Fale Conosco

Como empresas de TI devem medir os resultados da sua estratégia de marketing digital

   21 Setembro, 2017 / por Caio Cunha

|
|
COMO EMPRESAS DE TI DEVEM MEDIR OS RESULTADOS DA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

Trabalhar com tecnologia da informação é ter como rotina a mensuração de dados e métricas em tempo real para os clientes. Mas, como andam os resultados em marketing digital da sua empresa? E, mais ainda, você sabe o quanto marketing digital está impactando na atração e fechamento de novos clientes para sua empresa?

A grande quantidade de dados gerados em cada ação pode ser um fator de desvio de atenção na mensuração de resultados em marketing digital. Isso se dá porque ao contrário do marketing offline, quando pouco se podia medir resultados, tudo é passível de análises em uma campanha digital.Por isso, é importante pensar que a mensuração deve estar presente nas 3 fases de uma campanha:

como-empresas-de-ti-devem-medir-os-resultados-da-sua-estratégia-de-marketing-digital.jpg

Fase 1-Desenho de estratégia de marketing digital

Nesta fase, é preciso apontar objetivos e metas reais, além de traçar o perfil do público desejado e quais canais utilizar para alcançá-los. Nela são definidas as etapas do plano de ação e as métricas para a mensuração de sua campanha, os kpi’s, como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e o ROI (Retorno sobre o Investimento), por exemplo.

Nesse sentido, recomendo a criação de perguntas norteadoras e que precisarão ser respondidas pela mensuração de dados, além de projeções dos esforços necessários para que cada uma das metas sejam alcançadas.

Por exemplo:

  • Qual meu custo por lead?
  • Qual minha taxa de conversão em cada estratégia de marketing digital utilizada?

Note, porém. que não há problemas em fazer ajustes no decorrer da implementação. É normal e importante que a campanha seja ajustada conforme a análise dos resultados.

Lembre-se que há muitos dados volumosos que podem parecer interessantes em um primeiro momento, mas que podem ser pouco efetivos, como, por exemplo, número de seguidores e curtidas que podem não condizer com o engajamento e a conversão real de sua campanha.

Fase 2 - Implementação da campanha online

Aqui, é preciso ter atenção para que a campanha não se disperse. Por isso, é fundamental seguir o direcionamento estratégico da “fase 1” e executar o planejamento.

O planejamento, porém, não pode ser uma estratégia longa e demorada. Pois já se comprovou que no mundo digital uma análise atenta e bem estruturada pode ser aplicada de forma rápida e, como as metodologias digitais permitem acompanhamento detalhado a analítico, correções rápidas podem ser feitas para corrigir desvios.

Uma boa dica para a fase de implementação é utilizar a ferramenta PDCA (plan, do, check, act, que, em português significa planejar, fazer, verificar e agir). A PDCA ajuda no controle de processos e a analisar se tudo está sendo executado conforme o planejamento estipulou.

Realizar testes A/B antes de colocar uma campanha de grande investimento no ar e manter o foco nas métricas escolhidas na Fase 1 também são essenciais para que você possa avaliar rapidamente as chances de sucesso de suas ações.

O ciclo PDCA permite identificar erros no planejamento e melhorar continuamente. Por exemplo: Se uma campanha está gerando muitos leads, mas eles não estão descendo o funil de compras, ou seja, não estão sendo fechadas vendas, com certeza está havendo algo errado no processo de contato com esses clientes ou o “hand-over” das oportunidades de marketing para vendas está falho.

Será que sua equipe de vendas está entrando em contato com os leads a tempo e com um bom conhecimento dos passos que esses leads seguiram no processo? Ou será que a campanha não está atingindo o público correto ou a mensagem está mal definida?

Fase 3 - Mensuração de resultados

Tenha sempre as perguntas norteadoras em mente e saiba quais ferramentas utilizar para a mensuração de resultados.

Isso irá variar de acordo com os canais escolhidos, mas já estão disponíveis muitas ferramentas que te ajudarão nesta coleta e análise de dados. É fundamental que essa análise seja feita durante todo o tempo que a campanha estiver no ar para que ajustes sejam realizados em caso de necessidade.

As redes sociais e plataformas como o Google Analytics fornecem muitos dados sobre as campanhas realizadas. Há ainda plataformas de Automação de Marketing e vendas que conseguem olhar as campanhas de forma holística, como é o caso do Hubspot e da RD Station. Ferramentas essenciais para empresas de tecnologia maduras e que queiram analisar métricas palpáveis de vendas e marketing.

Em todas as campanhas realizadas o sucesso precisa apontar o retorno sobre o investimento, não é? Então, gerarem resultados satisfatórios, recomendamos seguirem essas 3 Fases de uma campanha. Caso tenham dúvidas em como aplicá-las, fale com um de nossos especialistas. Juntos, podemos alcançar os resultados esperados.

New Call-to-action

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: Empresas de TI

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter