Fale Conosco

Aprenda a otimizar infográficos para a estratégia de SEO

   06 Outubro, 2021 / por Caio Cunha

|
|
APRENDA A OTIMIZAR INFOGRAFICOS PARA A ESTRATEGIA DE SEO

(1) BLOG POST Aprenda a otimizar infográficos para a estratégia de SEO (BLOG)

Uma boa estratégia de SEO torna mais fácil encontrar produtos e serviços, o que faz com que sua empresa seja mais relevante nos mecanismos de busca.

Para a otimização dos motores de busca do seu site, além do uso de palavras-chave, é importante que a criação de conteúdo inclua infográficos, pois são visualmente atraentes e auxiliam o leitor a interpretar informações mais rapidamente.

Confira abaixo mais informações sobre infográficos e saiba como otimizá-los para a estratégia de SEO.

O que são infográficos?

Os infográficos são conteúdos visuais que mesclam texto verbal com texto não verbal, como imagens, ilustrações, pictogramas etc. Ao fazer essa mescla, o infográfico faz com que o conteúdo seja melhor compreendido pelo público. Além disso, infográficos são visualmente mais atrativos do que textos puramente verbais.

Para que servem os infográficos?

Os infográficos são ótimos na ilustração ou explicação de conteúdos. Eles podem ser úteis caso você queira:

  • fornecer uma visão geral de um assunto;

  • explicar um processo mais elaborado;

  • exibir resultados ou dados de pesquisa;

  • resumir uma postagem de blog ou outro tipo de texto;

  • comparar e contrastar informações.

Por que utilizar infográficos como estratégias do SEO?

Tendo em vista que o objetivo final do SEO é aumentar a visibilidade da marca e direcionar tráfego para o site, os infográficos têm se mostrado como importante estratégia nesse processo, já que são compartilháveis, possibilitam engajamento e geram oportunidades de link building.

Como otimizar infográficos para a estratégia de SEO?

O importante na utilização de infográficos é aliar aparência atraente com estratégias de SEO. Aqui, apresentamos 5 passos para otimizar os infográficos do seu site:

1. Otimize as palavras-chave

O primeiro passo da criação de conteúdo é sempre planejar as palavras-chave. Embora o Google não leia imagens da mesma forma que lê artigos, é importante ajudar o buscador a entender do que se trata o infográfico.

Por isso, vale a dica de otimização de palavras-chave usando-as em heading tags, meta-descrição, conteúdo de apoio, título da imagem (infográfico) e texto alternativo, nome do arquivo de imagem e URL.

2. Crie um conteúdo de apoio atraente

O conteúdo de apoio aos infográficos deve ser atraente, esteja ele na forma de uma introdução à imagem, uma explicação mais aprofundada ou uma conclusão com call to action (CTA). Isso fará com que você possa adicionar as palavras-chave estrategicamente sem deixar um infográfico “solto” na página.

3. Garanta um carregamento ágil

A boa experiência do usuário depende do tempo e velocidade de carregamento da página. Para evitar um carregamento do site demorado, você pode usar a técnica de lazy loading ou compactar o tamanho das imagens, diminuindo o peso delas.

4. Incentive o compartilhamento

O compartilhamento dos infográficos gera tráfego para o seu site, o que melhora o posicionamento dele nos mecanismos de busca. Por isso, você deve deixar mais acessível o compartilhamento das imagens inserindo botões estrategicamente posicionados para isso.

Outra forma de aumentar o compartilhamento é enviar diretamente para os parceiros nas redes sociais, como influenciadores e profissionais reconhecidos.

5. Crie um embed code

Embed code é um trecho de código HTML que adiciona automaticamente os infográficos ao ser usado em um site. Ao mesmo tempo, ele faz ligação em seu site de volta ao original. Isso facilita o compartilhamento e fortalece o link building.

Procurando consultoria de SEO?

Os infográficos são importantes na estratégia de SEO. No entanto, muitos outros elementos do Marketing Digital são importantes na hora de otimizar sites para buscadores.

O mais indicado é contratar uma consultoria de SEO qualificada e que trabalhe diretamente com as suas necessidades!

A WSI Consultoria, com mais de 20 anos de mercado, oferece soluções de Marketing Digital que trazem resultados palpáveis em produtos e serviços, com mais leads, oportunidades de negócio e lucratividade. Entre em contato e encontre estratégias de SEO para a sua empresa!

Tópicos: SEO

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter