Fale Conosco

Como aumentar o Market Share da empresa com Inbound Marketing?

   08 Março, 2018 / por Caio Cunha

|
|
COMO AUMENTAR O MARKET SHARE DA EMPRESA COM INBOUND MARKETING
 

O Market Share representa a participação de mercado que uma empresa tem em seu segmento ou em relação a determinado produto. Ou seja, dentre os concorrentes, qual tem a maior participação no mercado, vendendo mais?

Se você já sabe qual é a sua participação nesse mercado e ela está aquém do esperado, também já sabe que a resposta para melhorar esse número é bastante simples: aumentar suas vendas, superando seus concorrentes, e, consequentemente, sua fatia do mercado.

Como aumentar o  Market Share da empresa com Inbound Marketing

Mas como fazer isso?

Preço, inovação, marketing e publicidade, foco no cliente, são respostas que certamente estão na ponta da sua língua. Na minha opinião, entender o seu consumidor é fator crucial para entender porque o seu produto está sendo valorizado ou não. E, mais do que isso, entender que o seu consumidor mudou e seu marketing também precisa mudar.

Hoje, 90% dos consumidores brasileiros pesquisam online antes de realizar uma compra, de acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira 'Meu Bolso Feliz'.

Além disso, as pessoas não querem ser interrompidas em suas atividades com propagandas invasivas. Para se ter uma ideia, 419 milhões de pessoas no mundo inteiro baixaram ad blockers em seu celulares, segundo a PageFair, e, segundo pesquisa da Hubspot, 77% dos consumidores disseram que preferem adicionar filtros para receber propagandas relevantes do que bloquear anúncios completamente.

Esses dados nos mostram que as pessoas não tem mais paciência para propagandas massificadas, que não sejam relevantes para si. Portanto, se queremos aumentar nosso market share, precisamos sim repensar nossas estratégias de marketing.

E quem diz isso não sou só eu, mas outros profissionais que já testaram o Inbound. Essa metodologia  foca em conteúdo de valor para atrair seu público e não propaganda. E o resultado? Um estudo realizado em parceria entre a HubSpot e o MIT, baseado em informações de cerca de 5.000 clientes do Hubspot ao redor do mundo demonstrou que, ao implementar a metodologia, 92,7% das empresas perceberam aumento na geração de leads, sendo que 42,2% detectaram o crescimento de leads que se convertem em vendas. Para que você compreenda como o Inbound Marketing pode auxiliar sua empresa no desafio que é ganhar mais espaço em seu mercado de atuação, separamos algumas dicas de como utilizar a metodologia.

  1. Foco é essencial
  2. Desenvolva personas
  3. Desenvolver conteúdo útil para seu cliente
  4. Encoraje seu consumidor a tomar o próximo passo

Apesar de ser um dos pilares do marketing, diversas empresas cometem o erro de desenvolver sua estratégia de marketing digital sem focar em um público específico.

Conhecer bem o grupo de pessoas que você deseja atingir permite compreender qual o real problema enfrentado por ele e, consequentemente, a ofertar soluções assertivas, por meio de um discurso direcionado.

Lembre-se que a metodologia de Inbound Marketing vai atrair para o seu site aquelas pessoas que têm problemas relacionados ao seu negócio e que estejam procurando por sua solução na internet que você atende. Se a sua equipe não souber com quem está falando, como poderá oferecer a resposta que está buscando?

Depois de entender muito bem seu público-alvo, descobrir seus pontos de dor, seus hábitos, a forma como consome informação, etc, é fundamental elaborar um personagem que exemplifique perfeitamente quem é este cliente que você quer atingir.

O buyer persona será fundamental para sua equipe montar uma estratégia de marketing digital. É importante ter em mente que todo material, cada conteúdo produzido será direcionada para essa persona, ou para mais de uma, sendo assim, é preciso ter cautela na hora de desenvolvê-la.

Evite adivinhar! Encomende pesquisas que demonstrem os hábitos de consumo do seu público, quais são seu pontos de dor ou utilize dados de seu CRM para construir uma buyer persona com perfil baseado em um trabalho consistente.

Parte do processo de elaboração da persona é entender quais os hábitos de seus consumidores no ambiente virtual, ou seja, descobrir quais são suas redes sociais favoritas, o que postam, com que frequência faz compras online, quais marcas curte, que tipo de conteúdo e mídia consome, etc. Isso será fundamental para criar ideias como e onde sua marca deve estar para se comunicar com o seu consumidor ideal.

De acordo com pesquisa realizada pela Ascend2- consultoria especializada em marketing e tecnologia- 72% dos profissionais de marketing afirmam que o desenvolvimento de conteúdo útil foi a melhor tática de SEO; enquanto que o estudo do Hubspot aponta que 61% dos profissionais de marketing dizem que melhorar o SEO e crescer organicamente é prioridade em sua estratégia de inbound.

Esses dados somente corroboram o que os profissionais do setor já sabem: o conteúdo bem feito e relevante é o coração de sua estratégia, sem ele, os resultados sempre estarão aquém do esperado.

Como aumentar o  Market Share da empresa com Inbound Marketing

Levando em consideração sempre a sua persona, elabore periodicamente conteúdo de qualidade que o auxilie a identificar e resolver os problemas de seu consumidor em potencial. É importante deixar o linguajar vendedor e publicitário de lado e adotar um discurso de caráter informativo, que auxilie na construção de uma relação positiva entre sua marca e seu cliente.

Lembre-se: Inbound Marketing só é considerado o Marketing que as pessoas amam porque com ele oferecemos conteúdo de qualidade que respondem suas dúvidas ;)

Um levantamento do Google aponta que 71% das buscas B2B são genéricas, e que o público B2B faz cerca de 12 buscas antes de se engajar com o site de uma marca específica.

No ambiente online o consumidor leva tempo até tomar uma decisão, enquanto isso você deve fornecer informações adaptadas a sua etapa de conhecimento do assunto em questão, até o momento em que ele esteja seguro para fechar a compra com você.

Inbound Marketing divide a jornada de compra do consumidor em: conhecimento, consideração e decisão e seus conteúdos devem considerar essas etapas para que você resolva sua dúvida em qualquer uma dessas etapas.

Ok, entendi. Mas como eu aumento meu Market Share com Inbound Marketing?

Você deve se lembrar que comecei o texto apresentando o seguinte dado:” 92,7% das empresas (que adotam Inbound Marketing) perceberam aumento na geração de leads”. Isso quer dizer que Inbound é comprovadamente uma metodologia que vende!

Isso porque nos preocupamos com os interesses e dores da nossa persona e estamos sempre prontos para atendê-la quando ela precisa. Inbound Marketing rompe com o Marketing que incomoda o consumidor, que o incomoda quando ele nem mesmo tem a intenção de comprar algo da sua empresa.

Inbound surge quando a pessoa ainda está entendendo que tem um problema e apresenta sua empresa como uma possível solução. É ganha-ganha!

Quer saber como funciona na prática uma campanha de Inbound Marketing? Baixe nosso ebook!


 

Sobre o autor:
Caio Cunha
Caio Cunha | Co-Founder WSI Consultoria

Executivo Internacional com experiência em capacitação empresarial, estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing. Tem como desafio cotidiano a busca por soluções efetivas para empreendedores e gestores que pretendem crescer e expandir seus negócios.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com

Tópicos: Inbound Marketing, Market Share

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter