Fale Conosco

Como conseguir resultados com as novas métricas do Facebook

   10 Janeiro, 2014 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
COMO CONSEGUIR RESULTADOS COM AS NOVAS METRICAS DO FACEBOOK

Como conseguir resultados com as novas métricas do Facebook

Posts orgânicos estão atingindo menos usuários desde o segundo semestre de 2013. Quem sempre trabalhou apenas com posts sem patrocínio sentiu uma queda brutal em seu alcance e isso tende a diminuir em 2014, já que os novos algoritmos de seleção de conteúdo foram completamente implantados e as marcas irão destinar parte de seus orçamentos ao impulsionamento de posts.

“Isso não é proposital e não está acontecendo para gerar mais receita publicitária. O alcance orgânico hoje é menor do que há seis meses porque o feed de notícias está mais concorrido”, diz Camila Fusco, gerente de comunicação do Facebook Brasil.

Portanto, não adianta mais só conquistar uma base de fãs, é preciso investir na sua disseminação ou seu conteúdo será visto por uma pequena parcela de pessoas, de modo que todo o investimento em produção de conteúdo será em vão. Por exemplo, uma página com 5 milhões de fãs, será vista por apenas 500 mil.

Leia mais: Facebook como estratégia de marketing

Este contexto, apesar de exigir investimentos maiores no Facebook, também indica uma oportunidade para as marcas se reinventarem em novos canais, tais como Instagram, Twitter, Tumblr, Snapchat, LinkedIn etc. Ainda que a produção de conteúdo difira muito entre as plataformas, o público está cada dia mais presente nestas redes através de smartphones. Afinal, um ecossistema múltiplo é mais saudável.

Segundo a Camila Fusco, não se trata de uma estratégia para aumentar o volume de mensagens pagas pelos anunciantes. “Temos um volume cada vez maior de conteúdo sendo postado por usuários e marcas. Neste contexto, era importante explicar ao anunciante que a concorrência pelo feed se acirrou e que ele tem a opção de promover posts para gerar maior alcance.”

Ainda que a excelência da experiência do usuário seja o principal objetivo do Facebook para tais mudanças, ao longo prazo passa a se tornar uma mídia muito cara. Empresas de pequeno porte são as principais desfavorecidas nesta situação, pois o orçamento mensal para impulsionamento tomará proporções publicitárias.

Neste caso, o conselho é investir apenas nos posts de conteúdo que leve tráfico à sua página ou que construa o branding da empresa. Por exemplo, no compartilhamento de um post de blog próprio, notícias sobre a marca na imprensa, vídeos de produção própria ou ainda um conteúdo que, organicamente, gerou muitos compartilhamentos e interação.

Tópicos: Mídias Sociais

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter