Fale Conosco

Como mecanismos de busca por voz impactam no SEO

   03 Junho, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
COMO MECANISMOS DE BUSCA POR VOZ IMPACTAM NO SEO

De acordo com a pesquisa sobre o Mercado de TI do centro de Tecnologia da Informação Aplicada, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, já em 2015, os brasileiros estavam mais conectados aos dispositivos móveis do que aos computadores de mesa, também conhecidos como PCs (do inglês personal computer). Nesse ano, foram 306 milhões de dispositivos conectáveis a internet, sendo 152 milhões de computadores e 154 milhões de smartphones.


Como_mecanismos_de_busca_por_voz_impactam_no_SEO.jpg

Além disso, pela primeira vez em 30 anos, a venda de PCs registrou queda no mercado brasileiro, segundo dados da mesma pesquisa. Obviamente, que essa migração de uma mídia para outra também se dá por uma razão: o desenvolvimento da internet mobile no país. Segundo dados da Anatel, divulgados em 2015, o 4G deu um salto de 277%, e já empata com o uso da Banda Larga.  

Esse aumento do acesso à internet pelo celular tem impactado na forma como os usuários realizam suas buscas. Uma dessas mudanças é o surgimento de mecanismos de busca por voz, como a Siri, da Apple, Google Now, do Android e Windows Cortana.  Cada vez mais utilizadas, eles podem servir tanto para fornecer um resultado específico para a pergunta quanto para permitir à pessoa fazer pesquisas nos buscadores que vão exibir páginas de resultados.

Mesmo que esse tipo de mecanismo ainda não esteja na liderança dos processos de busca, a força com que estão crescendo mostra que, em um futuro próximo, a maior parte das pesquisas na web serão feitas através deles, o que impacta diretamente no futuro do SEO.

 

Como funcionam as assistentes por voz?

Da mesma forma que os buscadores, as assistentes digitais tampouco possuem o mesmo algorítimo como base. Contudo, é possível organizar de uma forma generalizada como atuam. As assistentes digitais buscam por resultados muito específicos para cada pessoa, no caso do Windows Cortana, o programa leva em consideração até mesmo arquivos presentes no hardware para direcionar melhor os resultados apresentados pelo Bing.Assistente_de_voz.jpg

O objetivo dos mecanismos de voz é que o usuário não fique fazendo longas buscas, mas sim, fornecer uma resposta rápida e imediata. Assim,  o material trazido pelas assistentes é aprofundado, sendo que, quando o conteúdo buscado é muito simples e direto, elas mesmas exibem o resultado sem utilizar o site de buscas como intermediário, ou seja, sem apresentar uma página de resultados de busca em que o seu site é exibido.

Outro ponto importante é que, pelo menos por enquanto, as assistentes digitais não conseguem disponibilizar um conteúdo de video ou de imagens direto, elas precisam desviar o usuário para a sua página. Por isso, aproveite essa dica: ao planejar os conteúdos que você vai publicar, recomendamos que você inclua esses tipos de conteúdo visuais na sua pauta. Assim, você vai atrair as visitas para o seu site. que você invista em inserir este tipo de conteúdo em seu site.

 

Adequando seu conteúdo para as assistentes digitais

Os profissionais de marketing devem ter em  mente que uma pessoa fala e escreve de formas diferentes, ou seja, às vezes o nosso modo de falar é muito mais coloquial e informal do que nossa maneira de escrever, e isso impactará diretamente no resultado das buscas. Sendo assim, vale a pena desenvolver posts com uma linguagem com expressões mais simples, para serem encontrados com mais facilidade pelos mecanismos de busca por voz.

O que é fundamental atualmente para a busca orgânica é a presença online. Já temos falado bastante da importância de focar em um conteúdo de qualidade e diversificado. Mas estar atento às mudanças, estar preparado para conquistar usuários nas mais diversas mídias, a partir dos mais variados formatos de busca é vital para o desenvolvimento de sua campanha de marketing digital.


Converse 30 minutos com o nosso consultor!


Assinatura

Sobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com

Tópicos: SEO

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter