Fale Conosco

Digitalks: Palestra como Extrair o Melhor da Transformação Digital para Alavancar Vendas

   29 Agosto, 2019 / por Caio Cunha

|
|
COMO EXTRAIR O MELHOR DA TRANSFORMACAO DIGITAL PARA ALAVANCAR VENDAS

Veja os principais pontos da palestra no Fórum Digitalks 2019 sobre como alavancar vendas na transformação digital.

[SOCIAL]29-08-1

Estive ontem, dia 28 de agosto, no Expo Fórum Digitalks 2019. Este é o 10º ano do principal evento de negócios digitais do país, que tem como objetivo preparar empresas e pessoas para a nova economia digital.

Na ocasião, dei algumas dicas e apresentei cases de como é possível usar a transformação digital para alavancar as suas vendas. E, neste artigo, vou compartilhar alguns dos principais insights com vocês.

Evolução digital

Antes de tudo, é importante entendermos que estamos no meio de uma evolução digital. Já passamos por alguns processos, como a evolução para a fala, para a escrita e para prensa.

No mais recente estágio dessa evolução, fomos da comunicação de um para muitos para a comunicação de muitos para muitos, possibilitada pela internet.

A transformação foi e é tão grande que, atualmente, as maiores empresas do mundo são justamente as que permitem a comunicação de muitos para muitos. Aqui, podemos citar exemplos como o Facebook ou a Apple. E, para você ter uma ideia, a quantidade de dados que produzimos atualmente poderia preencher 4 trilhões de livros.

Mas o que tudo isso significa para o mundo dos negócios?

Atualmente, os tomadores de decisão de empresas também usam as mídias sociais para negócios, assim como outros canais digitais. Sendo que as soluções digitais não são poucas: hoje ja temos mais de 5 mil opções entre as quais precisamos escolher a ou as mais adequadas.

Portanto, navegar no mundo digital não é uma tarefa nada fácil. E, entrar de cabeça neste universo sem apoio de pessoas e empresas qualificadas, provavelmente não trará os resultados esperados pela sua empresa.

Estratégia de posicionamento digital

47% das empresas sabem que é importante, mas ainda não iniciaram o processo de Transformação Digital, de acordo com pesquisa Are Businesses Really Digitally Transforming or Living in Digital Denial, Progress, 2016.

Este dado chama atenção para o fato de que muitas empresas não sabem por onde começar. E, tampouco, entendem o que precisa ser mudado na estrutura, processos e relacionamentos do negócio para que a transformação digital aumente a vantagem competitiva.

A estratégia de posicionamento digital parte de um planejamento baseado no mercado, objetivos e perfil de público para que as soluções de marketing digital possam ser adotadas de uma forma eficaz.

Dessa forma, há uma coerência e um motivo de cada ação ser implementada. E, so assim, é possível extrair o melhor da transformação digital para alavancar vendas.

Como o processo funciona

O primeiro passo está em fazer uma análise competitiva da situação atual. Ou seja, identificar os investimentos no marketing digital e estudar os concorrentes e o mercado.

Depois, é importante definir os objetivos e identificar os segmentos e característica de cada público-alvo da empresa.

Com as informações acima em mente, parte-se para a estratégia de posicionamento digital. Aqui, são definidos os canais recomendados, bem como o conteúdo e seus formatos que serão trabalhados.

Ainda, é importante avaliar o site da empresa e suas outras ferramentas digitais para entender se elas estão de acordo com as estratégias e elaboradas atendendo as tecnicas digitais. E, se preciso, implementar adequações.u

Por fim, um plano de ação é elaborado, juntamente com cronograma, responsáveis e orçamentos.

WhatsApp Image 2019-08-29 at 10.52.58

Entrega dos 4 Livros Digital Minds da WSI, após minha palestra no Digitalks 2019

Entrega de valor

É importante entender que o Marketing é um processo contínuo. Portanto, ele precisa de consistência e frequência para que gere resultados e atinja o seu potencial máximo.

Na WSI, trabalhamos com a metodologia WSI Lifecycle, que consiste em 6 etapas de um processo comprovado para criar uma estratégia de marketing digital focada e mensurável para cada empresa que trabalhamos.

As etapas são amparadas por métricas, processos, recursos, softwares e pessoas com conhecimento técnico.

A partir dela, é possível obter resultados de verdade que realmente permitam transformar um negócio. Para você ter uma ideia, um de nossos desafios foi o de aumentar o conhecimento de marca de uma empresa nacional de vestuário premium masculina e infantil. Essa marca era forte no seu estado de origem e buscava fortalecer sua marca no estado de Sao Paulo, pelo seu poder de forca comercial.

Para tanto, criamos uma estratégia focada em SEO para melhorar o posicionamento online para palavras-chave relacionadas aos produtos. E, com isso, aumentar a confiança do público-alvo que, consequentemente, geraria melhores resultados no on-line.

Como resultado, o tráfego do site quase quadruplicou e o número de leads aumentou significativamente. Contribuindo diretamente para o crescimento de receita em mais de 90 pc e Branding da marca.

A WSI ajuda empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado a fortalecerem a marca online, atraírem mais negócios e alavancarem o retorno dos seus investimentos.

Quer conhecer melhor nossa metodologia e cases? Bata um papo com nossos consultores!

 

Planilha de ROI

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

 

Tópicos: Inbound Marketing, Marketing Digital, Estratégia de Marketing, Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter