Fale Conosco

Como medir o sucesso do Marketing Digital?

   04 Agosto, 2021 / por Caio Cunha

|
|
COMO MEDIR O SUCESSO DO MARKETING DIGITAL

[BLOG 1][AGO] Blog

 

É fundamental avaliar continuamente as estratégias adotadas pela empresa, uma vez que é por meio do monitoramento que é possível identificar o desempenho das ações e interferir caso necessário.

Para medir o sucesso das estratégias, é preciso utilizar indicadores, e no Marketing Digital isso não é diferente.

Podemos compreender esses indicadores como uma espécie de bússola que guia nossas ações em direção aos nossos objetivos.

Para saber quais são os principais indicadores do Marketing Digital e como obtê-los a fim de aprimorar as estratégias implementadas na sua empresa, confira este artigo!

Quais são os principais indicadores de Marketing Digital?

1. ROI

A sigla ROI significa Return on Investment ou, em tradução livre para o português, retorno sobre o investimento. Nesse sentido, esse indicador aponta se uma ação está proporcionando um bom retorno, ou não, à empresa.

Para calcular o ROI, é necessário subtrair os custos da receita total e dividir o resultado obtido pelos custos. 

2. CPL

A sigla CPL significa o mesmo que “custo por lead”, ou seja, quanto você investe em cada cliente em potencial para que ele compre seu produto ou contrate seus serviços.

Para calcular esse indicador, é preciso dividir o valor investido no Marketing pela quantidade de leads gerados. Esse cálculo resultará no valor investido em cada lead. Se o resultado estiver coberto pelo valor cobrado pelo seu produto ou serviço, o CLP está adequado.

3. Ticket médio

O ticket médio é o indicador que aponta o quanto a empresa ganha em média a cada compra efetuada dentro de um determinado período. Para realizar o cálculo, é necessário dividir o faturamento obtido em um momento específico, como, por exemplo, um mês, pela quantidade de vendas realizadas no mesmo período.

É interessante avaliar o ticket médio continuamente, e não de forma isolada, a fim de observar se ele tende a aumentar ou não. O crescimento do ticket médio demonstra que os clientes estão comprando cada vez mais da empresa, o que sugere que eles estão satisfeitos com os produtos ou serviços oferecidos. 

4. CTR 

A sigla CTR significa Click Through Rate, que, ao ser traduzido livremente para o português, quer dizer o mesmo que “taxa de clique”. Sendo assim, esse indicador aponta quantos cliques foram obtidos por uma determinada campanha de Marketing, revelando o desempenho da estratégia adotada.

Para calcular a CTR, é preciso somar os cliques gerados pela campanha, dividir a soma pelo número de visualizações e multiplicar o resultado por 100. Geralmente, uma CTR acima de 3% é considerada boa e abaixo de 1% será ruim, mas é necessário considerar seu segmento de atuação.

5. Taxa de conversão

Esse indicador aponta o sucesso ou fracasso de uma determinada estratégia de Marketing e pode ser utilizado durante toda a jornada de compra do cliente, ou seja, desde seu primeiro contato com a página da empresa até o fechamento da compra.

Para calcular essa taxa, deve-se dividir o número de conversões pelo número de acessos obtidos no mesmo período e multiplicar o resultado por 100. A taxa ideal de conversão de leads quentes gira em torno de 30% a 70%. Já a taxa de conversão de leads frios, mas qualificados, varia entre 20% e 35%.

Como garantir o sucesso das estratégias de Marketing Digital?

Para obter um desempenho satisfatório nas ações de Marketing, é preciso ter acesso a profissionais altamente qualificados sobre o assunto. Caso você não conte com uma equipe na área, uma alternativa é buscar uma consultoria especializada.

A WSI Consultoria soma mais de 20 anos de atuação no mercado e oferece soluções para os diversos ramos do Marketing Digital. Portanto, se você está em busca de uma consultoria completa e especializada, conte com a WSI!

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

 

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter