Fale Conosco

Como Inbound Marketing pode ajudar sua empresa a se tornar uma scale-up?

   30 Maio, 2018 / por Caio Cunha

|
|
COMO INBOUND MARKETING PODE AJUDAR SUA EMPRESA A SE TORNAR UMA SCALE UP

Como Inbound Marketing pode ajudar sua empresa a se tornar uma scale-up?

Entenda o que é uma empresa scale-up e veja como o Inbound Marketing pode ajudar a escalonar o crescimento do seu negócio!

Como Inbound Marketing pode ajudar sua empresa a se tornar

Você já ouviu falar nas empresas scale-up? Saiba que, apesar de ser um termo relacionado ao universo do empreendedorismo, as scale-up's são muito diferentes das start-up's.

Com um modelo de negócios que consegue manter alto crescimento, elas representam menos de 1% das empresas no Brasil, segundo estudo da Endeavor em parceria com a Neoway.  E dizem que  o seu poder é tanto que mais da metade dos empregos do país estão concentrados nelas.

Quer entender melhor o que é uma scale-up e como o Inbound Marketing pode colaborar para alavancar suas vendas e transformar a lucratividade do seu negócio? Então, não deixe de seguir com a leitura!

O que é uma scale-up?

A empresa scale-up é uma de alto impacto que cresce com base em um modelo de negócio escalável. Dessa forma, o crescimento é acelerado sem que os custos também aumentem proporcionalmente.

Para ser encaixada nessa categoria, a empresa precisa apresentar um crescimento de pelo menos 20% ao ano por 3 anos seguidos.

Outro ponto importante está no fato de os empreendedores de empresas scale-ups se preocuparem com o impacto do negócio na sociedade. Ou seja, o crescimento não é um objetivo apenas de ordem financeira, mas também, uma forma de retribuir a ajuda obtida durante essa jornada.

Como se tornar uma empresa scale-up?

Escalonar o negócio e manter um crescimento sustentável e lucrativo é uma tarefa muito mais complexa do que parece.

Para chegar a esse patamar, é preciso de profundo conhecimento sobre o mercado, processos internos e comportamento dos clientes. Só assim é possível identificar onde estão os gargalos que impedem o crescimento e implementar melhorias para otimizar os processos.

Muitas vezes, no entanto, os processos de Marketing e de Vendas acabam impedindo que uma empresa se transforme em uma scale-up. Afinal, quanto maior o faturamento, mais vendedores você precisará ter e maior deverá ser o investimento em divulgação da marca e geração de leads, certo?

Errado! O que acontece nesses casos é que a área de Vendas e Marketing acabam limitando uma a outra. Enquanto o Marketing deveria gerar mais leads qualificados, a equipe de Vendas só deveria abordá-los perto do fechamento do negócio.

Dessa forma, o processo se torna mais curto, ágil e efetivo, permitindo padronizar ofertas e eliminar a necessidade de abordagens longas e personalizadas.

O Inbound Marketing como ferramenta de escalonagem

É justamente nesse ponto que o Inbound Marketing aparece como uma metodologia altamente eficaz para ajudar a sua empresa a se tornar uma scale-up.

Por meio dessa metodologia, é possível entender a fundo o processo de compra dos clientes e reestruturar a oferta de produtos e serviços para adaptar as estratégias de marketing e vendas para uma escala maior de oportunidades.

Muitas vezes, isso é possível por meio da divisão dos produtos e serviços em menor número de unidades alocadas a um maior número de segmentos ou regiões de mercado, por exemplo, permitindo que eles atendam demandas específicas. Mas, tudo isso, sem ter que aumentar paralelamente a força de vendas.

Com o Inbound Marketing, a criação de materiais focados em cada uma dessas unidades ao longo de toda a caminhada do comprador se torna prioridade. Assim, os leads entregues à equipe de Vendas são muito mais qualificados e, consequentemente, rápidos e certeiros.

O resultado é um modelo escalável e que permitirá a sua empresa crescer de forma constante, mas sem precisar aumentar os custos para isso.

Quem já chegou lá

Alessandro Garcia, fundador da Solides, contou, em entrevista ao Sebrae, que começou a rever o modelo de Marketing e de Vendas de sua empresa ao notar que contava com uma base grande de assinantes de blog, mas não explorava o Marketing de Conteúdo, e um modelo de vendas que não era baseado em recorrência. Ou seja, mesmo tendo uma excelente base de emails com pessoas que se interessaram em receber conteúdos dele, essa base não era trabalhada com emails de nutrição.

Com o Inbound Marketing e a mudança para o modelo de vendas por assinatura, a abordagem de Marketing foi totalmente revista. O público passou a ser educado e engajado, com foco em conteúdos relevantes para a persona ao invés de promoções pontuais que não geram relacionamento e fidelização.

Após 2 anos da mudança, a Solides teve um crescimento de 982% em 24 meses. No entanto, o objetivo ainda é maior e, agora, eles desejam triplicar de tamanho a cada ano.

Para quem deseja obter resultados similares, contar com a ajuda de uma agência de Inbound Marketing faz toda a diferença. Afinal, a metodologia precisa ser aplicada da forma correta para que traga os resultados desejados.

Para saber mais sobre o assunto e dar o pontapé inicial nessa jornada, não deixe de estudar mais sobre o tema com o nosso eBook sobre dicas valiosas para criar uma campanha de Inbound Marketing de sucesso.

CTA ebook10 dicas-1


 

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 
 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter