Fale Conosco

Botão Google Plus One (+1) - Instalação, Tracking e Análise

   28 Junho, 2011 / por WSI Consultoria

|
|
BOTAO GOOGLE PLUS ONE INSTALACAO TRACKING ANALISE

Google Plus One
Em 30/03/11 o Google anunciou em seu blog oficial o lançamento do Google Plus One. O Plus One ou +1 é uma nova funcionalidade adicionada ao buscador com o intuito de capturar as recomendações dos usuários dos resultados apresentados nas páginas de pesquisas.

Ele traz consigo um conceito idêntico ao “Like” do Facebook, onde a pessoa ao gostar de uma determinada página ou resultado mostrado na página de pesquisa, poderá “dar +1” que significará para o Google: “Ei, eu gostei disso e quero que meus amigos saibam!”.

A frase acima é meio jargão, porém é a realidade, qualquer usuário que estiver logado com sua conta Google, pode fazer o uso do Plus One, e os seus amigos verão ao fazerem suas pesquisas, as páginas que você recomendou com o +1.

Vídeo institucional do Google sobre o Plus One

Google Plus One afeta o posicionamento no Google?

A resposta é sim e não. Talvez em primeira instância seja só mais um incremento que irá auxiliar o Google a definir qual o melhor resultado para apresentar para o indivíduo que está fazendo uma busca. Uma coisa é certa, o Plus One contribui para a personalização de resultados com a ajuda do Social, pois ele utiliza recursos da sua conta Google como: Reader, Buzz além também de usar a sua conta do Twitter para auxiliar a identificar quem faz parte do seu círculo social na internet. Dessa maneira o usuário ao fazer uma busca por um determinado produto e o Google identificar que existe um grupo de usuários que faz parte deste círculo social e que recomendou uma página, o Google pode sim dar preferência em mostrar esse resultado.

Resultado de Pesquisa Personalizado com Plus One

Outra função importante do PlusOne é que mesmo que ele não afete um determinado resultado com a personalização da busca, ele pode ser um ótimo incentivo para que um site que esteja antes do final da dobra da página receba um clique. O recurso do +1 nas SERPs é um excelente Call-To-Action, pois ao mostrar que várias pessoas recomendaram um site e ainda você conseguir visualizar a foto de um amigo que também visitou aquela página, o usuário que fez a busca se sente mais motivado a clicar neste tipo de resultado.

Google Plus One nos Links Patrocinados

Links Patrocinados e  Plus OneEste sistema de recomendação não se restringiu somente aos resultados orgânicos também se estendeu aos links pagos do Google AdWords.

Quality Score Google AdWords Plus OneSeguindo a ideologia do Google em relação aos links patrocinados é possível que as recomendações dos usuários sirvam como um somador ao Quality Score dos anúncios e palavras-chaves do Google AdWords. O anunciante não terá que pagar mais por não receber +1 em seus anúncios, porém seguindo a ideia que o Plus One ajudará a obter QS maiores, pode ser que esse anunciante deixe de conseguir um posicionamento melhor com um CPC mais baixo.

Ainda é cedo pra dizer, mas muito provável que haverá uma integração desses dados com o Google AdWords e Google WebMasters Tools, onde será possível observar informações gerais sobre o número de pessoas que “deram +1”.

No momento o único local onde é possível visualizar informações sobre o PlusOne é em seu perfil do Google:
http://profiles.google.com/seu-usuario/plusones

Perfil do Google com o Plus One

Ativar o Google Plus One no Perfil do GoogleLembrando que é necessário ativar a exibição para que o +1 fique visível ao público




Como instalar o Google Plus One em meu site

O Google disponibilizou a opção de integração do +1 nas páginas dos sites o que facilita ainda mais a pulverização de recomendações através da internet.

Através da página do Google é possível montar o seu script e instalá-lo facilmente nas páginas do seu site. O código é um JavaScript onde é necessário fazer uma requisição aos arquivos com as funções do Plus One (plusone.js), e depois colocar a tag para carregar o botão.

<script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js">
{lang: 'pt-BR'}
</script>
<g:plusone></g:plusone>

Existem 4 opções de tamanhos para o Plus One, após escolher basta copiar e colar o script em sua página.
Formatos do Botão Google Plus One

Instalando mais de dois botões Google Plus One

Suponhamos que você tenha um blog e em sua barra lateral você resolveu instalar o +1 para as pessoas recomendarem a “Home Page” do seu blog, porém dentro de cada página dos artigos você também precisa que as pessoas o recomendem com o +1.

Para essa solução você precisará fazer duas requisições da função do PlusOne, porém o arquivo plusone.js só precisa ser requisitado uma vez. Nessa situação você pode alocá-lo dentro da seção <head> do seu HTML, e usar o atributo de URL na chamada da função.
Deve ser inserido dentro do <head>

<script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js">
{lang: 'pt-BR'}
</script>

Para o PlusOne da Home:

<g:plusone href="http://www.homepage.com"></g:plusone>

PlusOne para sua página atual:

<g:plusone href="htt://www.homepage.com/pagina_atual"></g:plusone>

Como usar o Google Analytics para fazer o tracking Plus One

Você pode monitorar o número de pessoas que recomendaram e também deixaram de recomendar as suas páginas através do Google Analytics. A função do analytics é chamada através de um “callback”, ou seja, é uma requisição que o PlusOne chama quando a pessoa clica no +1.

Para fazer esse tracking, a melhor opção é utilizando o sistema de Eventos do Google Analytics. A função de Eventos tem essa forma:

_trackEvent(categoria, ação, nome, valor)

Então teremos que criar uma função para chamar o trackevent:

function plusone_evento(obj)
{
_gaq.push(['_trackEvent','Google Plus One',obj.state, location.href]);
}

Explicando as variáveis:

  • 'Google Plus One': Irá criar a categoria do evento no Google Analytics, você pode usar outro nome se quiser.
  • obj.state: Irá assumir o valor On/Off quando a pessoa clicar no +1
  • location.href: Informa a URL que a pessoa clicou no +1, você pode usar também document.title que irá carregar o título da página

Agora devemos chamá-la junto ao código do PlusOne, e pronto só aplicar o script ao site:

<script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js">
{lang: 'pt-BR'}
</script>
<g:plusone callback="plusone_evento" ></g:plusone>
<script type="text/javascript">
function plusone_evento(obj){
_gaq.push(['_trackEvent','Google Plus One',obj.state, location.href]);
}</script>

Lembrando que esta função de tracking do Google Analytics precisa ser modificada quando a sua página tiver mais de dois botões PlusOne.

Plugin do PlusOne para Chrome

Plugin do Chrome para PlusOnePara o Google Chrome você também encontra disponível o plugin do PlusOne.

Com este plugin é possível recomendar qualquer página que você esteja visitando, mesmo que a página não tenha o botão do PlusOne instalado.
 

Tópicos: Novidades Google

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter