conosco

Aprenda a criar um e-mail marketing perfeito

   09 Setembro, 2021 / por Caio Cunha

|
|
APRENDA A CRIAR UM E MAIL MARKETING PERFEITO

 

Aprenda a criar um e-mail marketing perfeito (BLOG) 3

E-mail marketing é a estratégia de enviar e-mails para uma lista de contatos para atingir alguns objetivos de marketing. Isso faz com que essa seja uma das principais estratégias do Marketing Digital, uma vez que permite abrir um canal de comunicação direto com o público.

 

O e-mail marketing também é uma grande ferramenta de Inbound Marketing, pois ele pode atrair o cliente pelo conteúdo que a empresa compartilha ao nutrir leads e, portanto, gerar vendas.

Qual o papel do e-mail marketing na sua estratégia de marketing?

Para que seu e-mail funcione como uma estratégia de marketing e não seja confundido com spam, é importante ter em conta que o papel do marketing vai muito além da divulgação e venda de produtos. Ele é uma oportunidade para estreitar laços com os consumidores.

Ou seja, aproveite o e-mail marketing para:

  • promoção de conteúdo: se a sua empresa tem um blog, é importante que os e-mails divulguem o conteúdo para aumentar sua visibilidade;

  • venda e pós-venda;

  • nutrição e educação de leads: a gestão de leads é importante para o crescimento da empresa e faz parte do Inbound Marketing. A ideia é fazer com que seus assinantes se tornem leads; e seus leads, clientes. Para isso, o e-mail marketing faz com que o cliente conheça a empresa e amadureça a decisão de compra.

Como planejar uma campanha de e-mail marketing?

Todas as estratégias de marketing necessitam de planejamento. O e-mail marketing não é diferente. Para planejar uma boa campanha, é preciso se perguntar:

 

  1. Quais os objetivos da sua campanha?

  2. Qual é a persona (perfil de cliente) com a qual você quer se comunicar?

  3. Como você vai construir e aumentar sua lista de contatos?

  4. De que forma você vai segmentar sua lista de contatos?

  5. Que conteúdos ou ofertas você vai enviar?

  6. Com que frequência os e-mails serão enviados?

  7. Quais métricas você vai analisar?

5 dicas para criar o e-mail marketing perfeito

1. Chame a atenção

O primeiro passo é fazer o cliente abrir o e-mail. Para isso, comece com um assunto chamativo que queira fazê-lo abrir. Também é importante que o texto de pré-visualização seja interessante.

2. Elabore assunto personalizado

Para ter uma maior taxa de abertura de e-mail, é importante personalizar o assunto. E-mails genéricos dificilmente serão clicados, enquanto aqueles com personalização do nome do cliente e com termos relacionados ao segmento chamarão a atenção.

3. Alinhe assunto e objetivo de campanha

A partir dos seus objetivos, você pode elaborar um assunto que seja significativo para empresa e cliente. Se seu objetivo é aumentar as vendas, é importante destacar o produto já no assunto. Isso fará com que a abertura do e-mail se converta em vendas.

Mas, caso o objetivo não seja a conversão, o assunto pode ser chamativo o suficiente para fazê-lo clicar e descobrir quais são os produtos em promoção, o que não necessariamente se converte em vendas.

4. Promova sensação de urgência

A sensação de urgência faz com que o cliente acredite que precisa tomar a decisão rapidamente. Essa é uma boa estratégia e que deve ser usada com cautela, afinal, você precisa entregar o que está prometendo.

5. Inspire-se em grandes ideias

Outra dica valiosa é se inscrever nos boletins informativos de grandes empresas ou de concorrentes. Entenda como os e-mails dessas empresas chamam a atenção e trace sua própria estratégia.

Quer saber mais sobre estratégias de marketing?


O e-mail marketing é uma importante estratégia do Marketing Digital. Acesse o site da WSI Consultoria, agência especializada em Inbound Marketing, para ler mais sobre geração e nutrição de leads para promover seu negócio!

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter