Fale Conosco

Aprenda a usar o reels do Instagram para engajar a sua empresa

   11 Agosto, 2021 / por WSI Consultoria

|
|
APRENDA A USAR O REELS DO INSTAGRAM PARA ENGAJAR A SUA EMPRESA

Reels Blog

 

Uma nova ferramenta do Instagram que vem fazendo muito sucesso e se tornando um ótimo meio de gerar benefícios para as empresas é o chamado reels. Ele traz uma forma diferente de gerar conteúdo e criar maior contato com os clientes.

Para esse mecanismo, são postados vídeos de curta duração, mas com muita criatividade. Por esse motivo, os filtros, as cores e os textos são muito atrativos, para conquistar o usuário rapidamente e fazer com que ele termine de assistir ao conteúdo.

Ele permite que os vídeos de até 30 segundos sejam cortados, editados, unidos a uma trilha sonora, velocidade mudada, entre outras ferramentas que podem incrementá-lo. 

Postar esses vídeos é como postá-los no feed normal, porém há um canal específico para que as pessoas os vejam. Além disso, para que os usuários tenham acesso ao conteúdo postado, eles não precisam seguir a marca, uma ótima forma de atrair novo público.

É uma ótima forma de engajamento, uma vez que os usuários acessam a ferramenta do reels para procurar por vídeos no estilo, aumentando a interação com as publicações. 

Além disso, é possível criar um material que instigue os visualizadores a participarem do conteúdo, postando seus próprios vídeos para promover a marca e gerar engajamento. 

Por esses motivos, as empresas decidiram investir na produção de postagens, como uma estratégia de marketing digital, para serem compartilhadas nessa ferramenta e aumentar os resultados. 

Entenda quais as diferenças entre o reels e o TikTok

Uma outra plataforma que é bem similar ao reels é o TikTok. Isso por conta de ambos permitirem a postagem de vídeos curtos e com uma grande adição de efeitos e criatividade. Porém, serão destacados pontos em que essas plataformas são diferentes. 

Primeiramente, o TikTok é um aplicativo para postagem desse tipo de vídeo com a duração de até 1 minuto, enquanto o reels é apenas um recurso dentro do Instagram com vídeos que podem ter até 30 segundos.

Além disso, o Instagram não permite a realização de duetos ou envio de arquivo local. Em relação à faixa etária, por exemplo, o aplicativo do TikTok é destinado para um público mais jovial e focado apenas no entretenimento e comédia. 

Portanto, o reels é mais vantajoso, uma vez que tem um público amplo e que está interessado na interação. Ademais, o Instagram permite que muitas pessoas conheçam e adquiram produtos pela plataforma, então ver conteúdo de marcas agrada os usuários. 

Realizar vídeos mais rápidos permite que o conteúdo seja mais objetivo e tenha um foco mais claro, um ponto que o reels se sobressai em relação ao aplicativo. 

Táticas para usar e aproveitar o reels

Algumas dicas podem ser levadas em conta para usufruir do recurso do Instagram e gerar diversos resultados favoráveis para a empresa, como as citadas abaixo:

  1. Postar para seu nicho;
  2. Criar conteúdo original;
  3. Utilizar os filtros e efeitos;
  4. Compartilhar bastidores;
  5. Analisar as tendências;
  6. Participar dos memes;
  7. Fazer conteúdo que acrescente;
  8. Usufruir de parcerias;
  9. Acrescentar uma propaganda leve.

Portanto, para que fique claro como utilizar essa ferramenta como um bônus para a empresa, cada dica será analisada separadamente.

1. Postar para seu nicho


É importante direcionar o conteúdo que será postado para o nicho que consome outras postagens da empresa, para que, dessa forma, eles não se interessem apenas pelo vídeo, mas sim, pelo perfil geral da marca e passem a acompanhar todos os posts. 

Por exemplo, se uma empresa deseja vender seus dutos de ventilação, ela precisa postar conteúdo direcionado a interessados e consumidores, como empresas ou prédios em construção. 

2. Criar conteúdo original


Para ter destaque em uma ferramenta com tantos concorrentes, é preciso ter certas características que façam o conteúdo ser considerado diferente.

Portanto, é vital ter postagens com conteúdo original, para que os usuários se interessem, pois não é algo que eles já viram diversas vezes. 

Além disso, os conteúdos não devem parecer muito forçados ou planejados, é preciso que seja algo mais espontâneo, para que o cliente possa ter o desejo de criar uma ligação com a marca, de uma forma mais humanizada do que apenas planejada. 

As ideias não precisam ser doidas, apenas naturais, criativas e que gerem um sentimento no usuário de exclusividade e interesse em conhecer mais. 

3. Utilizar os filtros e efeitos


Esses mecanismos estão lá para serem utilizados e incrementarem o vídeo, então use-os. Eles podem deixar o vídeo mais divertido e trazer um bom momento para quem o assiste. Além de permitir que ele fique mais espontâneo e descontraído.

Mas é importante lembrar de ter uma boa qualidade de vídeo, para que o uso dos efeitos e filtros fiquem bons. Então, usar uma ring light ou um totem luminoso é uma boa estratégia. 

4. Compartilhar bastidores


Apostar nesse conteúdo pode ser mostrar os bastidores da gravação de algum vídeo que foi postado ou de como é a produção da mercadoria que a empresa oferece, aproximando a relação com o cliente, que vê a marca mais humanizada.

Trabalhar em cima da curiosidade dos consumidores é uma opção muito lucrativa, uma vez que é um ponto essencial no momento em que eles decidem assistir um vídeo ou não. 

Dessa forma, mostrar o processo de como um produto é mandado ou enviado, permite que o cliente ganhe segurança para adquiri-lo, pois sabe como foi preparado.

Por exemplo, uma empresa que deseja mostrar seu produto, termografia eletrica, em um desses reels, pode gravar seu processo de produção, para que os interessados entendam cada etapa de seu funcionamento.

5. Analisar as tendências


Saber por qual tipo de conteúdo ou estilo de vídeo o público está interessado pode ser muito vantajoso, pois é possível adaptar o conteúdo a essas tendências e aumentar o engajamento do público. 

Por exemplo, se uma empresa deseja fazer um vídeo sobre montagem de Stands, é interessante ela conhecer o que está em alta para fazer um vídeo bom, como mostrando seus produtos já vendidos com uma trilha sonora que está sendo usada. 

6. Participar dos memes


Os memes são situações ou imagens divertidas que bombam na internet por algum motivo. Portanto, adaptar o conteúdo da sua empresa à participação de memes pode incluí-lo entre os assuntos mais falados, aumentando, consideravelmente, o alcance. 

7. Fazer conteúdo que acrescente


Usar esses 30 segundos para dicas, tutoriais ou algum conteúdo que acrescente, como educacional, é um ótimo investimento, pois, além de realizar um vídeo divertido e interessante, ele ainda ensinará algo.

Logo, postar sobre a especialidade da sua empresa passa uma imagem de credibilidade para os usuários e aumenta a interação com o post. Porém, lembre-se de usar uma linguagem mais fácil para os consumidores compreenderem e gostarem.

Por exemplo, se uma empresa elétrica deseja utilizar os reels, seria interessante ela mostrar como instalar um quadro de distribuição de energia, assim, fará uma postagem sobre um assunto que ajudará e interessará para o cliente. 

8. Usufruir de parcerias


Juntar marcas e influenciadores digitais, com bons resultados, pode ser benéfico para ambos, pois haverá uma troca de seguidores e maior alcance, além de poder se tornar viral, com mais compartilhamentos.

Por exemplo, se uma empresa de tratamento acústico fizer uma parceria com algum artista musical, ela ficará conhecida pelos seguidores do músico que já se interessam pelo assunto, sendo mais eficaz.

9. Acrescentar uma propaganda leve


É importante ao mesmo tempo mostrar os produtos que a marca vende, para que os clientes tenham conhecimento do que é vendido e possam se interessar para comprar. Porém, é vital lembrar de não exagerar, para não ficar um conteúdo cansativo.

Por exemplo, uma empresa de moda pode gravar um reels de roupas para certas situações e utilizar suas bolsas promocionais para fazer a propaganda discretamente dentro de um conteúdo interessante.

Veja quais as vantagens de usar o Reels

Como já se sabe como fazer um bom reels, é importante destacar quais são os benefícios de aderir a esse recurso e postar com uma periodicidade para manter os seguidores, além de permitir um retorno para a empresa.

Aumento do alcance

Com um espaço da plataforma exclusivo para esse tipo de vídeo, sem precisar já conhecer a página para ter acesso, a empresa consegue distribuir o seu conteúdo para muitos usuários diferentes.

Dessa maneira, há um aumento no número de novos clientes e, consequentemente, na quantidade de vendas, aumentando o lucro da empresa.

Melhora o relacionamento com o público

Por ser postado um assunto mais íntimo e que auxilia as atividades dos telespectadores, o recurso permite que a relação com os consumidores seja melhor, fidelizando-os, aumentando o número de indicações e, logo, o de novos clientes.

Forma criativa de postagem 

Apostar nessa ferramenta é uma maneira de produzir conteúdo desejado pelos clientes da empresa de uma maneira criativa e que permite maior interação.

Por exemplo, para uma empresa de gestão de condomínios, é possível mostrar o seu trabalho sem parecer algo simples, mas sim, de maneira interessante e atrativa.

Conclusão

Utilizar o recurso reels do Instagram permite que uma empresa se expanda, melhore seus relacionamentos com os clientes e atraia novos clientes de uma maneira prática e que não gere custos financeiros. 

Essa ferramenta que já conquistou muitos negócios e consumidores pode permitir uma melhora significativa para todos, principalmente se realizada com cuidado e levando em conta alguns pontos. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tópicos: Transformação Digital

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter