Um dos assuntos mais comentados na atualidade, e que já está afetando diversas empresas, é a crise financeira em que o Brasil se encontra. Especialistas dizem que a crise deve durar pelo menos até 2016 e que 2015 será um ano com um baixo crescimento, pouco investimento e alto índice de desemprego. Em consequência disso, inevitavelmente, veremos alguns colaboradores desmotivados e temerosos.
Não são apenas os donos ou sócios das empresas que sofrem com as crises, com as metas que não estão sendo atingidas ou com a receita diminuindo. Muitos funcionários já estão percebendo os impactos negativos da crise, como a diminuição de novos contratos, necessidade de corte de gastos e aumento nas demissões em seus escritórios. Além disso, a inflação elevada reduziu o poder de compra dos funcionários, a carga tributária imposta pelo governo continua aumentando - para sair desse buraco de gastos altos - devido à estrutura pesada do Estado. Assim, são menores as chances de promoções no trabalho, aumentos de salários e, para os jovens estagiários, menores as chances de efetivação e permanência nas empresas.
Leia Também: Como transformar oportunidades em vendas com marketing de conteúdo?
4 estratégias de marketing digital para mercados competitivos
Nesse momento é fundamental que os líderes, CEOs e diretores mantenham a sua equipe motivada, mostrando que, apesar dos tempos difíceis, os bons funcionários serão reconhecidos. Aqueles que estão prontos para ajudar a empresa a se diferenciarem dos concorrentes nessa hora, mostrando suas habilidades e conseguindo um certo destaque nos resultados apontados pela empresa, sim, serão reconhecidos e beneficiados. É muito fácil para bons funcionários apresentarem números e resultados quando o contexto está favorecendo, entretanto, somente os excelentes funcionários são capazes de fazer isso durante os períodos de recessão, ou pelo menos, são capazes de mitigar os danos nessa época.
Agora, precisam ser reconhecidos e premiados por isso. A criação de estímulos para que os funcionários se identifiquem e se envolvam cada vez mais com a empresa pode elevar em muito a participação e o comprometimento de cada um, provendo resultados muito melhores. Mesmo nesse momento de crise.
Para transmitir de maneira clara seu entendimento de que valoriza seus funcionários, mantendo a equipe motivada, é fundamental que a empresa demonstre esse valor a cada um, que incentive propostas de inovações com redução de gastos, por exemplo, e que recompense aqueles que apresentam ideias e soluções de valia.
Hoje, a WSI Consultoria te indica o seguimente material para você acelerar suas vendas mesmo em tempos de crise!
sobre o autor:
Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B