Fale Conosco

Como avaliar se sua estratégia de marketing online está indo bem?

   24 Junho, 2015 / por Caio Cunha

|
|
COMO AVALIAR SE SUA ESTRATEGIA DE MARKETING ONLINE ESTA INDO BEM

Por ser um meio relativamente novo, muitos gestores e diretores possuem dúvidas de como estruturar, analisar e avaliar o andamento das campanhas de marketing online da empresa para saber se as ações definidas pela equipe/agência estão gerando bons resultados. 

como-avaliar-se-a-estratgia-de-marketing-online-da-empresa-est-indo-bem

Para contribuir nesse processo, existem alguns modos para verificar se a estratégia de marketing da empresa está indo bem, utilizando dos KPI’s de cada campanha e mensurar assim o ROI do projeto. Uma maneira de avaliar a campanha é utilizando as ferramentas disponibilizadas pelo próprio Google, como o Google Analytics, Google Webmaster Tools, e Google Adwords. Essas ferramentas permitem avaliar corretamente os resultados ajudando-o a aprimorar sua estratégia de marketing digital. Abaixo seguem algumas dicas de como mensurar os resultados de cada uma e avaliar a campanha de marketing.

 

Mídias Sociais

As redes sociais oferecem ferramentas com estatísticas de medição para que as campanhas possam ser constantemente monitoradas. Elas mostram as variações dos níveis de sucesso da marca, como número de likes e compartilhamentos, em um nível mais básico, e também dados sobre o seu público-alvo naquela mídia social. Tendo essas informações é possível procedermos a uma segmentação das campanhas tornando-as ainda mais eficientes. Para dados como quantidade de vendas geradas pelas mídias sociais, podemos usar o Google Analytics, se este estiver com as metas criadas corretamente. Além disso, é possível utilizar de outras ferramentas pagas que fazem monitoramento das menções da marca na internet. Recomendamos usar essas ferramentas para analisarem não apenas os elogios, mas principalmente apontar as críticas que a marca pode receber. Uma empresa com uma boa estratégia de marketing digital agradece aos elogios, mas, principalmente, responde e tenta fornecer uma solução para as críticas, que podem até se tornar novos leads no futuro.

Leia também: Em quais mídias sociais minha empresa deve ter presença? 

 

Links Patrocinados

Para monitorar campanhas no Google Adwords é possível realizar análises simples e rápidas sobre as campanhas em andamento. Na página “resumo das campanhas” é possível ordenar as palavras-chave pela taxa de cliques (CTR), pela posição do anúncio, pelos cliques e pela impressão. Desta maneira, é possível verificar quais estão obtendo melhor resultado e gerando mais vendas. O Google Analytics também mostra os dados de conversão, que podem ser um cadastro ou efetivamente uma venda. Com todos estes dados é possível avaliar quais os formatos de anúncio e linguagens que estão sendo mais eficientes.

 

E-mail Marketing

Já no quesito email marketing, a avaliação normalmente é realizada observando a quantidade de leads que cada email está gerando. A partir do resultado de cada email, é possível perceber qual a mensagem ou oferta que possui melhor alcance ou desperta maior interesse do público-alvo da empresa e aquele que não funciona tão bem. O Google Analytics mostra as conversões e visitas vindas dessa estratégia.

 

SEO

Os dados de SEO (Search Engine Optimization), que representa a Busca Orgânica, podem ser analisados através do Google Analytics e do Google Webmaster Tools. Na primeira ferramenta você pode ver dados de visitas ao site e as conversões. Com o Webmaster Tool você pode identificar se o site está com algum erro de html que esteja interferindo o rankeamento realizado pelos robôs do Google. Também é possível saber quais são as palavras que estão realmente gerando visitas ao site.

Leia também: Qual a importância do trabalho de SEO para o branding da marca?

O mundo digital vive em constante mudança e desenvolvimento. Sendo assim, é fundamental que ela seja atualizada frequentemente, tomando por base as informações extraídas das ferramentas de avaliação. Desta maneira, a empresa consegue manter seus bons resultados e até melhorá-los.

Nas semanas a seguir, vamos abordar cada uma dessas estratégias de marketing digital. Se você quiser adiantar e já se aprofundar sobre alguma das estratégias citadas, baixe um exemplar livro Digital Minds: 12 Estratégias de Marketing Digital.

Livro Digital Minds


 

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter